
Drenantes para emagrecer
De um modo geral toda a gente já ouviu falar em drenantes, tanto como promotores de emagrecimento, como co-adjuvantes nos tratamentos para a retenção de líquidos.
O primeiro passo para perdermos os “quilinhos” a mais do Inverno é drenar/desintoxicar o nosso organismo.
Os DRENANTES promovem a eliminação de líquidos e toxinas, e consequentemente perda de volume e aumento do metabolismo. O que leva a uma diminuição do peso e diminuição da celulite.
Na sua grande maioria aparecem sob a forma farmacêutica de xarope, e estão formulados para serem diluídos numa quantidade definida de água, de forma a serem ingeridos ao longo do dia.
Escolher Drenantes
Para escolher o melhor drenante para si, é necessário que considere, primeiramente, os seus objetivos e que tenha em mente que, por melhor que seja o produto, este dependerá, em grande medida, da aplicação conjunta com um estilo de vida e uma alimentação saudáveis.
Plantas medicinais drenantes que ajudam a emagrecer
Além de serem uma boa e saborosa forma de ingerir água ao longo do dia, várias ervas e plantas com propriedades drenantes podem ser utilizadas em chá ou infusão.
Plantas medicinais como o Hibisco, Chá-verde, Cavalinha, Dente-de-leão, Gengibre, Carqueja, Videira vermelha, Folha de abacate, Folhas de oliveira, Alfafa e Castanha da índia, por exemplo, tem uma poderoso efeito diurético, proporcionando a eliminação de líquidos, sódio e toxinas acumuladas nos tecidos, contribuindo, assim, para uma boa circulação sanguínea e prevenindo o reaparecimento da retenção de líquidos.
Alimentos diuréticos
Deve favorecer o consumo de alimentos ricos em minerais diuréticos (eliminadores de água e de sódio), como o potássio, o cálcio e o magnésio, que existem em abundância nos vegetais, frutas e lácteos.
De entre a frutas mais diuréticas, destacam-se a Melancia, o Ananás, Citrinos e a Banana.
Pepino, Beringela, Aipo, Tomate, Alcachofra, Cogumelos e Salsa, estão entre os legumes com maior capacidade drenante.
Os drenantes ajudam muito na perda de peso pois ajudam o organismo a libertar os líquidos que estão em excesso e evitam a retenção.
As toxinas são eliminadas de forma natural. Assim, aliar um drenante à dieta, seja de inverno ou verão, é uma forma de ajudar o corpo a dar aquele empurrão e conseguir uma silhueta esbelta.
Nas ervanárias e farmácias existem muitas opções, mas se preferir uma solução caseira tome nota da seguinte receita:
Ingredientes:
- 1 limão em rodelas
- 1 pepino descascado e cortado em rodelas
- Junte folhas de chá (hortelã, verde, cidreira…)
- 1 colher (de chá) colher de gengibre ralado na hora
Preparação:
Junte tudo num jarro e acrescente 1,5 litros de água e deixe repousar durante a noite. Durante o dia, tome fresco ou natural.
Se se enquadra nas características em baixo mencionadas, evite a toma deste tipo de produtos e aconselhe-se sempre com um profissional da área.
- Não está recomendado para quem tem sensibilidade a algum dos ingredientes do drenante;
- Não é recomendado em caso de doença cardíaca, caso tenha chá verde ou café verde;
- Não abusar da utilização de diuréticos, uma vez que pode provocar uma perda excessiva de minerais e vitaminas hidrossolúveis;
- Não está recomendado a grávidas, lactantes e crianças;
Apesar destas recomendações, é muito importante obter aconselhamento de um profissional habilitado para o efeito, seja farmacêutico ou nutricionista.
O chá de cavalinha é, talvez, o chá drenante mais conhecido e mais utilizado, o que se justifica pela sua eficiência.
Uma das caraterísticas deste chá é o facto de promover um maior fluxo de urina, ajudando assim o corpo a eliminar qualquer possível edema, resultado da retenção de líquidos.
São-lhe reconhecidos ainda outros benefícios, entre os quais: proteção dos ossos, cabelo e unhas saudáveis, antissético, anti-inflamatório.
Existem drenantes no mercado que são suplementos alimentares compostos por plantas com reconhecidos efeitos desintoxicantes e diuréticos que contribuem, de facto, para a eliminação de toxinas e de gorduras já que possuem uma composição que promove a eliminação da retenção de líquidos em uma ação desintoxicante e termogénica favorecendo mesmo a perda de peso.
Os drenantes em garrafa têm a vantagem de a pessoa poder beber bastantes líquidos com um sabor agradável ao longo do dia.
Existem várias pessoas que não gostam de beber água durante o dia, e desta forma podem beber uma bebida saborosa e ao mesmo tempo ajudam a drenar os líquidos do seu corpo, já que este tipo de produtos ajudam na eliminação pelas vias renais.
adoro o meu chá de cavalinha
Fiz a receita descrita acima e tenho tido excelentes resultados, recomendo. Parabéns pelo vosso artigo