Substituir a carne

O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.

Substituir A Carne

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É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.
No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.
Reduzir a quantidade de carne vermelha da sua alimentação pode ser muito benéfico à saúde. O importante é fazer substituições inteligentes, que se adaptem ao estilo de vida e às preferências de cada um.

Arroz integral: É uma boa fonte de proteínas mas não suficiente, por isso deve ser consumido com outros alimentos ricos em proteínas para fornecimento de todos os aminoácidos necessários ao corpo.

Abacate: Esta é uma das frutas mais saudáveis e completas. Cada unidade oferece cerca de 2 por cento de proteínas e é ainda rico em fibras e ómega, combatendo a hipertensão e o mau colesterol. Utilize em sumos e saladas.

Beterraba: Seis beterrabas pequenas correspondem ao consumo de um bife de frango. É ainda um alimento com poucas calorias e rico em antioxidantes, especialmente os que beneficiam o fígado.

Cogumelos: Não interessa qual a qualidade de cogumelos que prefere, interessa sim que 100 gramas de cogumelos prontos, sem a água, têm a mesma quantidade de proteínas que um pedaço de 100 gramas de carne vermelha.

Legumes: Não interessa se os consume cozidos ou crus, na salada, o importante é incluir a maior variedade na sua alimentação. Apesar dos legumes não substituírem a carne, contém nutrientes que ajudam a proteína dos outros alimentos a ser absorvida. Além disso, são ricos em hidratos de carbono, água e fibra.

Soja: Procure-a em cubos, granulada ou em bifes. Actualmente também já encontra nos supermercados soja processada, em hambúrgueres, salsichas, chouriços e farinheiras.

Cereais: Sobretudo os integrais como a aveia, trigo, cevada e centeio, contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas.
São apenas algumas das opções, existe muitas mais, só tem de descobrir a ideal para o ritmo de vida e preferência.

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Substituir a carne
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2 Comentários

  1. Colocado por Ana

    Tento comer o menos carne possível, todos os dias como peixe sempre acompanhado de muitos legumes.

  2. Colocado por Raul

    Modifiquei muito a minha alimentação para bem da minha saúde

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