Drenantes para perder peso

De um modo geral toda a gente já ouviu falar em drenantes, tanto como promotores de emagrecimento, como co-adjuvantes nos tratamentos para a retenção de líquidos.

O primeiro passo para perdermos os “quilinhos” a mais do Inverno é drenar/desintoxicar o nosso organismo.

Os DRENANTES promovem a eliminação de líquidos e toxinas, e consequentemente perda de volume e aumento do metabolismo. O que leva a uma diminuição do peso e diminuição da celulite.

Na sua grande maioria aparecem sob a forma farmacêutica de xarope, e estão formulados para serem diluídos numa quantidade definida de água, de forma a serem ingeridos ao longo do dia.

Escolher Drenantes

Para escolher o melhor drenante para si, é necessário que considere, primeiramente, os seus objetivos e que tenha em mente que, por melhor que seja o produto, este dependerá, em grande medida, da aplicação conjunta com um estilo de vida e uma alimentação saudáveis.

Plantas medicinais drenantes

Além de serem uma boa e saborosa forma de ingerir água ao longo do dia, várias ervas e plantas com propriedades drenantes podem ser utilizadas em chá ou infusão.

Plantas medicinais como o Hibisco, Chá-verde, Cavalinha, Dente-de-leão, Gengibre, Carqueja, Videira vermelha, Folha de abacate, Folhas de oliveira, Alfafa e Castanha da índia, por exemplo, tem uma poderoso efeito diurético, proporcionando a eliminação de líquidos, sódio e toxinas acumuladas nos tecidos, contribuindo, assim, para uma boa circulação sanguínea e prevenindo o reaparecimento da retenção de líquidos.

Alimentos diuréticos

Deve favorecer o consumo de alimentos ricos em minerais diuréticos (eliminadores de água e de sódio), como o potássio, o cálcio e o magnésio, que existem em abundância nos vegetais, frutas e lácteos.

De entre a frutas mais diuréticas, destacam-se a Melancia, o Ananás, Citrinos e a Banana. Pepino, Beringela, Aipo, Tomate, Alcachofra, Cogumelos e Salsa, estão entre os legumes com maior capacidade drenante.

Os drenantes ajudam muito na perda de peso pois ajudam o organismo a libertar os líquidos que estão em excesso e evitam a retenção. As toxinas são eliminadas de forma natural. Assim, aliar um drenante à dieta, seja de inverno ou verão, é uma forma de ajudar o corpo a dar aquele empurrão e conseguir uma silhueta esbelta.

Nas ervanárias e farmácias existem muitas opções, mas se preferir uma solução caseira tome nota da seguinte receita:

Ingredientes:

  • 1 limão em rodelas
  • 1 pepino descascado e cortado em rodelas
  • Junte folhas de chá (hortelã, verde, cidreira…)
  • 1 colher (de chá) colher de gengibre ralado na hora

Preparação:
Junte tudo num jarro e acrescente 1,5 litros de água e deixe repousar durante a noite. Durante o dia, tome fresco ou natural.

Drenantes para perder peso

Se se enquadra nas características em baixo mencionadas, evite a toma deste tipo de produtos e aconselhe-se sempre com um profissional da área.

  • Não está recomendado para quem tem sensibilidade a algum dos ingredientes do drenante;
  • Não é recomendado em caso de doença cardíaca, caso tenha chá verde ou café verde;
  • Não abusar da utilização de diuréticos, uma vez que pode provocar uma perda excessiva de minerais e vitaminas hidrossolúveis;
  • Não está recomendado a grávidas, lactantes e crianças;

Apesar destas recomendações, é muito importante obter aconselhamento de um profissional habilitado para o efeito, seja farmacêutico ou nutricionista.

O chá de cavalinha é, talvez, o chá drenante mais conhecido e mais utilizado, o que se justifica pela sua eficiência. Uma das caraterísticas deste chá é o facto de promover um maior fluxo de urina, ajudando assim o corpo a eliminar qualquer possível edema, resultado da retenção de líquidos.

São-lhe reconhecidos ainda outros benefícios, entre os quais: proteção dos ossos, cabelo e unhas saudáveis, antissético, anti-inflamatório.

Drenantes

Existem drenantes no mercado que são suplementos alimentares compostos por plantas com reconhecidos efeitos desintoxicantes e diuréticos que contribuem, de facto, para a eliminação de toxinas e de gorduras já que possuem uma composição que promove a eliminação da retenção de líquidos em uma acção desintoxicante e termogénica favorecendo mesmo a perda de peso.

Os drenantes em garrafa têm a vantagem de a pessoa poder beber bastantes líquidos com um sabor agradável ao longo do dia, existem várias pessoas que não gostam de beber água durante o dia, e desta forma podem beber uma bebida saborosa e ao mesmo tempo ajudam a drenar os líquidos do seu corpo, já que este tipo de produtos ajudam na eliminação pelas vias renais.

Drenantes para perder peso
4.8 (95.61%) 41 votos

2 Comentários

  1. Augusta || 25 Agosto, 2018

    adoro o meu chá de cavalinha

  2. Ana Luisa || 12 Julho, 2018

    Fiz a receita descrita acima e tenho tido excelentes resultados, recomendo. Parabéns pelo vosso artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*