Metabolismo Lento: Impacto na Perda de Peso e Como Acelerá-lo

Stomach ache. Woman in pink lingerie having a stomach ache

Metabolismo Lento: Impacto na Perda de Peso e Como Acelerá-lo

Algumas pessoas culpam o seu peso pela forma como o seu corpo decompõe os alimentos em energia, também conhecida como metabolismo. Acham que o seu metabolismo é demasiado lento.

Mas será essa realmente a causa? Em caso afirmativo, será possível acelerar o processo?

É verdade que o ritmo a que o corpo decompõe os alimentos está ligado ao peso. Mas um metabolismo lento não é normalmente a causa do aumento de peso.

O metabolismo ajuda efectivamente a decidir quanta energia um corpo necessita. Mas o peso depende de quanto uma pessoa come e bebe em combinação com a actividade física.

Metabolismo: Conversão de alimentos em energia

Metabolismo é o processo pelo qual o corpo transforma alimentos e bebidas em energia. Durante este processo, as calorias dos alimentos e bebidas misturam-se com o oxigénio para fazer a energia de que o corpo necessita.

Mesmo em repouso, um corpo precisa de energia para tudo o que faz. Isto inclui a respiração, o envio de sangue através do corpo, a manutenção dos níveis hormonais uniformes, e o crescimento e reparação das células.

O número de calorias que um corpo em repouso utiliza para fazer estas coisas é conhecido como taxa metabólica basal, também chamada metabolismo basal.

Algumas pessoas parecem perder peso mais rapidamente e mais facilmente do que outras. Mas todos perdem peso ao queimar mais calorias do que as que são comidas.

O ponto principal é a contagem de calorias. Para perder peso, é preciso comer menos calorias ou queimar mais calorias através da actividade física.

metabolismo

7 Dicas para impulsionar o seu metabolismo

1 – Exercite-se mais – adicione o treino intervalado à sua rotina cardio e queime mais calorias em menos tempo. Por exemplo, corra durante um minuto, depois caminhe durante dois minutos. Repita este padrão durante 20 a 30 minutos.

2 – Treino de peso – adicione massa muscular ao seu corpo e pode queimar mais calorias em repouso. Certifique-se de que escolhe uma rotina de força corporal total.

3 – Não saltar refeições, especialmente ao pequeno-almoço.

4 – Coma alimentos que queimam gordura – os ingredientes que queimam gordura, como proteínas, pimentos picantes e chá verde, comprovadamente, aumentam o metabolismo. Coma alguma forma destes alimentos, especialmente proteínas, em cada refeição.

As proteínas são especialmente importantes: são necessárias mais calorias para digerir do que outros alimentos e também ajudam o corpo a construir tecido muscular magro para queimar gordura.

metabolismo

5 – Dormir bem – está ciente de que o sono pode não diminuir ou aumentar o metabolismo, mas a falta de sono pode levar ao desequilíbrio e à desregulação das hormonas associadas à fome e ao apetite?

O sono insuficiente pode dar-lhe fome, levar a petiscos a meio da noite, a desejos de açúcar, e acabará por exceder a sua ingestão calórica.

Este excesso de energia conduzirá a um aumento de peso gradual, afectando o metabolismo.

6 – Beba água suficiente – a água ajuda a aumentar o metabolismo, a desintoxicar o corpo de resíduos e a controlar o apetite. Além disso, aumentar a ingestão de água encoraja o seu corpo a deixar de se agarrar à água, o que o leva a perder aqueles quilos extra de peso da água.

No entanto, o seu metabolismo irá abrandar se estiver desidratado.

Beba pelo menos 10 a 12 copos de água por dia para tentar manter-se hidratado.

7 – Nutrição – a sua dieta regular deve estar cheia de alimentos que queimem gordura e que possam acelerar a sua taxa de metabolismo.

Maçãs, produtos lácteos (ricos em proteínas), peixe, ovos, lentilhas, abacate, frutos vermelhos (ricos em antioxidantes), ananás, kiwi, limão, gengibre, canela, toranja, etc.

Certifique-se de que está a comer de forma saudável e a seguir uma rotina de treino saudável.

Que exercícios aceleram o metabolismo?

O exercício cardiovascular (corrida, natação, aeróbica, caminhada) estimula o seu metabolismo, ajuda-o a queimar calorias e pode mesmo suprimir temporariamente o seu apetite após o treino.

4.6 / 5. Votos: 55

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *