Os vegetais mais saudáveis

Os vegetais mais saudáveis – Os batidos de frutas e legumes são das formas mais fáceis, práticas e saborosas de aumentar o consumo de horto-frutícolas e outros alimentos saudáveis no nosso quotidiano.

Podem até dispensar sopas e frutas nas suas formas mais convencionais, uma vez que já incluem os ingredientes de ambas na sua melhor apresentação: crua e líquida.

A fava é uma planta hortense, rica em matéria azotada, glúcidos, proteínas e vitamina C. É muito cultivada na Cova da Beira e a sua época é a primavera e verão.

É diurética, favorável ao tratamento da gota, problemas de obstipação, do fígado, pele e rins.

 

os vegetais

Os vegetais

O espinafre é um dos mais saudáveis vegetais devido a sua quantidade de nutrientes. 30 gramas de espinafre fornecem 56% do consumo recomendado de vitamina A, além de 100% do consumo recomendado de vitamina K. Tudo isto com apenas 7 calorias.

Este vegetal também possui uma grande quantidade de antioxidantes, em especial o betacaroteno e luteína, que auxiliam na redução de doenças crónicas, menor risco de cancro e retarda o envelhecimento.

As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração (especialmente na forma seca) e imensa versatilidade culinária, Os vegetais.

Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, feijocas, tremoços, favas, feijões frade, preto, catarino, branco, manteiga, soja, vermelho, são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, mesmo longe das cidades, quer na forma seca, pré-cozidos e embalados em frascos de vidro ou latas, congelados ou frescos.

 

Os vegetais mais saudaveis

O Brócolos, além de ter uma boa quantidade de fibras, é fonte de cálcio, potássio, ferro, zinco, selênio, triptofano, fosfato e vitaminas A, B1, B2, B6, C e K.

O Agrião é considerado um super vegetal. Ele é o que mais contêm nutrientes por caloria, tendo uma densidade nutricional maior que qualquer outro.

100 gramas fornecem apenas 11 calorias e é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas C, A, B6, B12, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

A Primavera é uma estação do ano em que a energia é ascendente, tudo o que germinou no Inverno deita para fora os seus rebentos, folhas, flores e frutos,

Os vegetais.

É também a época do ano em que o organismo está receptivo a processos de eliminação e desintoxicação, libertando-se dos excessos do Inverno.

O órgão associado à Primavera é o Fígado e esta é a época indicada para o desintoxicarmos de gorduras acumuladas, ingerindo alimentos frescos, rebentos, sumos, entre outros.

Os vegetais são sinónimo de uma alimentação saudável. A maioria é rica em vitaminas, mineiras, fibras e ao mesmo tempo são alimentos de baixa caloria. São imprescindíveis para uma dieta equilibrada.

Os Vegetais Mais Saudáveis

Os vegetais mais saudáveis
4.9 (97.89%) 19 votos

3 Comentários

  1. Natália || 22 Abril, 2016

    Os vegetais são essenciais numa alimentação saudavel

  2. Pedro Vieira || 7 Fevereiro, 2016

    Não concebo uma refeição sem vegetais!

  3. Ana Guedes || 7 Fevereiro, 2016

    Os vegetais fazem parte de todas as minhas refeições

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*