Os vegetais mais saudáveis

Os vegetais mais saudáveis – Os batidos de frutas e legumes são das formas mais fáceis, práticas e saborosas de aumentar o consumo de horto-frutícolas e outros alimentos saudáveis no nosso quotidiano.

Podem até dispensar sopas e frutas nas suas formas mais convencionais, uma vez que já incluem os ingredientes de ambas na sua melhor apresentação: crua e líquida.

A fava é uma planta hortense, rica em matéria azotada, glúcidos, proteínas e vitamina C. É muito cultivada na Cova da Beira e a sua época é a primavera e verão.

É diurética, favorável ao tratamento da gota, problemas de obstipação, do fígado, pele e rins.

os vegetais

Os vegetais

O espinafre é um dos mais saudáveis vegetais devido a sua quantidade de nutrientes. 30 gramas de espinafre fornecem 56% do consumo recomendado de vitamina A, além de 100% do consumo recomendado de vitamina K. Tudo isto com apenas 7 calorias.

Este vegetal também possui uma grande quantidade de antioxidantes, em especial o betacaroteno e luteína, que auxiliam na redução de doenças crónicas, menor risco de cancro e retarda o envelhecimento.

As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração (especialmente na forma seca) e imensa versatilidade culinária, Os vegetais.

Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, feijocas, tremoços, favas, feijões frade, preto, catarino, branco, manteiga, soja, vermelho, são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, mesmo longe das cidades, quer na forma seca, pré-cozidos e embalados em frascos de vidro ou latas, congelados ou frescos.

Os vegetais mais saudaveis

O Brócolos, além de ter uma boa quantidade de fibras, é fonte de cálcio, potássio, ferro, zinco, selênio, triptofano, fosfato e vitaminas A, B1, B2, B6, C e K.

O Agrião é considerado um super vegetal. Ele é o que mais contêm nutrientes por caloria, tendo uma densidade nutricional maior que qualquer outro.

100 gramas fornecem apenas 11 calorias e é uma excelente fonte de antioxidantes, vitaminas C, A, B6, B12, cálcio, ferro, magnésio e fósforo.

A Primavera é uma estação do ano em que a energia é ascendente, tudo o que germinou no Inverno deita para fora os seus rebentos, folhas, flores e frutos,

Os vegetais.

É também a época do ano em que o organismo está receptivo a processos de eliminação e desintoxicação, libertando-se dos excessos do Inverno.

O órgão associado à Primavera é o Fígado e esta é a época indicada para o desintoxicarmos de gorduras acumuladas, ingerindo alimentos frescos, rebentos, sumos, entre outros.

Os vegetais são sinónimo de uma alimentação saudável. A maioria é rica em vitaminas, mineiras, fibras e ao mesmo tempo são alimentos de baixa caloria. São imprescindíveis para uma dieta equilibrada.

Os Vegetais Mais Saudáveis

Os vegetais mais saudáveis
4.5 (90.43%) 23 votos

3 Comentários

  1. Colocado por Natália

    Os vegetais são essenciais numa alimentação saudavel

  2. Colocado por Pedro Vieira

    Não concebo uma refeição sem vegetais!

  3. Colocado por Ana Guedes

    Os vegetais fazem parte de todas as minhas refeições

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*