Mantenha-se sempre hidratado

Com a chegada do verão, o tempo fica mais quente, o calor torna-se insuportável e óbvio, em consequência nosso corpo começa a perder muito líquido – principalmente por meio de suor.

Aproximadamente 60% do nosso organismo é composto por água, e por isso as pessoas podem achar que um pouquinho dela perdida com o suor não faz tanta diferença assim para o organismo, mas na verdade faz sim, e muita.

A sede é uma das formas de controle da ingestão de água no organismo. A sede é estimulada quando a quantidade de água no meio extra-celular diminui ou quando a água ou o sangue se tornam muito concentrados.

A água também pode ser ingerida como parte dos alimentos, já que após a oxidação dos mesmos ocorre a libertação de água.

Se houver a prática de actividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber bastante água.

Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente.

hidratado

Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo.

É muito importante manter o corpo hidratado, pois a desidratação ocorre quando o organismo não tem água suficiente para realizar as suas funções de forma normal, é uma perda excessiva de água do organismo, acompanhada da perda de sais minerais e orgânicos.

Em termos simples, a desidratação ocorre quando se perde mais água do que a que se consome.

Até um pequeno desequilíbrio pode causar problemas sérios, uma vez que água é essencial para a vida humana.

hidratado

Mantenha-se sempre hidratado

O líquido ideal para manter o corpo hidratado é a água, mas não é por isso que você deve se prender apenas a ela.

A água de coco também é uma óptima maneira de hidratar, e ela ainda é rica em sais minerais que vão trazer inúmeros benefícios para a sua saúde.

Sumos e vitaminas também ajudam na hidratação, mas é importante lembrar que a água não possui nenhuma caloria, enquanto o sumo possui as poucas calorias da fruta e também as do açúcar.

Então não é aconselhável beber 2 litros de sumo por dia, mas alternar entre eles e a água pode ser uma óptima ideia de variar o cardápio e manter-se sempre hidratada.

Ter em conta alguns sinais que podem ser sinónimo de desidratação – tonturas, dores de cabeça, falta de concentração,… e hidrate-se!

Mantenha-se sempre hidratado
4.9 (98.18%) 22 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*