Os benefícios do ovo para quem pratica exercício

O ovo é um alimento altamente nutritivo e uma ótima fonte de proteínas para quem pratica desporto.

O ovo é um alimento rico em proteína que possui todos os aminoácidos essenciais em concentração e proporção equilibradas, ideais para atender as necessidades orgânicas, ou seja, é uma proteína de alto valor biológico sendo considerada a melhor entre as fontes alimentares.

Composição nutricional (1 ovo inteiro, com 53g)
Calorias: 71,7 Kcal
Proteína: 6,0 g
Hidratos de carbono; 0,6 g
Gordura total: 5,3g
Colesterol: 215 mg

♥ Comer um ovo por dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares nem eleva o nível de mau colesterol no sangue. Este encontra-se mais relacionado com as gorduras ricas em ácidos gordos saturados.

♥ O ovo é um alimento bastante nutritivo. Contém proteínas, tanto na clara, como na gema. Esta é rica em gordura, sobretudo insaturada, e colesterol. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitamina A, D, E e K. A clara é rica em vitaminas do complexo B. Estão presentes minerais como o fósforo e o selénio, este último necessário ao músculo cardíaco.

♥ A cor da casca e da gema não interferem no valor nutritivo. Depende, no caso da casca, da raça da galinha e, na gema, da alimentação dos animais que, quando baseada no milho ou em rações com corantes, torna-a mais amarela.

♥ A forma de confecionar um ovo pode mudar o seu valor nutricional, mas não altera, de forma significativa, a composição dos macronutrientes. Por exemplo, um ovo cozido ou escalfado têm as mesmas calorias que um ovo cru, 85 quilocalorias (kcal), e a mesma percentagem de gordura e proteína, 11% e 13%, respetivamente. Ao fritar o ovo, aumenta as calorias para 105 kcal e o teor de gordura para 15%, mantendo-se a percentagem de proteína.

Benefícios do ovo e quantidade recomendada

Neste sentido, o ovo é um alimento bastante nutritivo que pode ser consumido regularmente, principalmente por quem pratica desporto.

Um dos elementos chave deste alimento é a colina, um nutriente essencial para o normal funcionamento da gordura. Para quem pratica exercício físico de forma regular, o ovo apresenta ainda como vantagens a promoção do aumento da massa muscular, devido ao elevado teor de proteína de alto valor biológico (proteína completa, com todos os aminoácidos necessários ao músculo), sem fornecer um teor relevante de hidratos de carbono e gordura.

Relativamente a quantidades recomendadas, a maioria das pessoas saudáveis e com níveis normais de colesterol no sangue pode comer até sete ovos por semana sem que isso aumente o risco de sofrer de doenças cardiovasculares. Isto significa que pode comer 1 ovo por dia!

Mais do que 1 ovo por dia não trará benefícios, segundo nos dizem alguns estudos realizados recentemente.

ATIVIDADE CEREBRAL

Por ser importante para o nosso cérebro a colina presente no ovo auxilia na prevenção da doença de Alzheimer. À medida que a doença evolui a acetilcolina é destruída, portanto consumir a substância precursora do neurotransmissor ajuda a sua reposição.

PROTEÍNA

Um ovo inteiro contém em média entre 5,5 e 6,3 gramas de proteína de alto valor biológico, ou seja, que contêm todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Efetivamente, a proteína principal do ovo, a ovoalbumina, é considerada como a proteína de referência para avaliar o valor proteico de outros alimentos. Só na clara está presente, em média, metade das proteínas do ovo inteiro.

Foi já demonstrado em vários estudos que a proteína do ovo estimula o crescimento muscular e aumenta a síntese proteica.

Esses efeitos parecem ser provenientes da alta concentração do aminoácido leucina. O ovo contém entre 10% e 20% mais leucina que a maioria das outras fontes proteicas.

A leucina é o principal aminoácido responsável por estimular a síntese da proteína muscular após as refeições. A única fonte de proteína que contém mais leucina que o ovo é o soro do leite. Tendo em conta que a proteína do ovo é tão rica em leucina, não é necessário consumi-la em alta quantidade para maximizar o crescimento muscular.

– benefícios do ovo –

SACIEDADE

Outro ponto a favor da ingestão da proteína do ovo é a sensação de saciedade que esta proporciona, sensação que, por sua vez, ajuda no processo de emagrecimento. Efetivamente, um estudo realizado em Michigan mostrou que enriquecer o pequeno-almoço com ovo diminui a sensação de fome nas refeições subsequentes.

Estudos comprovaram que o consumo da proteína do ovo promove a saciedade e reduz o consumo de alimentos no curto prazo. Assim sendo, o ovo parece ser benéfico para um quem pretende perder peso.

Como ler o rótulo de um ovo?

Tal como outros alimentos embalados, o ovo também possui um rótulo que é interessante ler e interpretar no momento da compra (saiba mais aqui). Neste rótulo, podemos encontrar diversas informações como o país de origem e o modo de criação (biológico, ar livre, gaiola). Além destas, também é possível verificar o código de exploração e o código das direções regionais da agricultura.

ovo - Benefícios Do Ovo

Assim, O primeiro dígito [A] corresponde ao código do modo de criação:

0- produção biológica;

1- produção ao ar livre;

2- produção no solo/galinheiro;

3- produção em gaiolas convencionais;

As duas letras [B] formam o código do estado-membro (ex. PT – Portugal);

O dígito seguinte [C] indica qual a Direção Regional de Agricultura (ex. 3 – Direção Regional de Agricultura da Beira Litoral) que supervisiona a exploração de onde os ovos são originários, sendo o respetivo código de exploração representado pelos últimos três algarismos [D].

 

Considerações finais

Se for saudável, exceto certos casos particulares, o consumo de ovo inteiro (clara e gema) pode e deve fazer parte do seu dia alimentar. As recomendações apontam no sentido de que comer 1 ovo por dia é saudável. De referir que o modo de confeção do ovo é importante, pelo que deve privilegiar o ovo cozido, escalfado ou mexido, sem gordura adicional.

Os benefícios do ovo para quem pratica exercício
4.7 (93.54%) 65 votos

3 Comentários

  1. Carlos Malta || 12 Novembro, 2018

    O meu pequeno almoço inclui sempre ovos mexidos

  2. Joana || 13 Maio, 2018

    Como ovos todos os dias

  3. Bianca || 22 Abril, 2018

    A minha proteina preferida antes de ir ao ginásio

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*