Hidratos de carbono, proteínas e gorduras
A nossa alimentação requer 60% de hidratos de carbono , 25% de proteínas e o restante de gorduras.
Os hidratos de carbono, proteínas e gorduras são 3 dos elementos básicos e importantes para a saúde que devem estar presentes no prato todos os dias para manter uma alimentação saudável e equilibrada.
A alimentação deve ser variada, colorida e ter proporções adequadas, proteínas e lipídios, distribuídos entre quatro a seis refeições diárias.
São responsáveis pelo fornecimento de energia para que o corpo funcione e estão presentes nos seguintes alimentos:
- Hortaliças A (folhas)/B (legumes) e C (batata, inhame), cereais, macarrão, frutas, leguminosas.
As proteínas são importantes para a construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, anticorpos e fornecimento de energia. E estão presentes nos seguintes alimentos:
- Carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, iogurtes, soja, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) e embutidos/frios.
As gorduras ajudam a manter os seus vasos sanguíneos elásticos, alimentam o eu cérebro e nutrem o sistema nervoso .
Os hidratos de carbono estão presentes nos seguintes alimentos :
Frutos secos, sementes e no peixe, estas são chamadas as gorduras boas, essenciais para o organismo.
Uma alimentação equilibrada deve proporcionar os macro e micronutrientes essenciais e garantir a manutenção de nossa saúde.
Todos necessitamos de uma pequena porção de gordura na nossa alimentação, mas devemos escolher com cautela e moderação. Alguns tipos de gordura, em especial as gorduras saturadas, aumentam o risco de doenças coronárias devido ao aumento da concentração de colesterol no sangue.
A gordura fornece energia, ácidos gordos essenciais e vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E e K), além de desempenhar varias outras funções no organismo humano.
As gorduras desempenham um papel insubstituível como substâncias de reserva e de apoio mecânico a tecidos e órgãos protegendo-os dos choques físicos. São de extrema importância no isolamento térmico e regulação da temperatura corporal.
Parece evidente que não é possível viver com saúde sem consumir uma pequena quantidade de gordura na alimentação, mas nada de excessos ou arrisca-se a ter de lutar a vida inteira para se ver livre delas!
A gordura em excesso é extremamente prejudicial ao organismo, mas não é só de quantidades que se trata.
A qualidade da gordura é extremamente importante, ou seja, não é apenas necessário consumir pouca gordura, é preciso consumir as gorduras certas.
tento adoptar uma alimentação saudável