A relevância da testosterona na hipertrofia muscular 1

A relevância da testosterona na hipertrofia muscular

Ter um corpo forte e definido não só exige esforço e dedicação, como também uma alimentação saudável e muito exercício físico.

Mas existem outras substâncias que podem ajudar, por isso, fala-se muito no papel da testosterona na hipertrofia muscular.

Esta hormona, presente em grandes quantidades no corpo masculino, é um excelente aliado para quem quer aumentar a sua massa muscular.

No entanto, é preciso ter cuidado para não ultrapassar os limites saudáveis, pois caso contrário, poderão existir graves problemas de saúde.

Funções e importância da testosterona no corpo humano

Sendo uma hormona andrógena e anabólica, a testosterona é produzida naturalmente e em grandes quantidades no organismo masculino, mais propriamente nos testículos.

No caso das mulheres, é produzido em menor quantidade nos ovários e nas glândulas suprarrenais.

Em suma, a testosterona é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais dos homens, tais como a barba, a produção de espermatozoides e o crescimento de pelos.

Porém, esta hormona tem outras funções, tais como o aumento da líbido, a melhoria das funções mentais e a manutenção do bom humor e sensação de bem-estar.

Qual é o papel da testosterona na hipertrofia muscular?

Além de todas as funções referidas anteriormente, a testosterona está associada à força física, resistência e desempenho. Por isso mesmo, associa-se esta hormona ao desenvolvimento muscular.

Em resumo, esta hormona aumenta a síntese de proteínas e a captação de aminoácidos nos músculos. Por isso, a testosterona tem um papel importante na hipertrofia muscular.

Porquê? Porque o corpo passa a consumir mais energia e, como consequência, a queimar mais calorias.

Além disso, ajuda a transportar mais oxigénio para os músculos, favorecendo a performance física.

Quais os benefícios da testosterona na hipertrofia muscular?

Devido às suas características, o papel da testosterona na hipertrofia muscular torna-se essencial porque:

  • Aumenta o foco;
  • Melhora o rendimento no treino de força;
  • Ajuda a trazer mais endurance (aguentar exercícios prolongados por minutos) e resistência para os treinos;
  • Melhora a recuperação muscular e diminui a fadiga.

Como a testosterona ajuda a queimar gordura

O cortisol é uma hormona que contribui para a acumulação de gordura no organismo. Quando está em alta, a concentração de testosterona está em baixo, e vice-versa. São, por isso, duas hormonas antagónicas.

No caso da testosterona, ela ajuda a reduzir a ação do cortisol, pois contribui para desacelerar a produção de gordura.

Além de ajudar a reduzir a ação do cortisol, a presença da testosterona ajuda a facilitar a atividade de outras hormonas que favorecem a produção de gordura.

testosterona

O que provoca a carência de testosterona?

Quando os níveis de testosterona não estão nos valores saudáveis, a sua carência no organismo pode provocar:

  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Dores nas articulações;
  • Diminuição do apetite sexual;
  • Diminuição da massa muscular.

Por isso, é importante adotar uma alimentação saudável e variada, com a ingestão de gorduras boas (por exemplo, peixes gordos), ovos e vitamina C (presente em citrinos).

Além disso, deve realizar análises regularmente, de modo a perceber quais os níveis de testosterona no seu organismo.

Deve-se tomar suplemento de testosterona para a hipertrofia muscular?

Para potenciar os resultados da testosterona na hipertrofia muscular, é recomendado a toma de suplementos que ajudem a aumentar a sua produção, como é o caso do Animal Stak.

Este é um suplemento cuja função é otimizar a produção de testosterona, amplificando-a. Assim, consegue fazer com que o seu corpo produza de forma natural estas hormonas anabólicas.

Além disso, este pró-hormonal junta outros complexos que ajudam a potenciar os resultados dos seus treinos.

É importante relembrar que a toma de suplementos não substitui uma alimentação saudável e equilibrada nem a prática de exercício físico regular.

Por isso, deve seguir hábitos de vida saudáveis.

hipertrofia muscular

Há riscos em tomar suplementos de testosterona?

A ingestão de testosterona em excesso leva a um desequilíbrio hormonal que, por sua vez, resulta na disfunção do sistema endócrino, que provoca a atrofia de glândulas, sobretudo dos testículos.

Tal como acontece com outros suplementos desportivos, é importante que as doses a ingerir estejam de acordo com as recomendações de um médico ou nutricionista.

Caso contrário, poderá existir efeitos colaterais indesejados ou até graves, como é o caso do desenvolvimento muscular irregular.

Além disso, deve assegurar que compra os seus suplementos em lojas de suplementação confiáveis, com produtos certificados e seguros para a ingestão humana.

Por isso, certifique-se que escolhe o melhor site para comprar suplementos em Portugal, como é o caso da GoShape Nutrition, com mais de 23 anos de experiência na área da suplementação alimentar e desportiva.

4.5 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *