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Como manter o peso após o emagrecimento?

Tão importante quanto alcançar a perda de peso é manter o peso desejado por um longo período, geralmente, esta tende a ser a etapa mais difícil do processo de emagrecimento.

Você passou por várias restrições alimentares, se esforçou fazendo exercícios, seguiu a dieta sem cometer nenhum erro e de repente se depara com o efeito platô, uma reação do corpo que se adapta aos estímulos recebidos para perda de peso, ou seja, dietas, medicamentos, exercícios, etc. e interrompe o processo de emagrecimento.

Esse fenómeno atinge, casualmente, todo indivíduo que passa por uma restrição calórica e pode permanecer e desencadear o efeito rebote que é quando se ganha mais peso do que o que foi perdido durante a dieta, caso nenhuma intervenção venha ser adoptada.

A boa notícia é que existe algumas estratégias que pode ajudar você a driblar esse efeito e fazer com que o organismo receba novamente um “choque” no metabolismo fazendo com que o mesmo acelere e volte ao gasto energético que promove a perda de peso de forma gradativa.

Manter o peso após o emagrecimento

Segue abaixo algumas dicas que vão ajudar você continuar perdendo ou manter seu peso corporal.

Crie estratégias reais:

Pense em um peso desejado dentro da sua realidade. É importante levar em consideração alguns fatores como genética, hábitos de vida, histórico patológico individual e familiar, além de parâmetros físicos como distribuição do peso para altura, circunferências, em especial abdominal, e baseado nisso, manter uma alimentação balanceada associada a prática de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos combinados com os de força para auxiliar na tonificação muscular e evitar a perda massa magra e a flacidez.

manter o peso

Tenha foco e disciplina:

Se comprometa com a sua saúde e assuma o controle sobre o seu peso. Liberte do sentimento de culpa se comeu algum alimento que não estava na dieta, não abandone seu objetivo e não use o alimento como refúgio para emoções, mas se autoanalise e conheça os gatilhos que tem sabotado seu plano.

Identifique o que é fome fisiológica e o que é fome emocional, a primeira acontece gradativamente e pode ser saciada com qualquer alimento, já a segunda surge rapidamente e normalmente é associada a algum alimento especifico, geralmente doces e guloseimas.

O objetivo precisa ir além da satisfação corporal, não é sobre caber em vestido ou estar magro em uma determinada ocasião, mas pensar também na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida que se ganha ao aderir hábitos saudáveis permanente.

Mude a sua mente:

A mudança acontece de dentro para fora, é na mente que ocorre a primeira mudança. O cérebro tem o controle sobre o peso corporal, pois é quem recebe as informações de todo o organismo.

Durante o processo de emagrecimento acontece diversas transformações fisiológicas e dentre elas alterações hormonais, e ao “notar” a perda de peso o corpo entra em um estado de alerta e passa estimular a produção de Grelina, hormônio do apetite, levando ao consumo de mais calorias com o intuito de retornar ao peso anterior.

E é nesse momento que a você não deve se sabotar, mas manter o foco no seu objetivo.

A quantidade e a qualidade dos alimentos devem ser priorizadas, não basta restringir é necessário criar uma rotina que leve seu corpo se adaptar à nova fase.

Busque conhecer novos sabores, eduque seu paladar e sinta o gosto dos alimentos como eles são, priorize as saladas cruas enriquecidas com sementes e molhos a base de iogurte natural, além de saboroso, nutre e dar saciedade.

Faça escolhas inteligentes:

Não faça restrição de nenhum grupo de alimento sem supervisão de um profissional qualificado. Carboidratos deve fazer parte da dieta, sim, porém deve se adequar a quantidade, selecionar as fontes mais saudáveis como os cereais integrais, raízes e tubérculos que possuem maior teor de fibras e retarda a sensação de fome e evitando o consumo de mais calorias.

As proteínas e gorduras boas (poli e mono insaturadas) como as encontradas no abacate, sementes e óleos vegetais, também possuem papel fundamental no processo de perda de peso e manutenção da saúde, bem como as frutas, verduras e legumes.

Logo, deve se priorizar os alimentos in natura ou minimamente processados e diminuir o consumo de alimentos industrializados que dispensa preparações culinárias.

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Leia os rótulos:

Nos rótulos dos alimentos contém informações que funcionam como um guia para nos orientar nas escolhas mais saudáveis.

Na tabela, encontra-se as informações nutricionais, quando possui, vitaminas e minerais e a quantidade por porção, além de informar também o teor de sódio no alimento, o ideal é até 400 mg/porção, o seu excesso na dieta pode causar retenção de liquido e danos à saúde.

As gorduras trans e saturadas, estas não devem ultrapassar 10% do valor calórico total.

Em uma dieta e 2000 kcal é permitido 22,2 g de gordura saturada por dia, por exemplo.

É possível observar também a lista de ingredientes que encontra em ordem decrescente, isto é, o primeiro ingrediente é aquele de maior quantidade no produto e o último em menor quantidade.

Faça comparação de alimentos e escolha aquele que seja mais nutritivo possível.

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Mantenha-se hidratado:

A água possui papel importante no organismo, pois é responsável por regular os níveis de eletrólitos (minerais eliminados no suor, urina, vômitos, etc.), participa do transporte de nutrientes, melhora a circulação sanguínea e ritmo intestinal, previne doenças, melhora a saúde da pele, estes são alguns dos benéficos de uma boa hidratação.

Muitas vezes a sede pode ser confundida com fome, então antes de priorizar alimentos da sua memória afetiva (alimentos que traz “felicidade” ao comer), beba água, em média 35 ml/kg de peso, indivíduos adultos, distribuídos ao longo do dia em pequenas quantidades para que seu organismo absorva corretamente a quantidade ingerida. 

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2 thoughts on “Como manter o peso após o emagrecimento?

  1. Amei esse texto, bem informativo. Me ajudou a entender melhor o meu corpo e a não desistir na primeira semana da dieta. Foco e disciplina!

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