Kefir – o super probiótico
O que é o kefir?
Assim como outros alimentos que possuem bactérias benéficas, como os “leites fermentados com lactobacilos vivos”, o kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem ao nosso organismo. A aparência é semelhante a de leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido.
É um probiótico, ou seja, uma colónia de microrganismos vivos benéficos para a saúde, que, quando ingeridos, podem ajudar a manter o equilíbrio e o funcionamento da nossa flora intestinal.
Entre os seus principais benefícios destaca-se o facto de facilitarem a digestão e a absorção de nutrientes.
É composto por partículas brancas e gelatinosas, chamadas grãos de kefir, que contêm bactérias, leveduras, proteínas e açúcares complexos (ou polissacarídeos).
Visualmente, os grãos assemelham-se a uma couve-flor, podendo ter o tamanho equivalente a uma ervilha ou uma noz.
Também são chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte e Lotus de Neve.
Os kefir podem ser cultivados em água ou leite:
Kefir de leite – pode ser cultivado em diferentes tipos de leite (vaca, cabra, ovelha, soja, coco ou arroz). A aparência é semelhante à do leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido e com um valor nutricional e terapêutico muito superior.
Kefir de água – pode ser cultivado em água mineral ou água de coco com açúcar mascavado ou açúcar demerara. É ideal para alérgicos e intolerantes à lactose. Independentemente do substrato em que o kefir é preparado, a sua composição e os produtos gerados durante o processo são semelhantes.
Algumas dicas para conservar os grãos de kefir
Para que os benefícios do kefir se mantenham, devem ser seguidos alguns cuidados:
- No Verão, deve lavar o cogumelo uma vez por semana com água tépida (morna), no Inverno pode fazê-lo de 15 em 15 dias.
- Nunca use água fria porque, tal como no frigorífico, o cogumelo morre.
- Prefira água mineral ou filtrada porque o cloro presente na água da torneira pode comprometer a qualidade do produto.
- Armazene sempre os grãos com o substrato (leite ou água) para que não morram. Se passar mais de 36 horas sem contato com o substrato, deite-os fora.
- Nunca utilize recipientes ou colheres de metal para armazenar ou confeccionar o kefir. Isto porque o kefir é ácido e quando entra em contato com metais reage. Os materiais menos reativos são a madeira, o vidro ou o plástico.
Ingredientes
1 Litro de leite
1 saqueta de probioticos para kefir ou 8 colheres de sopa de kefir
Preparação
Coloque num frasco de vidro o leite e os probioticos e mexa com uma colher de pau ou de plástico (estas bactérias não gostam de metal).
Deixe o frasco fora do frigorífico, tapado com uma folha de cozinha, entre os 18 e os 30ºC de temperatura, durante 24 horas.
Mexa, tape e guarde no frigorífico durante 15 dias.
Para voltar a fazer a receita, repita todos os passos aqui descritos, utilizando as 8 colheres de kefir para fazer o próximo (em vez da saqueta).
O uso regular de Kefir pode ajudar a aliviar os distúrbios intestinais, promover o movimento do intestino, reduzir a flatulência e criar um sistema digestivo saudável. Além disso, o seu efeito de limpeza em todo o corpo ajuda a estabelecer um ecossistema interno equilibrado para uma ótima saúde e longevidade.
Não há milagres quando o assunto é emagrecimento. Contudo, sabe-se que probióticos ajudam a emagrecer pois regulam níveis de insulina, que estão ligados a acumulação de gordura, e melhoram o trânsito intestinal.
Outro benefício do kefir para emagrecer é a potencialização do ganho de massa magra, já que ele melhora a absorção de glicose pela célula muscular, melhorando o treino e recuperando os músculos mais rápido.
Valor nutricional
Uma alimentação pobre em nutrientes está entre os fatores que podem ocasionar o desequilíbrio da flora intestinal, assim como o stress, os transtornos emocionais, o cansaço ou mesmo o uso indiscriminado de antibióticos.
As vitaminas, minerais e aminoácidos presentes no Kefir, são importantes para promover esse equilíbrio, além de proporcionarem alívio para os outros sintomas.