10 Benefícios de uma dieta vegan 1

10 Benefícios de uma dieta vegan

Mente verde, corpo são

Ser vegano é uma das mais importantes escolhas que se pode fazer na vida.

É indiscutivelmente uma opção pessoal, mas também uma afirmação perante grandes questões como a sustentabilidade do planeta e a vida animal que neste habita connosco.

Filosofia, estilo de vida e ativismo, os ângulos são muitos para se encarar o assunto, porém o chão é comum: é uma opção pela consciência verde, pela Terra e pelos animais.

Há outro ângulo para o qual se pode e deve olhar quando se fala em ser vegano: a saúde. A dieta vegana tem um impacto direto na nossa saúde, e este é mais um argumento para quem neste momento quer saber como se tornar vegano.

E que benefícios são estes?

10 vantagens de uma dieta vegan

1. Menor risco de desenvolver cancro

Ingerir legumes regularmente reduz o risco de cancro de 9 a 18%. Assim, a dieta vegan diminui os riscos de aparecimento de alguns cancros. Vejamos alguns dados: quando ingerimos pelo menos sete porções de fruta e legumes por dia, o risco de morte relacionada com cancro diminui até 15%.

Para os veganos, o risco de desenvolver ou vir a morrer de cancro é 15% menor. E que cancros é que a dieta vegana ataca melhor? O cancro do cólon, da mama e da próstata, por exemplo.

2. Efeito contra as doenças cardíacas

A comida vegana tem baixos níveis gorduras saturadas e colesterol. Assim, o risco de entupimento de veias e artérias que podem conduzir a enfarte, é menor.

Numa dieta vegana, o consumo de sódio – que concorre para o surgimento de doenças cardíacas – diminuem. Diversas pesquisas indicam que a pressão arterial dentro dos limites normais é apanágio dos veganos.

Ao mesmo tempo, comer menos sal e alimentos processados ajuda a precaver doenças cardíacas, reduzindo também o risco de desenvolver diabetes.

3. Nutrir o corpo

Pesquisas indicam que a dieta vegana tende a fornecer mais fibras e antioxidantes. Os compostos vegetais podem ser mais ricos em potássio, magnésio, vitamina B e vitaminas A, C e E.

Lembre-se que que quando se abdica de comer carne, peixe, leite e ovos, os nutrientes têm que ir ser substituídos por aqueles que se encontram nas leguminosas, legumes, sementes e fruta.

vegan

4. Fique em forma

A alimentação vegana exclui da dieta alimentos pouco saudáveis que podem provocar problemas de peso, pré-obesidade e obesidade. Por isso, se pretende perder peso, ser vegano ajuda imenso.

E não se deixe iludir por mitos: a verdade é que uma dieta vegana ajuda a ganhar mais energia para praticar desporto.

5. Menos açúcar, mais saúde

Sabia que um vegano tem 50 a 78% menor risco de desenvolver diabetes mellitus tipo 2?

Vários estudos realizados nos EUA apontam que a dieta vegana reduz mais os níveis de açúcar no sangue do que as dietas sugeridas pela Associação Americana de Diabetes (ADA), pela American Heart Association (AHA) e pelo National Cholesterol Education Program (NCEP). Paradigmático!

Quer saber como saber como se tornar vegano? O restaurante vegano em Lisboa – Organi Chiado, apresenta no seu blogue um artigo com dicas e recomendações sobre como se tornar vegano.

dieta vegan

6. Menos dores

Um estudo recente referiu que os níveis de energia de doentes que seguiram uma dieta vegana durante seis semanas aumentaram – mais do que aqueles cuja dieta não foi alterada.

Os mesmos – e sempre comparando com aqueles que não seguiram uma dieta vegana – salientaram ainda uma melhoria em sintomas como inchaços nas suas articulações, rigidez matinal e dores.

Vários estudos referem que uma dieta vegana ajuda quem sofre com artrites – como a reumatoide.

7. Uma pele melhor

Quando se escolhe uma alimentação plant based, eliminam-se mais toxinas, o que tem efeito na pele: uma pele melhor, com menos acne e menos manchas.

10 Benefícios de uma dieta vegan 2

8. Melhores genes

A vida saudável – e ser vegano é, indiscutivelmente, viver de forma saudável – ativa os bons genes. Os genes negativos são ativados por um estilo de vida pouco saudável – o que provoca doenças crónicas.

9. Menos colesterol

Uma dieta vegana diminui o colesterol no nosso sangue claramente, tendo um efeito que é equiparado à toma de fármacos para controlo do colesterol, embora, naturalmente, sem os efeitos secundários que alguma da mediação provoca.

10. Mais felicidade 

Ser vegano é viver de forma mais consciente no Planeta e com os animais. É propósito e realização na procura por um mundo melhor para todos.

É ser e estar mais equilibrado e feliz. E isso traz, inequivocamente, saúde.

4.8 / 5. Votos: 12

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *