Em que consiste a dieta do ADN? 1

Em que consiste a dieta do ADN?

A dieta do ADN faz parte de um regime alimentar fornecido pela Nutrigenética de acordo com um estudo genético. É uma dieta personalizada baseada no genoma humano.

Surgiu há mais de uma década, mas há quem refira esta afirmação alegando que nasceu em 1950. Os assíduos a esta tendência supõem que a nutrição personalizada tem muito mais tempo no mercado.

A nutrigenética é o ramo da nutrição que se encarrega do estudo particular desta modalidade de dieta genética. É responsável por determinar a influência dos genes na resposta do organismo a diferentes tipos de alimentos.

Baseia-se na ideia de que os genes influenciam o comportamento metabólico do organismo e a forma como este actua perante o consumo de certos nutrientes. Os cientistas especializados em nutrição realizaram estudos que provam que os efeitos corporais de alguns nutrientes são diferentes em cada ser humano.

É por isso que muitas das dietas não dão os resultados esperados em todas as pessoas, por exemplo, dietas preparadas para perder peso não têm os mesmos resultados em todos os indivíduos.

Perante esta situação, coloca-se a questão de saber qual é o factor que faz com que a resposta corporal seja diferente nas pessoas.

A dieta do DNA baseia-se na teoria de que a estrutura e codificação genética individual é o que condiciona que a resposta corporal aos nutrientes seja diferente em cada pessoa.

Sustenta-se na proposta que os nutrientes têm incidência metabólica diferente segundo o genoma humano, mesmo que façam parte da mesma família. A nutrigenética e a dieta do DNA têm seguidores mas também alguns detratores.

O auge da medicina de precisão continua em ascensão, mas alguns cientistas ainda duvidam de sua total eficácia.

Em que consiste a dieta do ADN? 2

Obesidade e ADN

A obesidade é um problema social generalizado, milhares de pessoas em todo o mundo sofrem de excesso de peso e as estatísticas estão a aumentar. Não se observa a disposição das massas para uma verdadeira mudança no estilo de vida, e ao consumo de uma dieta baixa em calorias.

O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura é um dos factores que tem graves repercussões no peso corporal dos indivíduos.

A teoria nutricional do DNA, materializada na dieta do DNA propõe que a genética é um fator determinante no aumento de peso. Estabelece que muitas das dietas existentes no mercado são genéricas e não se baseiam num estudo preciso dos indivíduos.

Os cientistas provaram que a obesidade é uma doença devido a múltiplos fatores. É bem sabido que a genética é um fator que causa sobrepeso em alguns pacientes obesos mas é prematuro afirmar que é preponderante em relação a outros fatores.

Em 2007, foram realizados estudos que revelaram o gene da obesidade, chamado gene FTO. Os pesquisadores puderam notar que estava relacionado com o índice de armazenamento de gordura no corpo.

Nutrição personalizada

Como mencionamos anteriormente, a dieta do DNA tem a aprovação de alguns seguidores, mas também detratores a nível mundial, isto tem gerado um profundo debate e múltiplas discussões em conferências por mais de uma década.

O que é certo é que este tipo de medicina personalizada continua a progredir em tecnologia e conhecimento, cada dia mais pessoas recorrem aos centros especializados para averiguar o que dizem seus genes.

A nutrição personalizada transformou-se numa indústria em crescimento, como demonstram os consultórios nutricionais que estudam o genoma humano.
Adaptar a dieta a cada uma das características individuais do gene dependerá de cada um dos usuários, é um dever informar-se e aprofundar-se no tema para obter melhores resultados.

O perfil genético é uma ferramenta que os especialistas usam para elaborar uma dieta adaptada à sua medida, com o propósito de promover o consumo de alimentos adequados às necessidades genéticas, prevenir doenças e alcançar um futuro saudável.

4.6 / 5. Votos: 18

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *