Arroz – o alimento que fornece energia sem gordura

Ter uma dieta equilibrada e alimentar-se correctamente ajuda o corpo a manter-se saudável, e um alimento muito benéfico é o arroz, o arroz é muito consumido, mas a verdade é que muitas pessoas não conhecem os seus benefícios.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Acredita-se que metade da população mundial consuma arroz diariamente.

A maior parte dos seus minerais (cálcio, ferro e magnésio) e a sua fibra concentram-se no gérmen e no farelo, pelo que se recomenda o arroz integral, mais completo do que o refinado.

Arroz

Existem até 8.000 tipos diferentes de arroz, mas todos eles se enquadram em dois grupos básicos, de acordo com a dimensão dos bagos: grão curto e grão longo.

As variedades mais consumidas em Portugal são o carolino (de grão curto e arredondado) e o agulha (de grão longo e fino). No entanto, os arrozes exóticos têm cada vez mais adeptos, como é o caso do basmati, de origem indiana (grão longo, fino e aromático) e das variedades especiais para risotto (arborio, carnolli e vialone).

Arroz

A proteína que o arroz tem quando combinada com leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construir os tecidos do organismo, reforçar a imunidade e para a manutenção das células.

O consumo diário de arroz proporciona uma grande quantidade de vitaminas essenciais para um bom funcionamento do organismo.

A China é o principal produtor e consumidor de arroz do mundo.

Arroz – o alimento que fornece energia sem gordura
4.4 (88%) 25 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*