Digerir fácil – combinações alimentares
A forma como combinamos os alimentos na composição da refeição condiciona a sua digestibilidade.
Os alimentos crus no início da digestão estimulam a libertação de enzimas digestivas, facilitando todo o processo digestivo
Os cereais e as proteínas animais necessitam, para uma digestão completa, de condições de acidez no estômago muito diferentes. As proteínas animais necessitam de um ambiente no estômago muito mais ácido que os cereais.
Se ingeridos em simultâneo a digestão do cereal no estômago, 1º passo do processo digestivo, não vai ser completamente feita.
Toda a digestão fica comprometida. A pessoa sente enfartamento, mais facilmente tem azia e gases, e engordará com mais facilidade.
A fruta crua é, em geral, de digestão muito fácil e rápida. Se comido no fim da refeição acelera o esvaziamento gástrico impedindo uma digestão correcta dos restantes alimentos de digestão mais demorada, o que torna o processo digestivo no duodeno e intestino muito difíceis.
Sente-se então digestão lenta, enfartamento e aumento do volume abdominal após as refeições.
Combinações alimentares ideais para uma digestão facilitada
1º – Iniciar a refeição com alimentos crus, Saladas de legumes com sementes germinadas
2º – Sopa de legumes
3º – Prato Carne acompanhada com legumes cozinhados e crus, Peixe acompanhado com algas, legumes cozinhados e crus, Leguminosas com cereais e legumes, Leguminosas com cereais legumes e algas
4º – Sobremesa de fruta cozinhada ou algumas oleaginosas