Semente de Chia emagrece, rejuvenesce e previne doenças 2

Semente de Chia emagrece, rejuvenesce e previne doenças

A semente de chia fazia parte da alimentação dos maias e dos astecas.

O seu poder nutricional já era conhecido por esses povos, que a usavam para repor a energia.

A chia é uma planta herbácea originária do México e Guatemala, que tem sido cada vez mais aconselhada para consumo humano, devido ao seu alto conteúdo em proteínas, fibras e outros nutrientes.

Estas sementes de forma oval com 2mm de comprimento, eram consideradas um super alimento para os incas e maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas.

O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valiam mais do que o próprio ouro.

As sementes de chia têm ganho fama devido aos seus efeitos sobre a dieta, favorecendo o emagrecimento.

A semente de chia está enquadrada no grupo dos cereais e contém uma grande quantidade de fibras, proteínas e ómega 3 que ajudam ao bom funcionamento dos intestinos.

Existe semente de chia de várias cores e se elas forem colocadas num recipiente com água elas captam as moléculas de água e formam uma espécie de gelatina, muito benéfica para a saúde.

Estas sementes de forma oval com 2mm de comprimento, são oriundas do México e Guatemala, e eram consideradas um super alimento para os incas e maias, sendo que os seus guerreiros alimentavam-se alguns dias só com estas sementes em tempos de batalhas.

O significado de Chia é “força”, pela energia que proporciona e naquela época valiam mais do que o próprio ouro.

Semente de Chia emagrece, rejuvenesce e previne doenças 3

A indicação dos nutricionistas é comer duas colheres de sobremesa de chia diariamente, quantidade suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e reduzir a sensação de fome. Deve ser ingerida 30 minutos antes das refeições.

As semente de Chia são o sonho de quem faz dieta

Além de acabar com o inchaço do corpo, combater os níveis do mau colesterol e ajudar na prevenção da pressão alta, a semente de chia é uma aliada na hora de perder peso.

Eliminam a fome por aumentarem o seu volume evitando assim o desejo de ingerir mais alimentos e além disso limpam o corpo das toxinas dos intestinos.

Benefícios da semente de chia

As sementes de Chia regulam o seu sono

As sementes de Chia são bolas de triptofano em miniatura. Este aminoácido aumenta os níveis de melatonina e serotonina, duas hormonas que contribuem para o sono repousante.

As sementes de Chia estabilizam os níveis de açúcar no sangue

A elevada quantidade de fibra nas sementes de chia atrasa a conversão de hidratos de carbono em açúcar e açúcar em gordura durante a digestão. Isto ajuda a estabilizar os seus níveis de açúcar no sangue.

As sementes de Chia são ricas em fibra

As sementes de Chia são uma importante fonte de fibra. Esta semente muito popular não deve, portanto, ser negligenciada numa dieta variada.

O teor de fibra das sementes de chia é impressionante com 34 gramas de fibra solúvel em cada porção de 100 gramas de sementes de chia.

As propriedades mucilaginosas das sementes de chia, ou seja, o facto de permitirem a absorção de fibras pelo organismo, tornam-nas um produto ideal para aumentar a ingestão de fibras, particularmente para pessoas que sofrem de obstipação ou irregularidade.

As sementes de Chia são uma boa escolha sem glúten e sem ovos

Algumas pessoas alérgicas ou intolerantes ao glúten e/ou aos ovos têm por vezes dificuldade em encontrar alimentos compatíveis com as suas necessidades dietéticas.

Para eles, as sementes de chia são um excelente ingrediente a acrescentar à sua dieta.

As sementes de chia são sem glúten e podem substituir os ovos em todos os tipos de receitas graças à gelatina que se forma à volta das sementes quando embebidas em água ou líquido.

As propriedades protetoras do cérebro da chia

Há vários alimentos que ajudam a proteger o seu cérebro. A Chia é certamente uma delas. As sementes de Chia contêm entre 15% e 17% de ómega-3 sob a forma de ácidos alfa-linolénicos.

As sementes também contêm ácidos ómega-6.

As gorduras polinsaturadas, tais como ómega 3 e ómega 6, ajudam a mantê-lo saudável de muitas maneiras.

Ajudam a construir e manter as membranas celulares e ajudam o funcionamento correcto do cérebro.

Sementes de Chia para aumentar a sua capacidade física

As sementes de Chia poderiam ajudá-lo durante um esforço físico intenso e prolongado, um grande benefício para a saúde!

O consumo de proteínas e hidratos de carbono é central para a dieta de um desportista.

As sementes de Chia são, portanto, um elemento muito interessante para aumentar as suas capacidades físicas durante um treino sustentado ou prolongado.

No caso de refluxo gastroesofágico, colocar 1 colher de chá de sementes de chia num pouco de água, mexer e beber de imediato. Aguardar uns minutos e depois beber 1 copo cheio de água.

Ajudam a absorver o excesso de ácido.

Sementes de chia preto e branco: qual é a diferença?

No supermercado, pode encontrar sementes de chia preta ou branca. Ambos são facilmente permutáveis nas receitas e é difícil identificar as diferenças nutricionais entre os dois.

No entanto, algumas pessoas acreditam que as sementes de chia branca são mais ricas em nutrientes porque estão completamente amadurecidas.

Diz-se também que os negros têm um gosto mais forte do que os brancos.

Há muitas maneiras de preparar as sementes da chia. Pode comê-los em smoothies, pudins, produtos cozinhados, iogurte ou geleia.

4.7 / 5. Votos: 79

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *