Como emagrecer com saúde

Se está acima do peso e quer emagrecer, mas sem prejudicar a saúde, pode adoptar algumas dicas que vão ajudar a emagrecer com saúde.

O nosso cérebro gosta de variedade e também de uma certa rotina. Procure tomar pequeno almoço, almoçar e jantar com certa regularidade, respeitando a sua fome e tentando ouvir os sinais de satisfação e saciedade.

Se prestar atenção nesses pequenos detalhes, verá que não precisa de uma enorme quantidade de comida para se satisfazer.

E quando o corpo está nutrido, diminuem os episódios de exagero, que costumam ser carregados de culpa e muita frustração.

Em resumo, podemos afirmar que uma das chaves para saber como emagrecer com saúde é fazer as pazes com a comida e aliar uma mudança alimentar com novos comportamentos.

Como emagrecer com saúde

# Reduza a ingestão de hidratos de carbono

Reduzir a ingestão de hidratos de carbono pode ajudá-lo a perder peso. Alimentos ricos em açúcares adicionados têm, em geral, muitas calorias vazias (aquelas que não trazem qualquer benefício ao nosso corpo), logo o melhor é deixá-los fora do menu.

Estes são os açúcares presentes, por exemplo, nas bolachas, bolos e refrigerantes e não os que se encontram naturalmente nos alimentos (como a frutose).

Opte por cereais integrais, leguminosas secas e tubérculos, que são hidratos de carbono complexos que lhe vão fornecer a energia de que precisa.

# Faça exercício físico

O exercício físico é fundamental para uma vida saudável e com energia. Procure ser activo e não se deixar encantar pelo sofá. Agora que o Inverno está à porta, pode querer considerar inscrever-se num ginásio ou, até, usar o interior da sua casa para se exercitar.

Como emagrecer com saúde

# Coma de 3 em 3 horas

Não fique muito tempo sem comer, pois isso pode tornar o metabolismo mais lento e ainda aumentar o consumo alimentar nas próximas refeições. O ideal é comer de 5 a 6 refeições pequenas por dia.

Um grande segredo para o emagrecimento é comer a cada 3 horas, nunca ficar com fome e ter horários regulares para comer.

# Beba água

A água é essencial ao funcionamento do nosso organismo e auxilia também a eliminar o excesso de peso. Os rins recebem, pela manhã, todas as toxinas libertadas de madrugada pelo fígado para serem, finalmente, eliminadas na urina.

Beber água é fundamental para manter o metabolismo a funcionar e auxiliar também na digestão e no sono.

# Evite o excesso de sal e prefira temperos naturais

Utilize temperos naturais como cúrcuma, pimenta do reino, açafrão, alecrim, orégãos, tomilho, salsa, cebolinho, manjericão, etc. A cúrcuma e o açafrão são poderosos antioxidantes, adicione às preparações uma pitada de algum deles combinados com pimenta do reino.

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# Coma mais Fibras

Coma salada crua todos os dias, pelo menos 3 porções de frutas frescas, prefira os ingredientes integrais e adicione sementes, como linhaça e chia, ou cereais ricos em fibras como aveia e granola sem açúcar.

As fibras estimulam o funcionamento intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas. Para ter o efeito desejado, deve-se aumentar o consumo de água, evitando dessa forma, a obstipação.

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# Mantenha uma rotina para o sono

Um estudo concluiu que o cérebro cansado, privado de sono, tende a desejar alimentos gordurosos e muito calóricos. Ou seja, o nosso centro de recompensa do cérebro activa “desejos” e “vontades” não muito saudáveis quando privamos o corpo do sono.

É fundamental manter uma rotina para dormir, acordar e comer. Isso faz com que o seu organismo funcione melhor e contribui eficazmente para o seu bom ânimo durante o dia

Conheça alguns benefícios dos sono:

  • Aumenta a disposição tanto para o trabalho quanto para actividade física
  • Aumento de concentração
  • Estimula a memoria
  • Melhora o humor
  • Evita a obesidade

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