Chá de gengibre
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo.
As suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno.
O gengibre também é rico em substâncias termogénicas que activam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal.
A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades tornam-se pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta.
O gengibre é utilizado para tratamento de gripe, náuseas, dores de cabeça, congestão do peito, cólera, diarreia, dor de estômago, reumatismo e doenças nervosas.
Esta planta é um excelente remédio para inflamação da garganta, asma, bronquite.
O gengibre pode ser utilizado como antibiótico, além de possuir componentes que tratam a depressão. Os extractos estimulam o centro vasomotor e respiratório.
O chá de gengibre poderá ajudar na dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação e é um tónico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda acelerar o metabolismo e queima calorias.
Aquecer meio litro de água, sem ferver. (O gengibre perde as propriedades em água muito quente).
Despejar o líquido sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru, ralado ou esmagado. Tape e deixe repousar cerca de dez minutos.
Tomar 3 vezes ao dia, o consumo exagerado pode ser prejudicial.
Muito interessante. Partilho este site sobre gengibre também muito completo.
Bebo muito chá e este é um dos meus preferidos
Vou experimentar
O sabor deste chá é delicioso, recomendo!