O bacalhau na dieta

O bacalhau na dieta

O bacalhau faz bem à saúde. É um alimento saudável, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, além de ter baixíssimos teores de colesterol e gordura.
Além disso, é processado sem nenhum aditivo químico.
É muito nutritivo e indicado na maioria das dietas.

Restrição apenas para pessoas que têm hipertensão: para estas o bacalhau tem que ser dessalgado ao máximo, até ficar praticamente sem sal.

O bacalhau na dieta
O bacalhau na dieta 2

O bacalhau, tal como os restantes peixes, é de fácil digestão, apresentando uma elevada riqueza em proteínas de alto valor biológico, de minerais como o iodo, fósforo, sódio, potássio, ferro e cálcio e de vitaminas do complexo B.

É considerado um peixe magro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gordura, de onde se extrai o conhecido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D, muito útil na prevenção de uma série de doenças.

O bacalhau ainda é uma boa fonte de ácidos gordos do tipo ómega 3 e ómega 6, que favorecem o desenvolvimento do sistema imunológico e contribui para a redução dos níveis de colesterol e triglicéridos.

E o ómega 3 está relacionado com a redução do risco de doenças cardiovasculares.

Possui também proteínas de alto valor biológico na sua composição e, por ser um alimento seco, as proteínas estão presentes em maior quantidade se comparada a um peixe fresco.

Existem várias maneiras de o cozinhar, sendo que o bacalhau cozido é a principal, para quem está a fazer dieta.

4.3 / 5. Votos: 53

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

3 thoughts on “O bacalhau na dieta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *