Tofu saudável substituto da carne
O tofu é feito a partir da bebida de soja coalhada, é vendido em blocos e apresenta uma textura suave e lisa que adquire o sabor de qualquer molho ou tempero.
O tofu é um alimento 100% vegetal, com origem na China há 2000 anos.
Trata-se de um alimento de elevado valor proteico, de origem vegetal, que contém os oito aminoácidos essenciais, bem como vitaminas e minerais, sem colesterol e que substitui a carne, o peixe, os ovos ou derivados lácteos.
E muito versátil, podendo ser marinado, guisado, grelhado, salteado, assado, frito, batido em molhos e recheios, acrescentado a sopas e até doces.
Existem vários tipos de tofu que se utilizam de acordo com a preparação culinária pretendida
Podemos encontrar tofu com um aspecto mais sólido: versátil e adequado a praticamente todas as receitas culinárias. Este deve ser bem escorrido, marinado e temperado pois adquire facilmente todos os sabores. Existe ainda tofu com uma consistência mais suave, adequado para fazer pastas para barrar ou molhos.
Normalmente o tofu é refrigerado, imerso em água e manter-se-á fresco no frigorífico durante alguns dias, devendo a água ser mudada diariamente.
Existem já variedades de tofu, ultra-pasteurizadas ou desidratadas com validade mais extensa. Outra possibilidade é ainda congelar o tofu e utilizá-lo posteriormente, sendo que o seu aspecto e textura são alterados.
Eis alguns dos benefícios associados às propriedades do tofu:
- As suas proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular e ossos normais;
- A redução do consumo de gorduras saturadas contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue;
- Contém cálcio, necessário para a manutenção de ossos normais;
- A redução do consumo de sódio contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal.
O tofu: a comida por excelência de veganos e vegetarianos
O tofu é um grande substituto do queijo e, talvez por isso, é um alimento que se estendeu à alimentação vegana e vegetariana em todo o mundo. A sua textura, a sua cor e até certo ponto, o seu sabor, recordam o queijo tradicional e conseguem que se integre na alimentação de pessoas de todo o planeta sem grandes problemas. Também se pode encontrar em diferentes formas: salsichas, hambúrgueres, tofu fumado, etc.
Os budistas foram os que o expandiram e popularizaram, pois não costumam comer carne.
Depois transladou-se aos restaurantes orientais, dos diferentes continentes. E daí até chegar aos supermercados e aos nossos lares foi uma questão de tempo.
Actualmente, pode encontrar-se não só em lojas especializadas, mas também em todo o tipo de superfícies, inclusive nos mercados de bairro, como tal, não encontrá-lo já deixou de ser uma desculpa para não o consumir.
O seu escasso valor de gordura é um bom motivo para o consumi se o nosso objectivo é manter um corpo saudável e equilibrado. Mas, além disso, também aporta proteínas, algo fundamental para qualquer desportista, sem as quais o nosso corpo não rende e os nossos músculos se sentem débeis, cansados e doridos.
Como se fosse pouco, as proteínas que nos aporta são muito mais digeríveis que as de origem animal, razão pela qual é um alimento muito recomendado para todos aqueles que sofrem de gastrites, ardores de estômago, etc… males cada vez mais habituais na nossa sociedade e que se devem, em grande parte, ao consumo excessivo de gorduras e produtos animais e de bebidas como o café.
O seu consumo não aumenta os níveis de colesterol nem os de sódio, como tal é fantástico para pessoas com problemas cardiovasculares. Outra deficiência da nossa sociedade.
A minha comida de excelência.
Desde que me tornei vegetariano como todos os dias tofu e recomendo.
Pelo meu bem estar passei a comer tofu em vez de carne.