Hortelã – Benefícios para a Saúde
A hortelã é conhecida pelo seu aroma único, é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescura único aos pratos.
Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios deste chá, que pode ser preparado usando duas espécies diferentes, uma conhecida como hortelã comum ou Menta spicata e outra conhecida como hortelã-pimenta ou Menta piperita.
A mistura dos tipos de hortelãs é óptima para o tratamento de diversos problemas digestivos, como má digestão, vómito ou náusea, como para limpar os pulmões e descongestionar o nariz, principalmente em casos de resfriado com tosse e gripe.
Pode ser utilizada em outras formas além do chá, como cápsulas com óleo ou extracto seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele ou aromaterapia.
Os Benefícios para a Saúde
Na sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. A hortelã é antioxidante e auxilia na conservação do colagenio da pele e cabelo.
Chá que ajuda a emagrecer
Se gosta de chá, saiba que pesquisa já comprovaram que o chá de hortelã acelera a digestão e, assim, ajudá-lo a queimar mais calorias.
As folhas podem ser utilizadas para fazer, um chá leve e refrescante, que pode ser bebida quente ou fria.
Para preparar o chá de hortelã:
300ml de água fervida
2 colheres de sopa de folhas e adicioná-los à água fervente e deixe em infusão durante 4-5 minutos.
Coe e acrescente o mel, se necessário.
O aroma e o vapor emanado do chá desta planta por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A Mentha piperita possui uma substância conhecida como mentol, um componente que ajuda a combater vírus e bactérias.
Em algumas pessoas, o chá pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercício físico intenso.
Outras indicações
A hortelã pimenta tem um efeito benéfico nos casos de síndrome do cólon irritável e doença de Crohn.
Reduz o excesso de pêlos (hirsutismo) em homens e mulheres, podendo ser conjugada, internamente, com a salva, anho casto ou alcaçuz, e com uma aplicação externa de calêndula.
Sob a forma de óleo essencial, utiliza-se: internamente, no tratamento de catarro pulmonar e inflamações na boca; e, externamente, em dores, distensões musculares, entorses e neuralgias, produzindo uma sensação de frio.
adoro o cheiro da hortelã, coloco nas carnes, na canja …
Coloco hortelã em vários pratos, pois adoro o seu cheiro e o seu agradável paladar.