Tomar o pequeno-almoço ajuda a emagrecer e reduz em 50% o risco de sofrer de obesidade
Comece bem o dia com o pequeno-almoço certo
O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia, ou seja, ocorre depois de um longo período de jejum que caracteriza uma boa noite de sono.
Quando não se toma o pequeno-almoço, o metabolismo baixa, e o açúcar no sangue diminui.
Como resultado, fica-se com mais fome e com menos energia durante o dia, isso vai fazer com que tenhamos uma grande vontade de comer alimentos de alto valor calórico, ou grandes refeições, para repor os níveis de açúcar no sangue.
Pequeno almoço para emagrecer
Actualmente já são vários os estudos onde se demonstram os benefícios de tomar o pequeno-almoço diariamente. Por outro lado, sabemos que existe uma percentagem de pessoas que omite esta refeição e sabemos também que parte dessas pessoas são crianças e adolescentes.
Quem nunca sentiu suores frios, sensação de desmaio, mal-estar e má-disposição geral, impaciência, dores de cabeça durante o período da manhã?
Crie o hábito matinal de reservar alguns minutos da agenda diária para tomar o seu pequeno-almoço sem pressas.
É aconselhável estimular gradualmente o apetite em dias ou semanas consecutivas, começando por alimentos leves, a gosto e em pequenas quantidades, aumentando-as gradualmente.
Quem não tem apetite ou não consegue comer logo após acordar, não deve forçar.
Nesta refeição deve obrigatoriamente fazer parte determinados grupos alimentares como a fruta fresca da época, o pão escuro e flocos de cereais pouco açucarados, o leite ou iogurte, sem esquecer a imprescindível água ao iniciar o dia.
O que deve consumir:
Cereais e derivados: como o pão, bolachas ou cereais. São ricos em fibra, importante na prevenção de alguns tipos de cancro e fundamental para o bom funcionamento do tubo digestivo. No caso do pão, deve optar-se por pão de mistura e ter em atenção o que usamos para o rechear.
Lacticínios: Como o leite ou os iogurtes (líquidos ou sólidos). São uma excelente fonte de proteína e ricos em cálcio. Dietas ricas neste mineral atenuam a acumulação de gordura e consequentemente aceleram a perda de peso e de gordura.
O leite deve ser simples, meio gordo e os iogurtes devem ser naturais ou de aromas, sem adição de edulcorantes.
Frutas: Óptima fonte de vitaminas e minerais. Uma boa escolha devido ao seu índice glicémico moderado. Devemos ter em conta a sua sazonalidade.
As bananas são muito saciantes, ricas em amido, quanto mais verdes melhor. Têm potássio e ajudam a baixar a tensão arterial de uma forma natural.
Papas de Aveia: A aveia é um tipo de fibra que ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, tem ómega 3, potássio e ácido fólico.
Evite as aveias com sabores, porque o mais provável é conterem açúcar.
É muito mais saudável se usar um fio de mel para adoçar e decorar com fruta fresca ou frutos secos, como nozes e amêndoas.
A escolha dos alimentos para esta refeição deve ser ajustada às necessidades de cada pessoa, devendo também ter-se em consideração o gosto e preferências pessoais, a presença de patologias ou situações específicas, como alergias ou intolerâncias alimentares.
Mesmo que vá a comer pelo caminho, no transporte, etc, sempre é melhor do que ficar sem comer até ir ao café horas depois.
Mas a melhor solução é mesmo levantar 10 minutos mais cedo para desfrutar de um bom pequeno-almoço com tranquilidade.
Não saio de casa sem o meu pequeno almoço.