Benefícios da Levedura de Cerveja

A levedura de cerveja, ou levedo de cerveja é o fermento de um fungo de nome Saccharomyces cerevisiae, utilizado na fermentação da cerveja.

A levedura de cerveja é uma excelente fonte de proteínas, com todos os aminoácidos essenciais, é de fácil digestão e possui diversas vitaminas e sais minerais, indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

A levedura é considerada por muitos nutricionistas como um dos alimentos bastante ricos que a natureza nos oferece. Deve essa reputação ao facto de ser uma excelente fonte de proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos.

É ainda um alimento com um importante teor de ferro orgânico.

Existem vários tipos de levedura, mas a que mais se destaca pelo seu valor nutritivo é, sem dúvida, a levedura de cerveja, resultante do fabrico desta bebida.

Alguns benefícios da levedura de cerveja:

  • Melhorar a memória
  • Regular o funcionamento intestinal
  • Combater o stress e a fadiga
  • Fortalecer o sistema imunológico protegendo de doenças
  • Proteger os nervos
  • Desintoxicar o organismo

Levedura de Cerveja

Levedura de Cerveja foto

São também muitos os nutricionistas que escolhem a levedura de cerveja como adjuvante nas dietas de emagrecimento. Segundo estes, a referida levedura deve ser misturada com líquidos e tomada antes das refeições, com o objectivo de diminuir o apetite, devido ao seu valor proteico.

Levedura de Cerveja

Para além disso, os nutrientes da levedura de cerveja ajudam a colmatar algumas deficiências que possam existir em algumas dietas de emagrecimento mais carenciadas.

Assim como a carne, a levedura de cerveja também oferece grande quantidade de proteínas, mas com a vantagem de não conter colesterol e gordura. Por isso é recomendado para as pessoas que precisam de proteína, mas têm dietas restritivas, como vegetarianos, por exemplo.

As propriedades da levedura são controlar o apetite, regular o metabolismo, incentivando e ajudando a queimar gordura e emagrecer quilos.

Informação nutricional dos flocos de levedura de cerveja/100g:

Valor energético: 432Kcal

Proteínas: 51,1g Lípidos:

4,0g Fibra: 22,0g

Ácido fólico: 4400ug

Vitamina B12: 44ug

Ferro: 5,0mg

Sódio: 0,07g

As suas funções influenciam o corpo a oferecer melhor digestão e também a controlar o mesmo para eliminar as toxinas e fazer emagrecer além de desinchar a barriga.

A levedura de cerveja desenvolve uma acção desintoxicante que é muito importante para o organismo eliminando de forma mais intensa as substancias nocivas, além de fortalecer o sistema imunológico e os nervos.

Levedura de Cerveja

Esses efeitos no organismo só são possíveis porque o levedo é rico em fibras, aminoácidos (formadores das proteínas), vitaminas, sobretudo as do complexo B e sais minerais, possui também um alto teor de ferro orgânico.

A forte presença do mineral cromo faz com que seu sabor seja amargo e é muito importante no metabolismo do açúcar.

Quantidade recomendada – Uma colher de café é uma boa medida para começar, dobrando a dose a cada dois ou três dias até atingir a dose recomendada de uma a duas colheres de sopa por dia.

Pode encontrar este suplemento alimentar em casas de produtos naturais, disponível sob diversas formas: em pó ou flocos, que deve adicionar na comida (não deve cozinhar a levedura de cerveja, pois caso contrário, perderá o seu teor de vitaminas), comprimidos ou cápsulas, ou líquida (que poderá juntar a sopas, sumos, etc.).

Levedura de Cerveja

Benefícios da Levedura de Cerveja
4.7 (93.33%) 21 votos

3 Comentários

  1. Marco M || 18 Fevereiro, 2017

    Visite a loja de capsulas de café em: gostei do artigo, visite a minha loja de Maquinas cafe. Aqui encontra os melhores artigos para o melhor café.

  2. Jorge Santos || 22 Abril, 2016

    Produto maravilhoso, recomendo

  3. Alice || 22 Abril, 2016

    Desconhecia, decidi comprar depois de ler o artigo e estou surpreendida com os resultados

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*