Açúcar de coco – uma alternativa saudável

O açúcar de coco é um tipo de açúcar sem tanto processamento quanto o refinado da cana, sendo mais natural e saudável. Ele preserva uma boa parte das vitaminas e minerais, e a produção é feita sem adição de químicos, ou seja, de forma orgânica.

O açúcar de coco é fabricado a partir da seiva do coqueiro, através do processo de evaporação da mesma. Se for um açúcar de coco puro, o seu sabor é semelhante ao do açúcar mascavado. As recentes alegações de que este é uma alternativa mais saudável ao açúcar branco têm aumentado significativamente a sua procura nos últimos anos, sendo produzido em grande escala na Indonésia, Filipinas e Tailândia.

Comparativamente ao açúcar branco, possui algumas vitaminas e minerais, nomeadamente potássio, ferro e zinco.

O açúcar de coco é conhecido por ser o tipo de açúcar mais sustentável do mundo, porque as palmas de coco produzem 75% mais açúcar que a cana de açúcar e precisam de menos água e nutrientes para serem cultivadas.

A Palmas de Coco são também conhecidas como “árvores da vida”, pois estão na origem de mais de 100 produtos diferentes! As palmas são amigas dos agricultores, que podem fazer delas muitos usos. As palmas usadas para extração do açúcar de coco são diferentes das de onde se extrai o óleo de Palma.

Açúcar de coco

Açúcar é um vilão na busca por uma alimentação saudável, mas para substituí-lo sem perder o “doce sabor”, uma boa opção é o açúcar de coco.

BENEFÍCIOS DO AÇÚCAR DE COCO:

MENOR ÍNDICE GLICÉMICO

Outra grande vantagem desta alternativa ao açúcar refinado é o seu menor índice glicémico (praticamente metade do açúcar refinado), sendo especialmente importante para quem sofre de diabetes ou diabetes gestacional.

Pelo facto de não promover picos de glicemia, é uma alternativa mais saudável para a saúde, evitando futuras condições de resistência à insulina e de condições pré-diabéticas em indivíduos saudáveis.

PERDA DE PESO

O baixo índice glicêmico também faz do açúcar de coco um aliado na perda de peso, pois causa menos aquela sensação de vício em doces, e a fome, com a liberação lenta de energia, demora mais a aparecer de novo, dando o alimento mais saciedade.

Além disso, mesmo em relação aos adoçantes, o açúcar de coco é uma opção melhor, pois é superior no valor nutricional: os adoçantes não possuem nutrientes e chegam a ter até elementos químicos que fazem mal.

ALTO VALOR NUTRITIVO

Diferente do açúcar refinado, o açúcar de coco possui nutrientes que podem contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada. Ele possui na sua composição vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), além de ser fonte de minerais, tais como o potássio (muito importante para controlar a pressão arterial), magnésio, ferro e zinco.

SAÚDE DIGESTIVA

A inulina, uma forma especializada de fibra presente no açúcar de coco, é capaz de estimular a atividade das bifidobactérias no intestino, um probiótico valioso, que pode equilibrar os níveis bacterianos no estômago. Isso irá melhorar a eficiência digestiva e a absorção de nutrientes, além de promover um ambiente intestino saudável.

Excelente fonte de minerais – Uma colher de chá de açúcar de coco contém numerosos minerais que não são encontradas no açúcar refinado. Estes minerais incluem fósforo (importante para o crescimento ósseo e função renal), potássio (reduz hipertensão e diminui os níveis de açúcar no sangue), nitrogênio (trata doenças cardiovasculares), magnésio (regula o metabolismo e estimula o cérebro), magnésio (um importante antioxidante) e cobre (ajuda a libertar energia e auxilia a produção de melanina na pele), bem como quantidades mais baixas de zinco, ferro, cálcio, boro, enxofre, sódio e cloro.

Açúcar de coco - uma alternativa saudável

Devido à sua cor castanho dourada e textura ligeiramente grossa, tende a combinar melhor para fazer bolos, muffins, brownies e pão. Para sobremesas de cor branca ou clara, não se recomenda o uso de açúcar de coco, pois isso afetará a cor.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcar no geral não deve passar de 5% do total de calorias diárias. Todo o consumo de glicose, sacarose e frutose, que advêm dos açúcares, frutas e amido, está incluído nessas calorias.

Mesmo que o açúcar de coco seja muito mais saudável que os outros, não se deve, portanto, abusar da quantidade.

Açúcar de coco – uma alternativa saudável
4.6 (91.88%) 32 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*