Tamarilho - Benefícios do tomate de árvore 1

Tamarilho – Benefícios do tomate de árvore

tamarilho (tomate de árvore) é uma fruta rica em vitaminas e minerais, especialmente pro vitamina A, vitamina B6, C e E. E minerais como cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

Este arbusto com grandes folhas brilhantes, produz frutos picantes e refrescantes, um pouco parecidos com tomates vermelhos do tamanho de um ovo de galinha. Nativa da Argentina e da Bolívia.

As frutas são colhidas maduras de Novembro a Janeiro, mantém-se bem no frigorífico podem ser congeladas. Descasque bem, porque a pele tem um sabor desagradável.

Existem diferentes tipos de tomate de árvore e são facilmente identificáveis pela sua cor. Os vermelhos são mais doces e macios, em contrapartida os amarelos são um pouco mais firmes e ácidos.

Independentemente da cor todos têm as mesmas propriedades medicinais

Por fora, é laranja avermelhado com uma pele macia e com aspecto de cera, como a pele de um tomate, mas significativamente mais espessa. Por dentro, parece quase exactamente como um tomate comum com carne gelatinosa organizada em secções e cheia de sementes planas e redondas.

A principal diferença é a cor: a polpa é alaranjada com sementes vermelho-sangue / escarlate.

O tamarillo (nome em inglês) é adequado para ser consumido cru, pois assim mantém todas as suas propriedades e benefícios. A casca pode ser removida com uma faca.

É muito saboroso e pode ser facilmente adicionado nas refeições diárias, tais como saladas de frutas e sobremesas ou transformando-o em sumos ou geleias (receita mais abaixo).

tamarilho

A parte externa da polpa é consistente e carnuda, em contrapartida o centro tem uma textura muito macia, gelatinosa com sementes reduzidas comestíveis.

Conhecido pela sua alta quantidade de antioxidantes, serve para fortalecer o sistema imunológico e é especificamente bom para melhorar a visão.

Também é frequentemente aconselhado o consumo de tomate de árvore para controlar o colesterol e a pressão arterial elevada, além de ser incluído em dietas de perda de peso.

Benefícios do tomate de árvore -tamarilho

Benefícios do tamarilho:

  • Pode ser inserido nas dietas de emagrecimento, por possuir poucas calorias;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia na melhoria da visão;
  • Ajuda no controle da pressão arterial elevada e do colesterol;
  • Consuma a fruta fresca, em jejum, pode melhorar a gripe;
  • Trata problemas no fígado;
  • Possui efeito de laxativo suave;
  • Facilita o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Na forma de cataplasmas (pasta medicamentosa) quentes, a fruta e as folhas do tomate de árvore podem tratar a inflamação das amígdalas e outros problemas da garganta.

Esta fruta é rica em ferro e pode prevenir o desenvolvimento de anemia, porque é o principal mineral que faz parte dos glóbulos vermelhos. Além disso, a anemia é uma condição corporal que pode causar fraqueza e vários problemas para a saúde.

Ajuda a controlar a diabetes  – o ácido clorogênico presente no tamarilho ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue na diabetes tipo II. Tamarillo inclui excelentes antioxidantes, que podem reduzir o stresse oxidativo em órgãos como o pâncreas e o fígado. Comer a polpa do tamarilho ou consumir o sumo com o estômago vazio garantirá melhores resultados.

Óptimo para o coração – o potássio, um nutriente perfeitamente presente no tamarilho, ajuda a estabilizar os impactos prejudiciais dos altos níveis de sal no coração. Ele fornece magnésio para o bom desempenho do sistema cardiovascular. Da mesma forma, esta fruta inclui alto teor de fibras que ajuda a restringir a absorção do mau colesterol no organismo.

Devido às suas excelentes propriedades antioxidantes, ajuda a reduzir o stresse oxidativo que, de outra forma, poderia resultar em acidente vascular cerebral.

Visão  – os frutos do tamarilho são excelentes para manter a visão saudável. A vitamina A traz de volta a humidade das membranas dos olhos, que funcionam como uma barreira para bactérias e vírus. Ele protege os olhos contra infecções e reduz os danos de doenças oculares, como catarata e degeneração macular.

Informação nutricional do tamarilho

Por cada 100g, o tamarilho fornece cerca de 35 calorias, sendo tal como o tomate, um alimento apto para dietas alimentares que exijam baixo consumo de calorias.

Benefícios do tomate de árvore

Geleia de Tamarillo

Ingredientes:
  • 2 kg de tamarilhos
  • 900 g de açúcar
  • Sumo de meio limão
Modo de preparação:
  1. Prepare uma tigela com água e pedras de gelo.
  2. Leve ao lume uma panela grande com bastante água, assim que a água ferver coloque tamarilhos dentro da água, essa etapa é muito rápida, não é preciso contar o tempo, mas aproximadamente 15 segundos é o suficiente.
  3. Com uma escumadeira retire os tamarilhos da água e coloque na água gelada.
  4. Repita o processo até que todos tenham passado pela água a ferver, pode colocar vários de cada vez.
  5. Usando uma faca, puxe a pele do tamarilho começando pela parte próxima ao talo e a pele vai sair inteira. Descarte a pele e reserve os frutos.
  6. Coloque alguns frutos no liquidificador, adicione um pouco de água, o suficiente para bater até obter uma mistura homogénea.
  7. Coloque uma peneira sobre uma tigela grande e coe as frutas liquidificadas.
  8. Repita o processo de bater as frutas e coar até usar toda a polpa.
  9. Descarte as sementes que ficaram na peneira e coloque os líquidos numa panela.
  10. Leve ao lume e deixe cozinhar em lume brando durante 1 hora, mexendo com frequência.
  11. Adicione o açúcar e o sumo de limão, mexa bem e deixe cozinhar até ficar com ponto de geleia. Lembre-se que ela ficará um pouco mais firme depois de fria.
  12. Coloque a geleia ainda quente em frascos de vidro esterilizados, vire de cabeça para baixo e deixe-os assim até que que eles estejam em temperatura ambiente.

Salmão Frito com Salsa de Tamarillo

Delicadamente, corte uma cruz no final de cada tamarillo. Em seguida, mergulhe em água a ferver durante um minuto.

Escorra a água quente e enxague em água corrente fria até que arrefeça o suficiente para aguentar. Descasque e descarte a pele.

Corte os tamarillos ao meio, depois divida-os em pequenos pedaços. Transfira-os para uma tigela.

Corte em cubos a cebola e pique o coentro. Adicione-os à tigela com os tamarillos.

Misture o xarope de ácer e o azeite e deixe de lado.

Tempere as porções de salmão com sal e pimenta e cubra-as levemente com um pouco de azeite.

Coloque-os num grelhador quente e cozinhe-os conforme desejar.

Para servir, coloque o salmão frito num prato e cubra com a salsa de tamarilho. Sirva imediatamente.

tamarillo

O tamarilho (tomate de árvore) pode ser consumido na sua forma natural, cru, mantendo todas as suas propriedades e benefícios. A casca pode ser retirada e pode-se consumir a fruta cortando-a em pedaços ou ao meio.

 

4.7 / 5. Votos: 43

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 10
    Shares

2 comentários “Tamarilho – Benefícios do tomate de árvore

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *