Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Perder peso e emagrecer não são obrigatoriamente sinónimos, ou uma coisa leva a outra.

Perder peso está directamente relacionado com a diminuição da massa corporal, no qual podemos ver os números registados pela balança a diminuir.

Já o emagrecimento, está somente correlacionado apenas à redução da quantidade de gordura corporal.

É muito diferente perder peso e emagrecer. No primeiro caso está a queimar-se massa magra e é o que normalmente acontece nas receitas miraculosas do tipo “perca 10 quilos num mês”. O que na realidade se pretende é um emagrecimento gradual e de forma consistente.

O importante é ganhar consciência alimentar e mudar o estilo de vida.

Quando perdemos massa muscular, ficamos em desvantagem metabólica, ou seja, perdemos a oportunidade de “queimar” mais combustíveis (gordura e açúcar), perdemos oportunidade de aumentar a perfusão sanguínea e diminuir a resistência periférica, perdemos oportunidade de melhorar a sensibilidade à insulina, etc.

Esta perda é tanto mais grave quanto mais avançada for a idade, pois a sarcopénia (perda de massa muscular) é um fator de risco para todas as complicações cardiometabólicas e osteo-articulares, conduzindo a uma perda de funcionalidade, autonomia motora e, claro, saúde em geral e longevidade.

diferença entre perder peso e emagrecer

Já sabemos que perder peso e perder gordura não é a mesma coisa. Mas qual deles será o mais correcto ou eficaz.

Antes de se deixar levar por dietas loucas ou restrições alimentares desmedidas, tenha sempre em mente que o mais importante de um processo de emagrecimento é que o mesmo seja feito de forma saudável.

Ao perder – apenas e só – peso pode, na verdade, estar a perder, por exemplo, a massa muscular, o que não tem nada de benéfico.

É certo que é mais fácil perder peso do que perder gordura, mas é a gordura que lhe interessa eliminar. Sim, o processo é mais moroso, mas promete – se feito correctamente – melhores resultados e – mais importante – resultados mais duradouros.

Para tal, deve tentar conciliar uma dieta alimentar saudável com a prática de exercício físico. O ideal é que procure aconselhar-se junto do seu médico ou nutricionista que lhe pode traçar um plano alimentar indicado para perder gordura e emagrecer de forma saudável.

Para emagrecer, lembre-se do seguinte:

1. Faça uma alimentação variada, contendo alimentos dos vários grupos nas correctas proporções;

2. Abstenha-se de fazer restrições alimentares drásticas, que não vai cumprir durante toda a vida;

3. Evite períodos de jejum superiores a 3h30, fazendo várias refeições ao longo do dia;

4. Mantenha-se hidratada, bebendo água, chás ou infusões;

5. Opte por ter uma vida activa e pratique exercício físico regular;

6. Permita-se relaxar, e não se esqueça de descansar.

Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Emagrecer é tornar-se mais magro!

Quanto mais massa magra tiver (e menos massa gorda, claro), mais magro será!

É importante perder gordura e também preservar ou aumentar a massa muscular! Falamos em vantagem de saúde e não apenas em “peso”!

Existem vários métodos para perder peso. Recorrer exclusivamente ao uso de medicação ou suplementação com efeito diurético diminui o peso de forma rápida, por levar à eliminação de líquidos, muitas das vezes necessários ao equilíbrio e correcto funcionamento do organismo.

Outras substâncias promovem processos que diminuem a quantidade de massa muscular, surtindo efeito na diminuição dos números na balança, mas mantendo a quantidade de gordura do corpo.

perder peso e emagrecer

Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?

Perder peso pode não implicar a perda de gordura, e a perda de gordura pode não implicar perder peso. Por exemplo, se fizer um treino físico intenso ou musculação, é natural que note a perda de volume mas não de peso, pois a massa muscular é bastante mais pesada do que a gordura mas ocupa bem menos espaço.

♥ Ao alimentar-se de forma saudável é provável que a perda de peso seja maioritariamente de massa gorda e para isso é necessário uma alimentação adequada ás suas necessidades.

No entanto, se além do compromisso com um regime alimentar mais saudável e equilibrado, fizer também um compromisso com a atividade física, o mesmo não irá suceder:

♥ A perda de volume é garantida pela prática da alimentação saudável e de exercício físico regular. No entanto, para quem quer perder peso até pode ser uma surpresa, pode não existir qualquer redução do mesmo e pode até dar-se o seu aumento. Isto porque, a perda de gordura, é compensada pelo aumento da massa muscular (mais densa e pesada que a gordura).

A abordagem mais saudável será, sem dúvida, recorrer a uma melhoria dos hábitos alimentares e à adopção de um estilo de vida activo.

A toma de suplementos alimentares deve ser feita de forma complementar à alteração do estilo de vida, e não como único meio de perder peso. Evite a auto-prescrição e, sempre que possível, recorra a um profissional de saúde que possa aconselhar relativamente a que produtos são, efectivamente, vantajosos e eficazes para si e para o seu objectivo específico.

Qual a diferença entre perder peso e emagrecer?
4.8 (96.15%) 26 votos

2 Comentários

  1. Célia Fernandes || 11 Novembro, 2018

    Ainda existe tanta confusão acerca deste tema…

  2. Bruno || 8 Março, 2018

    Para todos aqueles que ainda não sabem a diferença aqui está informação importante e sucinta, parabéns pelo artigo!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*