Arroz - o alimento que fornece energia sem gordura 1

Arroz – o alimento que fornece energia sem gordura

Ter uma dieta equilibrada e alimentar-se correctamente ajuda o corpo a manter-se saudável, e um alimento muito benéfico é o arroz, ele é muito consumido, mas a verdade é que muitas pessoas não conhecem os seus benefícios.

O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo.

Acredita-se que metade da população mundial o consuma diariamente.

A maior parte dos seus minerais (cálcio, ferro e magnésio) e a sua fibra concentram-se no gérmen e no farelo, pelo que se recomenda o arroz integral, mais completo do que o refinado.

Arroz

Existem até 8.000 tipos diferentes, mas todos eles se enquadram em dois grupos básicos, de acordo com a dimensão dos bagos: grão curto e grão longo.

As variedades mais consumidas em Portugal são o carolino (de grão curto e arredondado) e o agulha (de grão longo e fino).

No entanto, os exóticos têm cada vez mais adeptos, como é o caso do basmati, de origem indiana (grão longo, fino e aromático) e das variedades especiais para risotto (arborio, carnolli e vialone).

benefícios do arroz

A proteína que o arroz tem quando combinada com leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construir os tecidos do organismo, reforçar a imunidade e para a manutenção das células.

O consumo diário proporciona uma grande quantidade de vitaminas essenciais para um bom funcionamento do organismo.

A China é o principal produtor e consumidor do mundo.

comer arroz

As pessoas cada vez mais filtram os alimentos que fazem parte do seu plano alimentar.

5 Benefícios para a saúde do consumo de arroz

Os cuidados com uma alimentação saudável estão na ordem do dia.

As pessoas cada vez mais filtram os alimentos que constam do seu plano alimentar.

Nesse sentido, o consumo de arroz é uma aposta para quem quer manter um estilo de vida mais saudável, tantas são as vantagens do consumo deste cereal para a saúde, tais como:

1 – Fonte de energia

Visto que o arroz é maioritariamente constituído por hidratos de carbono, actua como fonte de energia para o funcionamento do corpo. As vitaminas, minerais e todos os outros componentes orgânicos aceleram a actividade metabólica de todo o corpo, o que se traduz num aumento de energia.

2 – Sem gorduras

O arroz não contém nenhuma das denominadas “gorduras más”, nem nenhum tipo de colesterol ou sal adicionado. É, portanto, um alimento quase fundamental para uma dieta equilibrada e saudável.

3 – Regula a tensão arterial

Uma vez que o arroz tem um baixo teor de sal, é um dos alimentos aconselhados a quem sofre de tensão arterial elevada.

4 – Propriedades digestivas

O elevado nível de fibras presentes no arroz facilita a regulação do sistema digestivo, sendo uma bom auxiliar na perda de peso.

5 – Rico em vitaminas

O arroz é uma óptima fonte de vitaminas e minerais como as vitaminas B1, B2, B3, B6 e E, que contribuem para a formação de glóbulos vermelhos e a regeneração celular.

O arroz integral é melhor que o branco?

Por causa da menor quantidade de fibras, o arroz branco é absorvido mais rapidamente, favorecendo ao aumento do índice glicémico, ao passo que o arroz integral promove um controle glicémico maior, justamente por ter essa “capa” que torna mais lenta a sua absorção.

Isso não significa que todas as pessoas devem substituir o arroz branco pelo integral.

Muitas pessoas não conseguem comer arroz integral, seja pelo sabor ou pela textura mais densa.

O arroz integral contém compostos fenólicos com efeitos anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam no tratamento de várias doenças.

Por essa razão, para retirar o máximo proveito deste arroz, deve colocá-lo numa travessa com água durante a noite, antes de o cozinhar.

Depois, deve cozer o cereal numa proporção de cinco chávenas de água para cada chávena de arroz.

4.5 / 5. Votos: 46

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 5
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *