7 Dicas simples para perda de peso saudável 1

7 Dicas simples para perda de peso saudável

A maneira mais saudável para perda de peso, ainda é a famosa dieta prescrita por um profissional, associada a exercícios físicos.

Para emagrecer com saúde é indispensável que o corpo gaste mais calorias do que consome.

É por essa razão que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são ajustar hábitos alimentares e praticar actividades físicas.

Mas isso deve ser feito de forma gradual e com uma alimentação saudável e variado.

O excesso de peso deve ser apontado não como um problema principalmente estético, mas sim como uma questão de saúde pessoal.

Além dos próprios malefícios provocados pelo excesso de gordura corporal, o indivíduo com excesso de peso também se vê permanentemente exposto a outros problemas de saúde.

O excesso de peso e a obesidade estão frequentemente associados a uma dieta pouco saudável e ao sedentarismo.

perda de peso saudável

Tome sempre o pequeno almoço

Comece o dia com um bom pequeno almoço e o seu corpo irá agradecer por isso.

Todas as refeições são importantes, mas começar o dia ingerindo bons alimentos ajuda a acelerar o metabolismo e ter mais energia durante o dia.

Coma várias pequenas porções ao longo do dia

O acto de comer é um acto psicológico, que envolve sentimentos e outras questões que vão além do estômago.

Quando falamos em perda de peso, é importante manter o corpo sempre activo, comendo em intervalos e porções menores. E, melhor ainda, ajuda a evitar a gula.

Evite bebidas industrializadas

Alguns estudos demonstram que as pessoas que tinham o hábito de beber refrigerante e outras bebidas industrializadas carregadas de açúcar, tinham 70% a mais cintura do que aqueles que não consumiam regularmente essas bebidas.

Prefira água e chás sem açúcar o que vai fazer a diferença na hora de se pesar. O chá de hibisco, de cavalinha ou chá verde têm uma acção termogénica ou drenante.

Dicas simples para perda de peso saudável

Evite fazer refeições líquidas

Substituir refeições por shakes, smoothies e outras bebidas podem até acelerar a perda de peso, mas cuidado, apesar de serem ricas em nutrientes, não devem substituir as principais refeições.

O organismo absorve tudo facilmente e assim rapidamente estará com fome novamente.

Evite fritos e salgados

Para além dos produtos açucarados deve-se deixar de comer folhados, croquetes, rissóis, batatas fritas e ainda molho para saladas de supermercado, sandes de pão branco e charcutaria.

Para ficar saciado, consuma alimentos ricos em proteínas de qualidade como peixes e moluscos, carne magra, ovos e frutos oleaginosos como as nozes, avelãs, amêndoas e pinhões.

Leve marmita para o trabalho

Almoçar em cafés ou pastelarias costuma ser a escolha da maioria das pessoas para economizar tempo, mas esta atitude atrapalha na perda de peso.

Quando falamos em hábitos saudáveis, o melhor a fazer é confeccionar a sua comida e levar para almoçar.

Porções calculadas, a dose certa de sal, menos conservantes e uma alimentação equilibrada, sem ter o perigo de cair em tentação, é a melhor forma para perder peso com saúde (e ainda economizar dinheiro).

Tenha uma boa noite de sono

A ciência diz que uma má noite de sono pode causar desequilíbrios hormonais, que podem modificar o nível de saciedade do corpo e fazer com que sinta vontade de comer, quando na verdade não precisa.

Quando se fica muito tempo acordado, a sensação de fome e apetite aumentam.

Para alcançar estes benefícios, não adianta simplesmente dormir a quantidade de horas necessárias, mas, sim, ter um sono com qualidade.

Para isso, é importante, respeitar o horário de sono, evitando trocar a noite pelo dia, ter um ambiente sem barulhos e com pouca luz e evitar beber bebidas estimulantes após às 17h, exemplo do café.

perda de peso saudável

Prepare-se e não desanime. Tenha em mente que em qualquer processo de mudança de hábitos alimentares o sucesso pode demorar até acontecer.

Vai ter, seguramente, várias fases de desânimo e momentos de insucesso em que lhe vai apetecer desistir.

Aprenda a lidar com estes momentos. No final deste processo pretende-se que tenha menos peso, mas essencialmente, que tenha mais saúde e aprenda a gostar do seu corpo.

2.5 / 5. Votos: 4

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *