O café como aliado no combate ao excesso de peso
Os principais factores que explicam a perda de peso através de um consumo regular de café podem ser desenvolvidos a partir de três ideias-chave. Em primeira instância, as pessoas que bebem café apresentam um maior gasto energético diário.
O café assume-se como responsável por um maior consumo energético base, uma vez que estimula o metabolismo e, por conseguinte, a termogénese, acelerando o processo que resulta da transformação de calorias dos alimentos em energia.
Desta forma, o organismo gasta mais calorias diariamente. Em segundo lugar, a cafeína potencia o processo de lipólise, que, por sua vez, se reflecte numa degradação dos lípidos e posterior conversão de gorduras em reservas energéticas. Esta deterioração de lípidos leva a que os níveis de gordura corporal desçam, facilitando a manutenção ou recuperação do peso desejado.
Por último, o consumo regular de cafeína é sinónimo de uma maior sensação de saciedade.
Assim, os snacks constantes ou os chamados pecados que as pessoas cometem tornam-se mais evitáveis, já que a pessoa não sente o desejo de ingerir alimentos constantemente. Logo, a ingestão de calorias é mais controlada.
O café é rico com cafeína, uma substância estimulante que ajuda a despertar, e também actua como um termogénico, acelerando o metabolismo. E o metabolismo acelerado, em linhas gerais, faz com o que organismo queime mais gordura.
BENEFÍCIOS DO CONSUMO DE CAFÉ
⇒ Previne doenças degenerativas como demência, Alzheimer e Parkinson;
⇒ Poderoso termogénico, ou seja, queima gordura mais rápido;
⇒ Melhora a performance física e a resistência;
⇒ Controla a quantidade de açúcar no sangue (se bebido sem açúcar);
⇒ Diminui o risco de contrair diabetes;
⇒ Maior poder de concentração e melhor tempo de reacção;
⇒ Poderoso antioxidante;
⇒ Reduz o risco de depressão;
⇒ Reduz o risco de doenças cancerígenas;
⇒ Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
⇒ Reduz o risco de doenças coronárias.
⇒ Reduz o risco de doenças hepáticas;
Os estudos realizados concluíram que as pessoas que tomam regularmente estão menos propensos a desenvolver certas doenças mas os mesmos não comprovam que o consumo tem relação directa com as doenças estudadas.
PARA SE CONSEGUIR USUFRUIR DE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CAFÉ NO QUE DIZ RESPEITO A PERDER PESO TERÁ QUE BEBÊ-LO SEM AÇÚCAR
Como tudo, o consumo deve ser moderado e a recomendação diária para a toma de café é de 3 a 4 expressos. Um número acima do recomendado poderá ter riscos e complicações para a sua saúde.
Para se conseguir usufruir de todos os benefícios do café no que diz respeito à perda de peso há que bebê-lo sem açúcar. Uma matemática simples permite-nos perceber porquê.
Se consumir cerca de três a quatro chávenas de café por dia (o consumo diário recomendado) e juntar a todas as bicas um pacote de açúcar, no final do dia terá ingerido entre de 24 a 32 g de açúcar, se contabilizarmos apenas esta fonte de açúcar. Por conseguinte, ao final do ano, terá consumido aproximadamente 11 kg.
Por isso, é recomendável que beba café, sim, mas puro e, se não tolerar o sabor, opte sempre por um pau de canela.
De uma forma geral, para se atingir e manter um peso dito saudável, algo que está dependente das características de cada um, a máxima deve ser a de gastar um número de calorias idêntico às ingeridas diariamente.
Para tal, por forma a conseguir estimar o número de calorias que pode ingerir e identificar quais são os alimentos que melhor se adequam às suas necessidades, informe-se junto de um nutricionista.