6 benefícios do chá verde 1

6 benefícios do chá verde

O chá verde não apenas hidrata da mesma maneira que a água faz, mas também traz todos os benefícios para a saúde e possivelmente outros ainda não descobertos.

Estudos científicos

Vários estudos epidemiológicos confirmam a relação directa entre o elevado consumo desta planta medicinal e a baixa incidência de vários tipos de cancro entre os chineses e japoneses.

A eficácia é dose-dependente, tendo-se verificado os melhores resultados em mulheres com menos de 80 anos (mas também em homens) que bebiam mais de dez chávenas por dia (cerca de 2g de extracto de chá verde).

Outras propriedades

É um estimulante do sistema nervoso, essencialmente devido ao seu conteúdo de teína (2 a 3,5%). E é útil no tratamento da obesidade por aumentar a termogénese.

6 benefícios do chá verde

1. Previne e pode ‘bloquear’ o cancro

Substâncias presentes no chá verde impedem a oxidação das células e contrariam os radicais livres sugerindo que ele é capaz de antecipar todos os tipos de cancro.

Um estudo em ratos demonstrou que pode prevenir cancro de cólon em mais de 50% dos casos. Mas caso o tumor apareça há 80% menos chance dele ser maligno e o seu crescimento também é mais limitado.

Cinco ou mais chávenas deste chá por dia podem atenuar para metade o aparecimento de cancro da próstata avançado.

O extracto também mostrou que pode aumentar a quantidade de enzimas que combatem as células cancerosas.

O risco de mortalidade é menor para mulheres com cancro de mama que consomem os antioxidantes do chá verde.

Beneficios do chá verde

2. Ajuda a dormir melhor

Um estudo mostrou que pode neutralizar os efeitos neurológicos negativos da apneia. Ela está ligada ao surgimento de várias outras doenças, dificuldades cognitivas e risco de acidentes.

A causa parece estar ligada ao fato de que o chá verde ajuda a evitar a oxidação (e morte) dos neurónios durante os episódios de falta de oxigénio causado pela apneia do sono.

3. Reduz o risco de derrame

Mulheres que bebem cinco ou mais chávenas por dia tem até 62% menos chance de morrer de derrame. Para homens o risco cai para 42%.

Mas as diferenças podem residir no fato do estudo ter sido feito com mais voluntários masculinos que fumavam do que mulheres.

4. Previne e retarda a doença de Alzheimer

As substâncias que parecem prevenir o cancro, com o chá verde evitam que se forme uma proteína que cria placas no cérebro e levam à demência ou seja a doença de Alzheimer.

Este efeito ocorre, pois compostos presentes nele inibem a actividade de uma enzima que destrói a acetilcolina, uma importante substância encontrada nos neurónios.

Beneficios do chá verde

5. Previne e reduz artrite

Substâncias químicas contidas neste chá podem bloquear a enzima que destrói cartilagem e leva à dolorosa artrite. O chá deveria ser bebido como profilático para evitar a doença.

6. Bom para o coração

Doença cardíaca é a maior causa de mortes em todo o mundo. Um estudo recente descobriu que melhora o fluxo sanguíneo.

Estudos também mostraram que ajuda a manter saudáveis os níveis de colesterol.

Prepare este chá…

Deve preparar o chá com folhas frescas da planta ou com chá seco, vendido em saquinhos nos supermercados, ou lojas especializadas.

Primeiro que tudo, ferva só a água. Quando desligar o fogão, coloque as folhas na água.

Abafe e deixe assim coberto durante 5 a 10 minutos. Depois está pronto a beber.

4.7 / 5. Votos: 97

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *