5 Alternativas ao leite de vaca

Estima-se que cerca de 5 a 10% da população da Europa Ocidental seja intolerante à lactose e que, em algumas áreas da Ásia e da África, essa intolerância atinja mais de 70%. A assimilação da lactose (açúcar do leite e de outros lacticínios) efectua-se pelo nosso organismo graças a um enzima intestinal: a lactase.

Esta intolerância é causada por uma deficiência ou ausência de lactase. Sem este enzima a lactose não pode ser digerida e surgem sintomas como ventre inchado, gases, diarreia, cólicas e dores abdominais. A intolerância difere de pessoa para pessoa e depende da quantidade de leite ingerida. Alguns intolerantes ainda conseguem beber um copo de leite, enquanto outros nem sequer toleram uma gota.

A lactose faz parte da composição de muitos géneros alimentícios e mesmo de medicamentos, pelo que deve estar atento à lista de ingredientes.

Actualmente, as pessoas que não podem ou não querem beber leite, não necessitam de ser privadas de alguns prazeres culinários, pois os lacticínios podem ser substituídos com bastante facilidade. Devido à crescente necessidade, os produtores viram-se forçados a apresentar alternativas ao leite e, assim, têm surgido nos últimos anos, bebidas elaboradas à base de soja, aveia, cereais, arroz, amêndoa, etc.

Também surgiram tipos de leite de vaca cujo teor de lactose foi reduzido (em cerca de 80%) para que a sua digestão seja mais fácil.

5 Alternativas ao leite de vaca

Alternativas ao leite de vaca

BEBIDA DE ARROZ

A bebida de arroz, quando na sua versão original, apresenta uma constituição simples a nível de macronutrientes (quase exclusivamente hidratos de carbono) e um baixo teor de vitaminas e minerais quando comparados com o leite de vaca.

Por essa razão, a maioria das bebidas de arroz que se encontram no mercado são enriquecidas com vitaminas e minerais, de modo a aproximar a sua composição nutricional da do leite.

Por ser de fácil digestão, é ideal para quem sofre de problemas gástricos e para ajudar na redução do colesterol.

Esta bebida pode também ser feita em casa, bastando, para isso, cozer o arroz, de seguida, tritura-lo com água e, por fim, coar o liquido final.

BEBIDA DE AMÊNDOAS

Com um sabor suave e cremoso, baixa em calorias é ideal tanto para batidos com whey, como para misturar em receitas.

Contém cálcio e magnésio que são importantes para a saúde dos ossos e para o processo de contração muscular; vitaminas do complexo B, que participam da produção de energia, logo melhoram a disposição para o exercício físico; e gorduras monoinsaturadas.

Destacamos também o facto de ter arginina, que é um aminoácido vasodilatador que por sua vez melhora a circulação sanguínea o que também garante que mais oxigénio e nutrientes cheguem aos músculos, favorecendo o desempenho físico tanto durante o treino como na recuperação.

BEBIDA DE AVEIA

Ideal para quem tem um intestino mais preguiçoso e quer emagrecer, a bebida de aveia é rica em fibras. Desintoxicar o organismo, vitamina E, selénio, magnésio, zinco, vitaminas do tipo B, esta bebida tem muitos benefícios para a sua saúde, como reforçar o sistema imunitário, evitar a perda de massa muscular e ajudar na produção de serotonina, que estimula o nosso bem-estar. A bebida de aveia, é assim um ótimo substituto do leite de vaca quando confecionar bolos e tortas pois confere a maciez que a massa necessita.

BEBIDA DE NOZES

Esta é a bebida com o maior teor de antioxidantes, substâncias essenciais para combater os radicais livres e, assim, evitar doenças e o envelhecimento precoce das células. Além disso, é fonte de vitamina E, ácidos gordos ómega-3 e 6, selénio, cobre, zinco e magnésio. É opção para combater a diarreia, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

Alternativas ao leite de vaca

BEBIDA DE SOJA

Provavelmente, a opção mais comum entre os leites vegetais e a que mais se aproxima da composição nutricional do leite, embora, de uma forma geral, as bebidas de soja possuam muito mais hidratos de carbono (sob a forma de açúcar na maioria dos casos) e menos proteína do que o leite.

Além de conter menos proteína, a proteína da soja e de todas as bebidas vegetais não é uma proteína completa, ou seja, de não possui todos os aminoácidos essenciais, ao contrário da proteína do leite.

Relativamente ao teor de açúcar, já existem no mercado alternativas com teor de açúcar reduzido, que serão as melhores opções.

Para melhorar as suas características nutricionais, as bebidas de soja são ainda fortificadas com vitaminas e minerais nomeadamente cálcio e vitamina D.

Obtida a partir da moagem dos grãos da soja. Naturalmente sem colesterol, de boa digestibilidade, é fonte de cálcio, potássio e magnésio, além de possuir alto teor de proteínas e fibras.

E mais: é uma proteína completa e contém 9 dos 20 aminoácidos essenciais para o organismo.

Em suma, e como se pode constatar, a oferta e variedade de bebidas alternativas ao leite de vaca original é, hoje em dia, muito grande, permitindo aos intolerantes e alérgicos ao leite usufruírem de opções saudáveis (embora não sejam verdadeiramente equivalentes ao leite) no seu dia-a-dia.

5 Alternativas ao leite de vaca
4.7 (94.88%) 43 votos

2 Comentários

  1. Gabriela || 9 Agosto, 2018

    Tantas opçoes no mercado, depende do gosto de cada um…

  2. Joana Sousa || 7 Maio, 2018

    Como não posso tomar leite normal, hoje bebo bebida vegetal de aveia

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*