Como escolher a bebida desportiva certa

Na altura de fazer desporto, deparamo-nos com a eterna dúvida de como deve ser a nossa nutrição desportiva e, concretamente, como escolher a bebida desportiva certa. É melhor beber água ou uma bebida desportiva elaborada especificamente para fazer exercício? Como deves saber, enquanto realizamos uma actividade física podemos perder uma quantidade substancial de líquidos através do suor.

Esta quantidade dependerá de factores como as condições do clima, as características dos desportistas ou da duração do exercício. É por isso que é preciso recuperar esse líquido perdido com o suor com alguma bebida.

Durante o exercício, não perdemos apenas líquidos, mas também sais minerais, razão pela qual a necessidade de os repor é quase uma obrigação para evitar a desidratação. No mercado podemos encontrar uma grande variedade de bebidas desportivas. As mais usuais são as bebidas isotónicas e as bebidas energéticas. Saberias diferenciá-las?

As bebidas isotónicas aportam ao organismo tanto líquido como sais minerais com a finalidade de evitar a desidratação. Por outro lado, as bebidas energéticas contêm hidratos de carbono e estão pesadas para fornecer a energia necessária para desempenhar o exercício físico. O mais frequente é encontrar bebidas desportivas que são uma combinação das anteriores.

Por vezes, e dependendo da prática física, a perda de líquidos pode resolver-se bebendo unicamente água. A água, então, pode ser a melhor opção no caso dos exercícios de baixa intensidade e que têm uma duração máxima de uma hora. Nestas situações, já que não vamos suar muito, não perderemos uma grande quantidade de sais minerais e, por este motivo, a água será suficiente para repor líquidos e a nossa saúde não se verá comprometida. Os sais minerais perdidos poderão recuperar-se com os alimentos que ingerimos.

No entanto, a partir de uma hora de actividade física, o mais recomendável é tomar bebidas isotónicas, que contribuem para evitar a desidratação.

Como escolher a bebida desportiva certa

Composição das bebidas desportivas

A maior parte das bebidas desportivas fornece vários tipos de hidratos de carbono, como sacarose, glicose, frutose e galactose, entre outros. De acordo com alguns estudos, o facto de as bebidas desportivas fornecerem uma combinação de hidratos de carbono vai fazer com que estes sejam absorvidos através de vias também distintas, o que significa que uma quantidade maior de hidratos de carbono chega aos músculos, funcionando como combustível energético.

Na generalidade, as bebidas desportivas são pouco calóricas.

Ao ler os rótulos das bebidas de nutrição desportiva vai encontrar termos como hipotónica, isotónica ou hipertónica.

Cada uma delas tem suas vantagens e é importante compreender as diferenças.

Hipotónica

Hypo significa menos. Uma bebida hipotónica é mais diluída do que os fluidos do seu corpo (ou seja, há menos partículas, tais como açúcares e electrólitos), o que significa que a bebida pode ser absorvida mais rapidamente do que a água simples.

Isotónica

Isotónica significa que o líquido está na mesma concentração (ou seja, o mesmo número de partículas por volume) do que os fluidos do seu corpo – é, portanto, absorvida tão rapidamente (ou mais) do que a água. Estes fluidos fornecem um compromisso ideal entre a hidratação e reabastecimento nutricional.

Hipertónica

Hyper significa superior. Bebidas hipertónicas (por exemplo, coca-cola, limonada ou sumos de frutas) são mais concentrados do que os fluidos do corpo, e serão absorvidos mais lentamente do que a água. As bebidas hipertónicas abrandam a taxa na qual o estômago esvazia e, portanto, reduzem a velocidade de reposição dos fluidos. As bebidas hipertónicas são melhores para o pós-exercício, já que oferecem uma maior dose de energia.

bebida desportiva certa

Componentes aromatizantes

O sabor da bebida é fundamental para a sua ingestão. Durante o exercício físico, a sensação de sede não estimula a ingestão de fluídos até já estar instalado um grau de desidratação. Por isso, a selecção de uma bebida com um sabor agradável é uma boa estratégia para ingerir mais fluidos durante a prática de exercício físico.

Temperatura

A temperatura ideal da bebida situa-se entre os 15 a 20ºC, uma vez que é a temperatura que promove uma melhor absorção. Deixar a bebida no frigorífico e retirar um pouco antes do treino é uma estratégia para conseguir aproximadamente esta temperatura.

 

Sabia que…
Se for fazer uma prova como a Meia Maratona, aos 10/15 kms de corrida deve ingerir uma bebida desportiva para compensar a produção de suor. No final da prova deve ingerir novamente uma bebida desportiva e um gel de recuperação ou uma peça de fruta e um iogurte.

Como escolher a bebida desportiva certa
4.8 (96.47%) 34 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*