Porque é que as mulheres engordam depois do casamento?

27% das mulheres revelou ter aumento de peso quando começou a morar com o seu parceiro por este basear a sua alimentação em pizzas, batatas fritas, comida entregue ao domicilio e escolhas pouco saudáveis.

A mulher casada revela ainda que ao fim de poucas semanas da mudança começaram a adoptar as práticas dos homens.

O casamento muda por completo a vida dos recém-casados, mas segundo um estudo, a união pode ser prejudicial para quem quer manter a boa forma, especialmente para as mulheres.

As hormonas são responsáveis pela capacidade que as mulheres têm de armazenar gorduras com maior eficácia, mesmo que, em proporção, ingiram menos calorias que os homens.

É possível que logo após o casamento você e o seu parceiro tenham alguma dificuldade em organizar a rotina e, principalmente, os horários das refeições e essa situação fica ainda mais difícil quando o horário de trabalho é completamente diferente.

Diante disso, muitos casais acabam optando por comer no trabalho ou em algum lugar de rua, o que geralmente significa que vai ingerir um prato cheio de gordura.

Outra possibilidade é a de comprar comida ou mesmo preparar em casa, mas cada um comer num horário diferente.

A obesidade é um problema “contagioso” para casais.

Quando um dos dois engorda, o outro corre um risco duas vezes maior de se tornar obeso.

Os pesquisadores acompanharam 4 000 casais ao longo de 25 anos. Durante esse período foram realizadas cinco avaliações em momentos diferentes das uniões.

Na primeira, realizada no início dos casamentos, constatou-se que apenas 23% dos homens e 25% das mulheres eram obesos. Na última, homens que não eram obesos, mas cujas esposas ficaram obesas ao longo do estudo, tinham um risco 78% maior de também se tornar obesos.

Já no caso das mulheres, o risco de obesidade associado ao ganho de peso do parceiro era 89% maior. A explicação para as mulheres engordarem mais pode estar no ritmo do metabolismo feminino, que costuma ser mais lento.

Ainda que isso não seja uma regra, é possível que acabe ganhando alguns quilinhos após o casamento e existem alguns motivos para isso, tais como:

Mudança de prioridades – se nos tempos de solteiro havia tempo para cozinhar mais e experimentar novos e mais saudáveis refeições, assim que se assume um compromisso e se constrói uma família as prioridades mudam e, no caso das mulheres, isso resulta no declínio da atenção dada aos alimentos ingeridos.

Menos cuidados com o corpo – com o passar dos anos, as mulheres tendem a descuidar-se não só na alimentação como nos cuidados com o corpo. Estes dois factores são ainda mais recorrentes nas mulheres casadas e dos que mais afectam o excesso de peso, diz o site, destacando ainda que, depois do ‘sim’, as idas ao ginásio passam a ser cada vez raras.

Outra justificação para o aumento de peso é a acomodação, a todos os níveis – Existem casais que relaxam com a aparência e com a vaidade, mulher que relaxa com o corpo quando está grávida ou depois da maternidade… Pois é, esqueça essas desculpas, porque elas não colam mais!

Porque é que as mulheres engordam depois do casamento

Hábitos para não Engordar Durante o Casamento

Prepare suas refeições com antecedência – Uma dica infalível é deixar saladas lavadas separadas em recipientes no frigorífico, para consumir durante as refeições da semana.

Pode congelar alimentos já cozidos e até temperados, para que na hora da refeição baste descongelá-los. Isso vai economizar um bom tempo na sua rotina. Carne moída, frango desfiado, molhos e até feijão são alguns exemplos.

Não armazene doces ou guloseimas – Prefira ter opções saudáveis sem açúcar, frutas, iogurtes zero ou barrinhas de cereais naturais para matar a vontade inesperada de doces.

Durma bem – dormir mal provoca alterações hormonais. Uma boa noite de sono é fundamental para que todo o nosso organismo fique regulado e descansado.

Para emagrecer, as melhores actividades são as aeróbicas como correr, pedalar, caminhar, nadar. Tudo isto pode fazer junto com o maridão! A musculação também pode entrar para preservar a massa muscular e fortalecer as articulações.

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