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Os benefícios dos sumos de fruta naturais

Os sumos de fruta têm muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades nutricionais, teor de fibras, propriedades hidratantes e teor de frutose.

Também ajudam a manter um bom trânsito intestinal e têm uma acção depurativa e desintoxicante sobre o corpo.

Actualmente, a dieta moderna é cada vez mais pobre em micronutrientes (alimentos refinados, agricultura intensiva, sem solo,…) e queimamos muito rapidamente os poucos micronutrientes que conseguimos assimilar (stress, poluição, sono de má qualidade, tabagismo…).

Consumimos muitas calorias vazias: existem proteínas, hidratos de carbono e lípidos em quantidade, mas excessivamente poucos destes micronutrientes (vitaminas, minerais, oligoelementos,…).

A fruta é um alimento indispensável em qualquer dieta equilibrada e, de acordo com as orientações da nova pirâmide alimentar, devemos comer três peças diariamente.

O que é que os sumos de fruta e de vegetais fornecem?

Os sumos de fruta e vegetais ajudar-nos-ão a compensar certos deslizes na nossa dieta diária e a compensar certos consumos excessivos, fornecendo-nos grandes quantidades de:

Vitaminas – Indispensável para muitas reacções bioquímicas no nosso corpo (mais informação aqui)

Minerais – Indispensável como elemento estrutural e co-factor de muitas reacções químicas no nosso corpo.

Enzimas – Raramente são encontradas noutros locais, permitem a digestão, a destruição, a reconstrução,… são os braços armados de todas as reacções no nosso corpo: a cola e a tesoura!

Ajudarão a digestão, limparão o intestino, melhorarão a assimilação de nutrientes, permitirão a síntese de proteínas, a destruição, evacuação e reconstrução de tecidos danificados, etc.

Fibra solúvel (prebiótica) – Não confundir com fibras insolúveis (interessantes para a saúde mas que, em quantidades demasiado grandes, criam inchaço e/ou irritam o intestino), estas fibras macias alimentam a nossa flora intestinal (probióticos) e promovem a assimilação de nutrientes do intestino para a corrente sanguínea.

Anti-oxidantes – Algumas são vitaminas, outras não. Ajudam a lutar contra o envelhecimento celular e a proteger as nossas células.

Uma maneira rica e saudável de ingerir fruta são os sumos naturais

Os sumos de kiwi, maçã, morango, melancia, papaia, pêra e pêssego, são os menos ricos em calorias.

Os que têm mais fibra são os de manga e framboesa, sendo aconselhável também sempre que possível adicionar a casca da fruta nos sumos.

sumos de fruta

Geralmente os sumos que ajudam a emagrecer ajudam também a fazer uma limpeza no organismo, eliminando impurezas e melhorando o funcionamento intestinal.

Com isso aumenta a disposição para trabalhar, estudar melhora e muito a hidratação do corpo, ajudando também o sistema imunológico a prevenir diversas doenças.

Fáceis de fazer e saborosos de ingerir, os sumos naturais só tem de juntar frutas a gosto com leite ou água, bater bem no liquidificador, adicionar gelo se preferir e já está.

Eis alguns dos principais erros no consumo de sumos naturais:

  • Várias peças de fruta num único sumo (muitas vezes, mais do que a dose diária recomendada)
  • Ao esmagar a fruta, destroi a fibra insolúvel
  • Sem a fibra, o organismo fica à mercê dos efeitos da frutose
  • Sem a fibra, os sumos são absorvidos imediatamente
  • Sem a fibra, a quantidade de açúcar existente na fruta é convertida em frutose líquida, sendo esta perigosa para o fígado e responsável pelo aumento do risco de diabetes tipo II

Sumo de maçã, beterraba e cenoura

Ingredientes:

1 chávena de água fria
1 beterraba pequena
1 cenoura média
1 maçã vermelha com casca
1 colher de chá de sementes de chia

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador pela ordem indicada acima, triture bem e beba de imediato.

sumo de beterraba

Explicamos qual o sumo a preparar em função dos resultados que se pretende obter:

  • Energia – para recuperar da fadiga ou para tomar antes de fazer desporto ou como pequeno-almoço, o melhor é sumo de banana e abacate.
  • Contra a anemia – a maçã, que ajuda o corpo a fazer glóbulos vermelhos, e as amoras, ricas em ferro, são dois frutos ideais para lutar contra a falta de ferro no corpo.
  • Contra a obstipação – para regular o trânsito intestinal, o sumo de ananás e de maçã será o seu melhor aliado. Também se pode adicionar kiwi.
  • Desintoxicação – as uvas e os morangos são dois excelentes frutos para dietas de desintoxicação.
  • Relaxamento – a banana e o kiwi são ricos em magnésio, que é necessário quando se está em stress. Além disso, as bananas são ricas em triptofano, um aminoácido utilizado pelo cérebro para relaxar o sistema nervoso e induzir o sono.

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