Musculação feminina – protege a saúde das mulheres

É fácil se render aos encantos do corrida ou de uma aula de zumba. Os exercícios aeróbicos são os favoritos quando o assunto é atingir a meta diária de atividade física recomendada pelos profissionais.

Acontece que a predileção por esse tipo de exercício – que aumenta a circulação sanguínea e a capacidade respiratória – acaba, consequentemente, implicando na falta de interesse pelas sessões de musculação, especialmente entre as mulheres.

A musculação feminina pode não ser tão popular como a masculina, mas tem imensas adeptas e o seu número continua a crescer de ano para ano. O facto é que este tipo de exercícios obtêm excelentes resultados, não só auxiliando na perda de peso, como contribuindo de forma decisiva para um corpo forte e tonificado.

Evidentemente, homens e mulheres possuem características biológicas distintas que influenciam sobre os resultados da musculação. Naturalmente, as mulheres possuem maior dificuldade em desenvolver músculos em relação aos homens por terem menos concentração de testosterona, uma das principais hormonas ligados ao crescimento da massa muscular.

Um dos receios das mulheres em aderir à musculação, é acabar aumentando de peso, ou engordando. Músculo e gordura são tecidos diferentes.

O músculo é mais denso e firme, já a gordura é um tecido mole e sem forma. Adquirir músculos deixa as formas bem definidas e modifica o corpo, mas não significa ganhar peso. E não se preocupe, a musculação feminina não vai transformá-la numa montanha de músculos.

As mulheres em geral não produzem uma quantidade significativa da hormona testosterona, o que impede o alto grau de desenvolvimento de músculos.

Musculação feminina - protege a saúde das mulheres

Quais são os benefícios que a prática da musculação feminina pode oferecer às mulheres?

Ameniza a aparência “casca de laranja” – Ameniza, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele fica mais lisa. Só a redução da gordura não melhora a aparência da pele, pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas associado a exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.

Aumento da densidade óssea – À medida que as mulheres envelhecem, torna-se cada vez mais importante combater a osteoporose e a fraqueza óssea, o que pode ser feito de forma eficiente através da musculação. Para além disso, o aumento da massa muscular está também correlacionado a um aumento da massa óssea, o que ajuda a prevenir doenças que se manifestam nos ossos.

Aumento do metabolismo – Uma sessão de treinos de musculação proporciona a queima de calorias enquanto esta decorre, mas não só, o exercício ajuda na queima de calorias nos dias a seguir ao treino, mesmo em descanso.

Faz bem ao coração – Esta atividade treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbicos preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece o músculo, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem com menos esforço.

Força e resistência – A musculação proporciona um fortalecimento muscular, dando mais força e resistência aos músculos e articulações. Isso fará com que tenha mais facilidade em realizar até as simples tarefas do dia a dia.

Perca de tamanho – O músculo é mais denso que a gordura e portanto, ocupa menos espaço. Ao ganhar massa muscular e perder gordura de forma simultânea, irá perder vários centímetros ao longo do processo, mesmo que o seu peso não mude.

Adquira curvas sexy – A prática da musculação, associada a uma dieta equilibrada, cria um corpo mais atlético e definido.

Melhor funcionamento neurológico – O equilíbrio e a concentração melhoram com os treinos com pesos livres, bem como a flexibilidade e o desenvolvimento dos músculos estabilizadores.

Maior flexibilidade – Como algumas pessoas ainda pensam, de forma errada, os alongamentos não são a única maneira de aumentar a flexibilidade. A prática de musculação é também uma forma eficaz de aumentar a flexibilidade corporal, desde que realize os exercícios na sua amplitude completa de movimentos.

Aumento da sensibilidade à insulina – Os treinos irão fazer com que o glicogénio que ingere seja armazenado em maior quantidade nos seus músculos e fígado do que nas células adiposas.

Mais autoconfiança – Em combinação com uma melhor aparência física, o fato de atingir e ir para além dos seus limites irá melhorar sua autoconfiança e orgulho próprio.

Melhora o humor – Durante a prática de musculação feminina o nosso corpo libera endorfina, substancia responsável pela sensação de bem-estar.

Musculação feminina

O prazer de ter o controle do seu corpo

  • Ao praticar musculação, as mulheres tornam-se muito mais íntimas do seu próprio corpo.
  • As roupas justas que são necessárias para o movimento ser livre e confortável durante o treino mostram as suas curvas pelos espelhos do ginásio a todo instante. Isto faz com que crie uma imagem mais real de como é o seu corpo, sem que ele esteja disfarçado por camadas de roupas que criam ilusões de óptica.
  • Também há a sensação de descobrir músculos que você não sabia que existia – até eles doerem no dia seguinte!
  • Quando se foca de verdade no treino e segue o plano da dieta, passa a acompanhar dia após dia os resultados desse desporto que deixa a marca no corpo e, automaticamente, passa a conhecer-se melhor.
  • Pode não querer ficar com um aspeto muito musculado, mas certamente quererá sentir que o seu corpo está mais tonificado e esculpido. Se é isso que deseja, deve apostar na musculação.
  • Se costuma praticar algum tipo de desporto, seja de equipa ou individual, a musculação também pode contribuir para que tenha uma melhor performance.

No que se refere ao aumento de músculo, uma mulher tem desvantagens fisiológicas relativamente aos homens:

♦ níveis bastante mais baixos da hormona testosterona, que facilita o crescimento muscular;

♦ níveis bastante mais elevados de estrogénio, que facilita a retenção de gordura;

Musculação feminina - protege a saúde das mulheres

Como a musculação feminina influência a vida sexual da mulher

Puxar ferro aumenta a massa muscular, a massa óssea e diminui o percentual de gordura, o que todas as mulheres já devem saber. Mas, saibam também que estes percentuais em níveis saudáveis ajudam a regular o ciclo menstrual?

Uma menstruação com fluxo regrado significa menos oscilações hormonais e alívio dos sintomas da TPM, aquela que nos rouba alguns dias de disposição e felicidade. Convenhamos, sem cólicas e enxaqueca, a disposição para o sexo é muito maior!

Praticar exercícios mantém os níveis de serotonina estáveis. Ela é a substância cerebral responsável por equilibrar o seu humor, aumentar a disposição para o dia a dia, regular a qualidade do sono, manter a sensação de saciedade, diminuir a ansiedade (o que evita aquela vontade incontrolável de atacar uma panela de brigadeiro diante de qualquer imprevisto) e também dá aquela força contra a já citada TPM maldita!

O melhor de tudo é que este efeito é imediato, ou seja, logo após o treino já tem esses benefícios e eles duram horas ao longo dia.

Exercícios para musculação feminina

♥  Levante o que aguentar, nada de cargas excessivas. Quando não aguentamos com que estamos a pegar, ficamos propensos a lesões;
♥  Beba água. Ingerir liquido já é essencial para a saúde. Mas terá que levar em conta que o treino fará transpirar bastante, perdendo assim muito liquido. Então, reidratação adequada é fundamental;
♥  Procure um profissional de nutrição para lhe indicar o melhor. Se não tiver uma alimentação adequada, não terá resultados nos seus treinos;
♥  Suplementação ajuda? Claro que sim, mas só se estiver de acordo com a dica acima;
♥  Tenha um acompanhamento de um profissional de educação física. Procure referências do trabalho do profissional, veja se acha interessante. A partir daí,  deve pedir orientação para o ajudar a montar um bom treino.;
♥  Só o período de descanso deixa o seu corpo pronto para outra. Então, fique muito atento a isso.

Como pudemos ver neste artigo, não é correcto continuar a achar estranho que uma mulher pratique musculação. Esta é uma actividade bastante benéfica, quer para o físico quer para o lado emocional da mulher. Além disso, com base em todas as vantagens referidas, é fácil concluir que a musculação, não só fará a mulher se sentir melhor como vai, sem dúvida, aumentar a sua qualidade de vida.

Fica a Dica

Mulheres modernas treinam com pesos, e só assim terão o corpo que tanto desejam, façam musculação, mas bem orientadas para terem os resultados esperados.

Musculação feminina – protege a saúde das mulheres
4.6 (91.85%) 54 votos

4 Comentários

  1. Filipa Gama || 10 Novembro, 2018

    Vou todos os dias ao ginásio e só faço musculação, recomendo!

  2. Isabel Jesus || 5 Agosto, 2018

    Desde que faço musculação sinto-me muito mais liberta do stress diário e o meu corpo agradece! 🙂 🙂

  3. Rui Tiago || 12 Julho, 2018

    Mulheres que praticam musculação sem exagero, são lindas e torneadas 🙂

  4. Paula Vaz || 8 Julho, 2018

    Pratiquem exercicio fisico independentemente de serem aulas, máquinas ou caminhadas…. sedentarismo nunca!

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*