Grão de Bico – Um Super Alimento
A planta selvagem na origem do grão de bico terá vindo do Médio Oriente, sendo que a espécie hoje cultivada é a Cicer arietinum, nome que lhe convém perfeitamente, sendo que arietinum significa “pequeno carneiro” e que é de facto um alimento de força!
O grão de bico é fonte de proteínas e minerais, como cálcio e magnésio e tem alto teor de potássio e ferro.
É também fonte de vitaminas do complexo B, apresentando mesmo alto teor em tiamina (B1), vitamina B6 e ácido fólico (B9) e tem uma grande quantidade de amido, que lhe confere uma textura amanteigada.
A sua casca é muito rica em celulose, fibra que estimula o trânsito intestinal.
Por outro lado, é pobre em água e gordura, sendo isenta de colesterol.
Cada 100g desta leguminosa cozida possui 6g de fibra, na sua maioria solúvel
A fibra solúvel mistura-se com a água formando um gel que ajuda na eliminação de gordura, colesterol e açúcar.
Além disto tem fibra insolúvel, que previne complicações gastrointestinais.
Benefícios
Um dos seus grandes benefícios é impedir a absorção de colesterol no intestino por acção dos fitoesteróis vegetais (compostos usados em alguns produtos alimentares, como as margarinas).
Embora seja uma leguminosa rica em proteína, só é completo do ponto de vista proteico se for ingerido juntamente com um cereal (massa, arroz ou pão), e nesse caso não é necessário acrescentar carne à refeição – o mesmo para o feijão e para as lentilhas.
Um grão de bico cheio de humor
É um ótimo redutor de stress e uma grande fonte de bem-estar.
Na sua constituição possuí uma significativa quantidade de triptofano, responsável por nos provocar uma sensação de bem-estar e auxiliar no combate à depressão.
Esta substância é a mesma que encontramos no chocolate. Se pretende emagrecer cortando nos açúcares, porque não dar lugar ao grão-de-bico?
Além do triptofano, o consumo deste grão estimula a produção de serotonina, uma substância que está presente no nosso cérebro e é responsável por regular o humor, mantendo-nos bem dispostos e mais disponíveis para enfrentar o dia-a-dia.
O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um super alimento.
Proteína Mais Poderosa
Se uma pessoa deseja saber como pode substituir a carne vermelha nas suas ementas, deve tornar-se um partidário do grão de bico.
Ao obter as suas proteínas a pessoa começa também a estabilizar o açúcar no sangue e a colher os benefícios inerentes, bem como a melhorar a saúde do coração por via da fibra solúvel existente nesta leguminosa tão versátil.
Forma de preparação (demolha)
Existe sob duas formas principais: seco ou em conserva (em lata ou frasco).
Deverá ser lavado antes de se iniciar a sua hidratação (demolha).
Esta pode ser feita de duas maneiras:
Demolha tradicional: de forma lenta num local fresco, podendo até utilizar-se o frigorífico.
O período recomendado é de 8 a 12h, não sendo aconselhado um tempo superior a 12h, pois potencia a deterioração;
Demolha rápida: escaldar as leguminosas, em água a ferver, pelo período mínimo de 1h.
Soluções no mercado
Existem no mercado diferentes formas deste alimento, podendo comprar o que for mais adequado de acordo com a receita que vai preparar.
O grão de bico desidratado pode ser adquirido a granel ou em pacote, ou sob a forma de conserva, já hidratado, com opções de baixo ou reduzido teor de sódio.
Pode ainda optar pelo ultra-congelado ou em farinha.
Curiosidades
É isento de glúten pelo que é uma boa opção de substituição para pessoas intolerantes ao glúten ou doentes celíacos (com sensibilidade permanente ao glúten).
FAQS
O que é o grão-de-bico?
O grão-de-bico é uma leguminosa, pequena e de forma arredondada, pertencente à família das Fabaceae. É amplamente utilizado na culinária de várias culturas.
Quais são os benefícios do grão-de-bico para a saúde?
O grão-de-bico é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e zinco. Pode ajudar na digestão, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de várias doenças.
Como se pode cozinhar o grão-de-bico?
O grão-de-bico pode ser cozido após demolha, utilizado em sopas, guisados, saladas ou transformado em pasta, como o hummus. Também pode ser torrado para um snack crocante.
É necessário demolhar o grão-de-bico antes de cozinhar?
Sim, é recomendado demolhar o grão-de-bico antes de cozinhar para reduzir o tempo de cozedura e torná-lo mais digerível.
O grão-de-bico é bom para vegetarianos e vegans?
Sim, o grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína vegetal, tornando-o uma opção popular para vegetarianos e vegans.
O grão-de-bico contém glúten?
Não, o grão-de-bico é naturalmente isento de glúten, sendo uma boa opção para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
O grão-de-bico ajuda na perda de peso?
O grão-de-bico é rico em fibras e proteínas, o que pode ajudar a promover a saciedade. Incluí-lo em uma dieta equilibrada pode ser benéfico para a perda de peso.
Onde posso comprar grão-de-bico em Portugal?
O grão-de-bico está disponível na maioria dos supermercados, mercados locais e lojas de produtos biológicos em Portugal.
Depois de descobrir todos estes benefícios vou consumir mais grão com toda a certeza…