Como Controlar o Desejo por Doces Durante a TPM: Dicas e Estratégias
A enorme vontade de comer doces está directamente ligado à baixa produção de serotonina no nosso corpo, uma hormona neurotransmissora presente no cérebro responsável por melhorar o humor e causar uma sensação de bem-estar.
A tensão pré-menstrual (TPM) ou síndrome pré-menstrual são sinónimos para um conjunto de sintomas que podem afectar as mulheres durante parte do seu ciclo menstrual. Irritabilidade, dores de cabeça, alterações de humo e cólicas menstruais são alguns exemplos descritos que fazem parte do quotidiano de muitas mulheres e, em alguns casos, interferindo muitas vezes nas suas actividades diárias.
O ciclo menstrual proporciona à mulher engravidar todos os meses e dura, normalmente, entre 25 e 35 dias. Ao longo do ciclo, um dos ovários da mulher liberta um óvulo e o endométrio – o revestimento interno do útero – aumenta de espessura para se aprontar para receber o ovo (o óvulo fecundado por um espermatozóide).
Caso não haja fecundação, o endométrio descama, iniciando a menstruação. E inicia-se assim um novo ciclo.
Este ciclo que acontece todos os meses é controlado pelas hormonas femininas. Pensa-se que são elas que também causam a tensão pré-menstrual. Normalmente, os sintomas da TPM ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e terminam quando esta começa. Toda a mulher em idade fértil pode ter TPM.
A sensação de prazer que se sente enquanto se come um doce está directamente ligada à produção de serotonina, substância responsável por melhorar o humor, causando sensação de bem-estar.
Funciona da seguinte forma: o açúcar de doces como o chocolate, por exemplo, é absorvido mais facilmente pelo organismo. Como a serotonina precisa de açúcar para ser produzida, ela entra no sistema circulatório em maior quantidade. Daí sentirmos a sensação de prazer quase que imediato quando se come qualquer tipo de doce.
A parte negativa é que o consumo exagerado de açúcar pode causar o efeito inverso. Alguns estudos apontam que o açúcar pode contribuir para a ansiedade e depressão. Isso acontece porque o consumo de hidratos de carbono simples (massas e doces) causa picos e quedas repentinos no nível de açúcar, causando uma sensação de fadiga e irritabilidade.
Confira alguns dos sintomas de TPM:
- Dores de cabeça e de costas;
- Irritabilidade;
- Tensão mamária (seios inchados e mais sensíveis);
- Cansaço;
- Dificuldade em dormir;
- Perturbações no sistema digestivo como cólicas, obstipação e diarreia;
- Dores musculares e nas articulações;
- Acne;
- Alterações no apetite e vontade anormal de comer alguns alimentos;
- Dificuldades de concentração;
- Alterações de humor, vontade de chorar, ansiedade e depressão.
Como controlar desejo comer doces durante a TPM
O que deve comer
Castanhas, nozes e frutos secos: fazer um mix com nozes e castanhas (preferencialmente com pouco ou sem sal) e frutos secos podem ajudar a combater a vontade incontrolável de comer doces, mas não exagere na dose, pois algumas castanhas e nozes são bastante calóricas.
Frutas doces: as frutas mais doces como banana, manga e dióspiro são alternativas naturais para comer em vez dos doces industrializados.
Alimentos ricos em magnésio: vegetais verde-escuros, aveia, figo e ameixas, beterraba e alcachofra.
Alimentos ricos em ómega 3: atum, salmão, sardinha, arenque e sementes de linhaça. Melhoram a circulação e evitam a sensação de inchaço.
Beba bastante água, para evitar a retenção de líquidos.
O que deve evitar
Leite (rico em lactose, que depressa e transforma em açúcar), açúcar, café (é um estimulante), refrigerantes (especialmente os de cola) e alimentos com muita cafeína (prejudica a absorção do cálcio da dieta).
Dica: banana com canela ajuda a diminuir a vontade de comer doces e é uma alternativa bem menos calórica que o chocolate.
O papel fundamental do sono no tratamento da TPM:
Dormir o suficiente é extremamente importante para levar uma vida mais equilibrada. Ter hábitos regulares de sono, ou seja, acordar e dormir no mesmo horário todos os dias, inclusive nos fins de semana, podem ajudar a diminuir a fadiga e o mau humor.
Se tem dificuldade em dormir, converse com o seu médico de família sobre isso e procure identificar factores que possam ser a causa disso.
Olha que belo artigo nesta altura tão chata da vida de uma mulher 🙂
Estou sempre gulosa por um doce… 🙁
Já nem compro lambarices para não me tentar 🙂
Obrigada pelo artigo.