
Anona engorda ou emagrece
A anona apresenta um formato oval e é revestida por uma casca verde, que vai escurecendo a par do amadurecimento, fina, delicada, escamosa e invulgar.
A polpa é branca, doce, cremosa, moderadamente suculenta e no seu interior encontram-se numerosas sementes pretas.
Originária dos Andes, a anona é um fruto que actualmente se cultiva em regiões tropicais e subtropicais de todo o globo.
Em Portugal, a produção de anona acontece principalmente nas regiões do Algarve, Açores e Madeira, com excelentes condições climáticas que se aproximam da sua área geográfica de origem.
A casca verde escamosa da anona esconde uma cremosa polpa branca, semelhante, em textura, à pêra e, em sabor, à baunilha.
A anona é um antioxidante e anti-inflamatório natural.
Tem conhecimento que existem pelo menos 62 variedades de anona, havendo também diversidade na sua denominação: coração negro (conhecida no Arquipélago dos Açores e da Madeira), fruta-do-conde, fruta-pinha ou graviola.
Anona engorda ou emagrece
Composição nutricional:
100g de anona contêm:
68 calorias
1,5g de proteína
0,2g de gordura
17,1g de hidratos de carbono
3,2g de fibra
Mas se o aspecto não o convence a provar, talvez as propriedades nutricionais possam fazê-lo mudar de ideias. De facto, em termos nutricionais a anona é muito interessante.
Rica em fibras, potássio e vitamina C e hidratos de carbono, este fruto ainda contém na sua constituição cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas do complexo B, garantindo-lhe alguns dos nutrientes e minerais essenciais para o organismo.
À semelhança do que acontece com outras frutas tropicais, muitas pessoas evitam consumir anona por considerarem que “engorda”.
De facto, à semelhança da banana e da uva, a anona é um pouco mais calórica e rica em açúcares, no entanto, o importante é a moderação: consuma metade da anona em vez de uma inteira.
Com este comportamento está a usufruir de todas as propriedades benéficas deste fruto, sem colocar em causa a sua “linha”.
Benefícios da anona
Melhora a imunidade – rica em vitamina C, fortalece em muito o sistema imunológico, além de eliminar os radicais livres, nocivos ao corpo. Protege o organismo de resfriados e gripes além de prevenir infecções.
Acção anti-inflamatória – A vitamina C, presente na anona por ser um oxidante muito forte, protege o corpo de processos anti-inflamatórios.
Prevenção do cancro – repleta de antioxidantes, que reduzem os efeitos dos radicais livres, que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de cancro.
Diminui também o risco do cancro de fígado e de cólon, pelo fato de possuir fibras que previnem que o intestino absorva o colesterol e assim protege o cólon de substâncias tóxicas.
Anona e o exercício físico
Para além do seu poder de hidratação, a anona é também rica em hidratos de carbono. Estes, fornecem energia ao corpo preparando-o para o esforço físico.
São também importantes após o treino para restaurar as reservas de glicogénio, reduzindo o estado de fadiga e estimulando assim a recuperação.
A anona é um fruto exótico que, com características tão magníficas, deve fazer parte do cardápio de qualquer praticante de exercício físico.
Como consumir:
De modo a preservar todas as suas propriedades, a anona deve ser consumida de preferência ao natural, cortando-a ao meio e retirando-lhe as sementes.
Pode também ser transformada em puré e utilizada em batidos, compotas, geleias, sumos, gelados ou sobremesas variadas.
Nossa adorei a receita
A melhor fruta do mundo ❤️
Vou experimentar! Tenho muita curiosidade… Treino todos os dias e ando a procura de alimentos que me possam ajudar a ganhar massa muscular. Obrigado!
Fruto com sabor parecido a iogurte..
A minha fruta preferida! 🙂
Comi pela primeira vez este fruto na Madeira e fiquei fã.
Quando como este fruto lembro-me da ilha da Madeira 🙂