ajuda-emagrecer

10 alimentos que ajudam a emagrecer

Existem certos alimentos que ajudam a emagrecer, indicados para quem gosta de perder algum peso ou até manter o que tem.

Alimentos integrais, por exemplo, como eles não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento, são ricos em fibras, essenciais para manutenção e funcionamento adequado do intestino.

Vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, são outros componentes importantes para uma dieta equilibrada nos alimentos que ajudam a emagrecer.

Chás de frutas e flores sem adição de açúcar: são naturalmente doces, o que segura a vontade de consumir guloseimas. Quando consumidos quentes ou mornos, ajudam a acalmar, evitam ataques compulsivos e amenizam a ansiedade do quotidiano agitado.

Experimente uma xícara de chá de morango ou abacaxi no fim da tarde ou antes de deitar.

E o melhor: eles não contêm calorias.

Alimentos que ajudam a emagrecer são aqueles que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar calorias.

Esses alimentos tendem a aumentar ou diminuir a temperatura, fazendo com que o corpo gaste calorias para voltar à temperatura normal e por isso também são alimentos que ajudam a perder barriga.

Alimentos que ajudam a emagrecer

Abaixo segue uma lista de alimentos que ajudam a emagrecer:

1- Iogurte natural – As “bactérias do bem” presentes no iogurte melhoram a flora intestinal e a absorção de nutrientes. Assim, você sente menos fome, a barriguinha desincha e o metabolismo fica mais acelerado.

2- Aveia – O grão é o primeiro da lista dos alimentos para emagrecer. Assim além de controlar a fome, a aveia ajuda o seu corpo a mandar embora o que não faz bem. É rico em fibras solúveis, que ficam mais tempo no estômago e se transformam em gel, atraindo as moléculas de açúcar e gordura, que são eliminadas pelas fezes.

3- Salmão – As proteínas magras aumentam a sensação de saciedade, mas apenas 50% das mulheres comem este nutriente regularmente. O salmão, além de não possuir as gorduras saturadas presentes na carne vermelha, é rico em ómega 3, substância que promete melhorar a memória, concentração e diminuir os níveis de stresse.

4- Arroz integralSubstituir o arroz branco pelo integral é uma troca para lá de inteligente. Meia chávena de arroz integral contém 1,7 g de amido resistente, um hidrato de carbono saudável, que ajuda o metabolismo a queimar gorduras e fornece bastante energia.

Alimentos que ajudam a emagrecer

5- Feijão – O feijão tem alta concentração de fibra solúvel, que prolonga a sensação de saciedade. Que tal combiná-lo com o arroz integral ao invés do branco? Uma concha por dia é o suficiente.

6- Pera – A fruta pode fornecer até 15% da quantidade diária recomendada de fibras e a maior parte delas está na casca. Um estudo revelou que mulheres que comeram três pêras por dia, consumiam menos calorias e perdiam mais peso.

7- Quinoa – Este grão é rico em proteínas e fibras, tem baixo índice glicêmico e não contém glúten. Oferece saciedade prolongada e fornecem energia, pois seus hidratos carbono são metabolizados lentamente.

8- Banana – Este superalimento além de fazer bem ao coração ainda ajuda a emagrecer. Uma banana média um pouco mais verde acelera o metabolismo devido aos 12,5 g de amido. Quando madura, ela ainda apresenta 5 g do nutriente.

9- Chá-verde – Os antioxidantes contidos na bebida desintoxicam e desincham o corpo e ajudam a queimar gordura. O chá também acelera o metabolismo e melhora a digestão, mas para sentir todos esses efeitos não vale tomar só dois golinhos: pode incluir cinco chávenas na dieta diariamente.

Alimentos que ajudam a emagrecer

10- Chocolate amargo – Alegrem-se, meninas! Uma pesquisa realizada na Dinamarca descobriu que as pessoas que comeram um pedaço do doce amargo pela manhã consumiram 15% menos calorias ao longo do dia. Além disso, este chocolate é rico em gorduras mono-saturadas, saudáveis para queimar gorduras.

A ingestão de, pelo menos, 8 copos de água diariamente é um hábito importante para quem deseja perder peso ou fazer a manutenção do peso, sem engordar e emagrecer constantemente.

Além de ajudar a emagrecer de forma saudável, esses alimentos proporcionam outros benefícios para a  saúde, pois são fonte de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

Uma alimentação variada é sempre a solução mais indicada quando se pretende viver bem.

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares

2 comentários “10 alimentos que ajudam a emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *