Beterraba benefícios para a saúde

Famosa por ser uma boa fonte de ferro, a beterraba é um dos legumes mais nutritivos à nossa disposição.

Rica em vitaminas, fibras e minerais, a beterraba está recheada de benefícios para a saúde, sendo ainda um excelente alimento recomendado para todas as dietas, pois traz saciedade e praticamente não contém gorduras.

A beterraba possui inúmeras propriedades importantes para a saúde humana, além de ser uma importante fonte de antioxidantes. Na Idade Média, era utilizada para tratar inúmeras doenças, em especial as relacionadas com a digestão e o sangue, mas os Romanos já a utilizavam em tratamentos de febres e prisão de ventre.

A beterraba é muito conhecida em Portugal, mas não é apreciada do mesmo modo por todas as pessoas, em grande parte devido ao seu sabor que é descrito como “sabor a terra”. Por outro lado, quem gosta deste tubérculo, destaca a sua cor, o seu conteúdo em nutrientes e o seu sabor diferente mas delicioso.

Valor nutricional da beterraba

A beterraba é constituída essencialmente por água (87%), hidratos de carbono (8%) e fibras (2%).

Por cada 100 gramas de alimento cozinhado, obtém-se:

  • 44 kcal
  • 2g de proteínas
  • 10g de hidratos de carbono, dos quais 8g são açúcares
  • 0.2g de gordura
  • 2g de fibras

É considerado um alimento com índice glicémico médio e tem uma carga glicémica baixa, o que significa que não deve ter um efeito muito pronunciado nos níveis de açúcar no sangue, porque o total de hidratos de carbono em cada porção é pequeno.

Beterraba benefícios para a saúde

De cor deslumbrante e sabor muito marcante, a beterraba não deixa ninguém indiferente. Pode ser usada em doces, saladas ou transformada em pickles caseiros. E até pode colorir alguns ingredientes para refeições infantis.

Os benefícios da Beterraba

Ajuda a diminuir os níveis de pressão arterial Possui nutrientes que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

Controla o colesterol e reduz o risco de doenças cardíacas – Por ser rica em antioxidantes, ajuda a diminuir a oxidação do mau colesterol e, por sua vez, proteger as paredes das artérias e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Fortalece o sistema imunológico – É rica em zinco que ativa uma hormona que aumenta a produção de células de defesa do organismo.

Ajuda no bom funcionamento do fígado – A betaína e metionina presentes na beterraba ajudam no bom funcionamento do fígado.

Previne e combate a anemia – Contém ferro e vitaminas do complexo B que ajudam no combate a esta doença.

Mantém a saúde dos olhos e previne cataratas – É uma excelente amiga dos olhos, pois contém vitamina A que é importante na manutenção da saúde ocular.

Protege o sistema nervoso – É rica em vitamina B1 e B2.

Aumenta a força muscular – A beterraba aumenta a estamina, fazendo com que os músculos trabalhem mais e consigam mais força.

Previne o envelhecimento precoce – Contém elevados níveis de vitamina C, que é um potente antioxidante que evita o envelhecimento das células.

Previne o cancro – Além da vitamina C, é rica em betalaína, que diminui o risco de cancro.

Ajuda a perder peso – A beterraba tem apenas 40 calorias. Além disso, é rica em fibras, proteínas e hidratos de carbono, o que aumenta a sensação de saciedade.

Beterraba benefícios

É um alimento bastante versátil, podendo ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado.

Hoje em dia, é cada vez mais usual vê-lo inserido em sumos naturais e outras bebidas.

Experimente uma combinação de beterraba, cenoura, pepino e pimento. Todos estes legumes crus, ralados ou em fatias muito finas, temperados com azeite, sumo de limão e salsa picada. É deliciosa e é uma entrada famosa da gastronomia francesa. Mais simples do que isto, em sumo.

Quando compradas frescas, as beterrabas devem ser firmes, suaves, com uma superfície enrugada e ter os seus talos intactos e sem sinais de deterioração.

Escolha beterrabas frescas, jovens e pequenas, com um tamanho semelhante ao de uma bola de golfe, de pele firme e cor vermelha escura.

Sopa de beterraba com batata doce

Esta sopa de beterraba e batata doce é uma excelente entrada para qualquer dia do ano e não precisa de esperar para ter convidados em casa para experimentar esta receita.

Ingredientes

6 beterrabas picadas
1 batata doce em cubos grandes
3 colheres (sopa) azeite
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
Sal e pimenta (a gosto)

Preparação | 40′

Coloque a beterraba picada em água a ferver juntamente com o alho, a cebola e a batata doce descascada em cubos.
Quando estiver tudo bem cozido, tempere com sal e pimenta a gosto.
De seguida triture com a varinha mágica, de forma a obter um creme homogéneo.
Para servir, salpique com pão torrado cortado em cubos, cebolinho picado e um fio de azeite para terminar.

beterraba

A beterraba sem o talo pode ser mantida no frigorífico entre duas a quatro semanas, mas não se deve congelar crua. Se for cozinhada pode ser colocada no congelador visto que o seu sabor e textura se vão manter.

Beterraba benefícios para a saúde
4.7 (94.29%) 35 votos

3 Comentários

  1. Marisa || 3 Janeiro, 2018

    Não gostava do sabor a “terra”, mas a bem da minha saúde passei a gostar 🙂

  2. Teresa || 18 Novembro, 2017

    Para quem tem anemia como eu, experimentem pois é óptimo

  3. Pedro || 6 Outubro, 2017

    Vou experimentar esta sopa pois adoro beterraba

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*