Como reforçar sistema imunitário no Outono com a alimentação

Com o frio, o nosso sistema imunitário tem mais dificuldades em fazer frente a todas as adversidades: vírus, bactérias, mudanças bruscas de temperaturas e uma alimentação rica em açúcar e gordura, motivada pelo frio e pelos dias mais cinzentos que nos levam a procurar alimentos mais calóricos.

Para ter um auxílio nesta tarefa, é essencial seguir uma alimentação variada e equilibrada!

Nesta altura, devido ao aumento das nossas necessidades energéticas, aumenta também o nosso apetite e tendemos a aumentar a ingestão de alimentos mais calóricos.

É com a chegada do frio que apetecem refeições tipicamente mais quentes e saciantes, como feijoada à transmontana, o cozido à portuguesa, chocolate quente, entre outros, cujo seu consumo deve ser controlado.

O QUE É O SISTEMA IMUNITÁRIO?

O sistema imunitário protege o organismo contra infecções e outras doenças, inclusivamente o cancro. É uma rede complexa de órgãos e células que têm como objectivo comum preservar a nossa saúde e bem-estar.

O seu bom funcionamento determina geralmente se uma pessoa está saudável e enérgica ou se, pelo contrário, é mais propensa a adoecer e a estar debilitada.

O sistema imunitário proporciona-nos imunidade ou capacidade para resistir, combater e inclusive, conseguir derrotar e eliminar o “inimigo invasor”, protegendo-nos contra germes e microrganismos que connosco convivem de forma quotidiana. Estes podem ser grandes causadores de doenças, como também das nossas próprias células que por vezes se transformam em malignas ou cancerosas.

10 DICAS PARA FORTALECER O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO

Se deseja manter o seu sistema imunitário forte e saudável, eis as 10 dicas que deve seguir:

1 – Não fume;
2 – Tenha uma alimentação rica em frutas, vegetais e grãos integrais e evite as gorduras saturadas;
3 – Faça exercício físico com regularidade;
4 – Mantenha um peso saudável;
5 – Mantenha a pressão arterial sob controlo;
6 – Se consumir bebidas alcoólicas, beba com moderação;
7 – Durma o suficiente;
8 – Lave as mãos com frequência;
9 – Faça check-up de saúde com regularidade;
10 – Saiba gerir o stress.

reforçar sistema imunitário

ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES, IMPORTANTES PARA O REFORÇO DO SISTEMA IMUNITÁRIO:

 

  • ALHO

Estimula o sistema imunitário e tem propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e anti-virais.

 

  • BATATA DOCE

Tubérculo com um elevado valor calórico, rico em hidratos de carbono complexos – 100g de batata-doce contém cerca de 119kcal, 28g de hidratos de carbono, 8g de açúcares simples e 3g de fibra. É um alimento rico em potássio, vitaminas A, B1 e C.

Apresenta um elevado teor de antioxidantes, como carotenoides, antocianinas e ácidos fenólicos.

Contém ainda triptofano, um percursor de serotonina, a hormona do bem-estar e do bom humor.

Este alimento (assim como as cenouras) está ligado à prevenção do aparecimento de alguns tipos de cancro e ao combate ao envelhecimento.

 

  • GENGIBRE

Possui propriedades anti-inflamatórias, anti-bacterianas e antioxidantes. Aproveite para experimentar a nossa receita de chá de canela com gengibre.

Como reforçar sistema imunitário no outono com a alimentação

  • IOGURTE E LEITE FERMENTADO

Possuem probióticos que reforçam o sistema imunitário.

 

  • LARANJA

Claro está que a laranja é um dos alimentos que consta na lista da alimentação para fortalecer o sistema imunitário. Fonte de vitamina C e com grandes propriedades antioxidantes, este é, provavelmente, um dos alimentos mais conhecidos no que se refere ao fortalecimento do sistema imunitário.

Trata-se de uma fruta rica em flavonoides, um composto que promove a activação do sistema imunitário. Importa referir que toranjas e tangerinas também são boas opções.

reforçar sistema imunitário

  • OVOS, LEGUMINOSAS, SÉSAMO, NOZES, AMÊNDOAS E AMENDOINS

São alimentos com bom teor de zinco. Este mineral desempenha funções cruciais em diversos processos biológicos do organismo, sendo importante para o bom funcionamento do sistema imunológico.

É correcto dizer que há alimentos que enfraquecem de facto as nossas defesas?

O corpo é um sistema complexo e todas as partes estão ligadas. Não é em vão que, com as mudanças na dieta e do estilo de vida, as pessoas sofrem, cada vez mais de stress, colesterol, diabetes, hipertensão, artrites, problemas cardiovasculares e outras doenças ligadas ao sistema imunológico.

A alimentação, há muito que deixou de ser única e exclusivamente uma necessidade fisiológica. Passou a fazer parte dos vários meios que usamos para nos proteger de determinadas doenças.

A ciência moderna avançou e hoje sabemos que os factores nutricionais certos podem duplicar ou triplicar a capacidade de protecção do sistema imunitário, ou, ao contrário, podem agravar uma simples infecção. Por exemplo, uma simples gripe pode evoluir para doenças prolongadas mais sérias.

Devido ao aumento do consumo de alimentos transformados e aditivos e com todas as mudanças do nosso padrão alimentar, podemos dizer que a nossa alimentação compromete a nossa saúde.

O sistema imunitário desempenha a notável função de nos defender contra as doenças causadas por microrganismos. Sem este sistema de defesa estaríamos sempre doentes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *