Close-up of a bowl of salad

Benefícios da Alface para a Saúde

Benefícios da Alface para a Saúde – Alface Engorda?

A alface é perfeita para emagrecer, mas ao mesmo tempo fica deliciosa numa salada e para completar têm propriedades e benefícios muito grandes. De modo que incorporá-la na dieta é quase uma obrigação.

A vitamina C e o betacaroteno trabalham em conjunto para evitar a oxidação do colesterol. Quando o colesterol é oxidado, torna-se pegajoso e começa a acumular-se nas paredes das artérias formando placas.

Se as placas aumentam consideravelmente, podem bloquear o fluxo sanguíneo, causando um coágulo que desencadeia um ataque cardíaco ou derrame.

Como é um vegetal que se come cru, não sofre o processo de cozimento que lhe tiraria propriedades.

Alface é bom para que?

  1.  Contém uma boa quantidade de ferro, o que ajuda a combater a anemia.
  2. Recomenda-se consumi-la também quando se sofre de estados gripe os resfriados, já que fortalece as vias respiratórias.
  3. Tem antioxidantes o que contribui a diminuir o envelhecimento celular, melhora os níveis de colesterol e ajuda à circulação.
  4. Além de ter propriedades digestivas, combate problemas de flatulências, já que actua como um agente desintoxicante muito eficaz em casos de inflamação abdominal.
  5. É de grande ajuda em casos de retenção de líquidos e cálculos renais.
  6. Como regula os níveis de açúcar no sangue é ideal para as pessoas diabéticas.
  7. Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.

Benefícios da Alface para a Saúde

Ao comprar, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por cinco a sete dias. Seu período de safra é de maio a Novembro.

Benefícios da Alface – Cem gramas de alface fornecem quinze calorias

O valor energético da alface é baixo, pois seu conteúdo em água representa 96 por cento do seu peso.

A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigénio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

4.7 / 5. Votos: 63

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares

1 comentário em “Benefícios da Alface para a Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *