O que é melhor sumos ou batidos ?

Os batidos, são uma mistura de vários ingredientes em que se aproveita tudo (como uma sopa). Nestes conseguimos obter a fibra além dos nutrientes o que permite uma digestão mais lenta, menor estimulação da produção de insulina e uma sensação de saciedade mais prolongada (importante para quem pretende perder peso, para diabéticos ou para quem tem que vigiar os níveis de açúcar no sangue).

Os batidos podem ser feitos num copo misturador e não requerem máquinas muito especializadas.

O sumo é a parte líquida dos frutos e vegetais! Obtemos a sumo, assim que removemos toda a polpa (fibra) da fruta ou vegetais, com a ajuda de uma centrifugadora. Ainda que a fibra seja boa para o nosso trânsito intestinal, esta não contém qualquer valor nutricional.

Logo, o sumo é uma infusão de vitaminas, minerais, enzimas e antioxidantes que é absorvido muito facilmente e quase de imediato após a ingestão, fornecendo energia quase imediata, permitindo desintoxicar, nutrir e regenerar o nosso organismo, sem sobrecarregar os órgãos internos com digestões demoradas.

Tanto os sumos como os batidos são extremamente revigorantes e energéticos trazendo muitos benefícios para o organismo. Eles promovem a saúde do organismo ao conter uma excelente dose de enzimas, vitaminas, minerais, hidratos de carbono, aminoácidos e fitonutrientes (nutrientes das plantas). Eles ajudam a reforçar o sistema imunitário, a desintoxicar o organismo, a aumentar a energia e bem-estar geral.

São também uma boa fonte de antioxidantes combatendo os radicais livres e contribuindo para um corpo mais saudável e jovem.

O que é melhor sumos ou batidos?

Benefícios no consumo de sumos e batidos:

  • Práticos – com o ritmo de vida que temos é bem mais pratico beber alimentos do que os comer (apesar da mastigação ser de extrema importância e não deve ser substituída))
  • Portáteis – o ideal é consumir na hora, pois com o passar do tempo os sumos e batidos vão perdendo propriedades, mas podem ser consumidos até 24 horas após a sua preparação. Desde que bem refrigerados e acondicionados em garrafas de vidro (de preferência).
  • Hidratantes – elevado teor de água, muitas pessoas não consomem água suficiente no dia a dia e um sumo ou batido é uma excelente forma de aumentar a ingestão diária de líquidos.
  • Aumentar o consumo de vegetais e frutas cruas – principalmente para aqueles que não consomem em outras refeições.
  • Snacks perfeitos e equilibrados – snack ideal entre refeições

Que ingredientes usar nos batidos?

Verduras
Acelgas / Aipo / Alface / Couves / Erva fresca de trigo ou de cevada / Ervas aromáticas / Espinafres / Nabiças / Pepino / Rebentos e germinados.

Frutas
Abacate / Ananás / Banana / Citrinos / Frutos Silvestres / Maçã / Manga / Melancia / Melão / Meloa / Papaia / Pêra / Pêssegos / Uvas.

Base líquida (para os batidos)
Água / Água de Coco / Chás e Infusões / Leites Vegetais / Sumos naturais.

Gorduras saudáveis
Abacate / Manteigas de Oleaginosas ou Sementes / Óleo de Linhaça ou de Cânhamo / Óleo de Coco.

Proteínas vegetais
Manteigas de Oleaginosas ou Sementes / Proteínas Vegetais Isoladas de Arroz, Ervilha ou Cânhamo / Sementes de Chia ou Cânhamo.

Extras
Açaí / Cacau / Caiena / Canela / Clorela / Erva de Trigo e de Cevada / Gengibre / Maca / Pólen de Abelhas / Sementes de Chia, Linhaça ou Cânhamo / Spirulina.

batidos

Naturalmente, toda a gente sabe que é sempre preferível consumir qualquer sumo ou batido natural na hora, logo após a sua preparação. Não obstante, a vida agitada e atarefada que a maior parte das pessoas hoje em dia tem, obriga-nos muitas vezes a abrir algumas excepções e a preparar aquilo que vamos consumir com alguma antecedência.

Se pretendem preparar sumos e batidos para transportar ao longo do dia, então optem sempre pelas garrafas e frascos de vidro, em vez do plástico!

É que os recipientes plásticos, vão libertando substâncias tóxicas, especialmente quando expostas ao sol, além do facto chato de alterarem o sabor dos sumos e batidos. Optem sempre pelo vidro, que preserva melhor os sabores autênticos e atrasa os processos de oxidação dos sumos.

Apertem sempre muito bem a tampa e se for Verão, optem por transportar-los em bolsas térmicas para conservar melhor a frescura!

Agitar sempre antes de beber para voltar a envolver os ingredientes.

RECEITA DE BATIDO

Ingredientes

  • 1 manga aos cubos
  • 2 laranjas cortadas
  • 1/4 de cenoura cortada
  • 1 colher de açafrão
  • 1/2 colher pequena de camu camu
  • água fria

Modo de preparação

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Depois é só desfrutar.

Os sumos e batidos de vegetais, com frutas e legumes, são saudáveis, mas há uns mais calóricos do que outros. Os batidos podem ser tão eficazes para ajudar a manter um peso equilibrado como uma dieta com equilíbrio em hidratos de carbono e gordura.

Não só é importante o tipo de batido que bebemos, mas também a altura do dia em que o fazemos. Nem todas as horas são boas e não devemos viver só à base dos batidos e sumos naturais.

Para mantermos a proporção certa entre as calorias consumidas e a nossa energia corporal temos de fazer uma alimentação saudável, combinada com os sumos e com atividade física.

O que é melhor sumos ou batidos ?
4.7 (93.85%) 52 votos

4 Comentários

  1. Catarina Melo || 10 Novembro, 2018

    Batido com fruta, spirulina e sementes dá-me energia e boa disposição para todo o dia!

  2. Camila || 25 Setembro, 2018

    todas as manhãs tomo o meu batido antes de ir para o ginásio

  3. Olga || 18 Junho, 2018

    Todos os dias bebo um batido de beterraba, cenoura e laranja e adorooo

  4. Pedro || 5 Maio, 2018

    o meu sumo natural de laranja sempre ao levantar 🙂

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*