Beber líquidos durante as refeições engorda?

O hábito de ingerir líquidos ás refeições é muito comum, porém todos já ouviram dizer que isso é errado porque engorda, faz-noa comer em maior quantidade, a barriga incha ou ainda atrapalha a digestão.

Muitas pessoas sentem necessidade de ingerir líquidos durante as refeições quando a hidratação durante o dia está baixa e somente se lembram de tomar algo na hora da refeição.

Embora a quantidade diária de água recomendada varie de pessoa para pessoa – uma vez que depende do género, do peso, da saúde metabólica, da prática de exercício físico, entre outros factores -, existe uma quantidade mínima que deve ser seguida por todos (salvo recomendação médica contrária, como é claro).

Falamos de uma média de 8 a 12 copos de água por dia, o equivalente a 1,2 litros. Contudo, esta quantidade não tem de ser única e exclusivamente de água, qualquer outra bebida não açucarada pode contribuir para atingir o objectivo.

Beber líquidos durante as refeições

Beber líquidos durante as refeições engorda?

A água não contém calorias, portanto, é impossível engordar quando se bebe água e, para além disso, é saciante. A água pode, sim, devido a algumas patologias, ficar retida no organismo, facto que aumenta o peso corporal mas não a gordura.

Muitas vezes ouvimos por aí que ingerir líquidos durante as refeições é nocivo à saúde e ainda engorda. Quanto à saúde, não é exactamente nocivo, mas não é ideal.

Ao ingerir líquidos, como água, sumos e refrigerantes  (os mais nocivos) com a refeição, as enzimas são diluídas e modificam o pH, fazendo com que a sua actividade de informar ao cérebro quando se está saciado seja comprometida.

As pessoas que sentem a necessidade de comer e beber líquidos ao mesmo tempo, geralmente, têm uma baixa ingestão de água ou outros líquidos ao longo do dia.

Incluir líquidos nas refeições também pode ser característica de quem não mastiga correctamente, principalmente neste presente apressado e com pouco tempo em que vivemos.

Beber líquidos durante as refeições engorda

Líquidos durante as refeições

O líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando aquela sensação desconfortável de inchaço abdominal. Com o estômago dilatado, o cérebro interpreta que ainda há espaço vazio que precisa ser preenchido, o que faz a pessoa comer mais do que deveria até se sentir saciado.

A consequência disso é o aumento de peso e da gordura abdominal.

O correto a fazer é mastigar bem os alimentos, pelo menos durante vinte segundos (tempo ideal para que os neurotransmissores levem a mensagem de quanto está sendo ingerido até o cérebro e a sensação de satisfação apareça mais rapidamente).

Se não conseguir deixar os líquidos de uma vez, coloque apenas um copo pequeno de sumo ou água. Primeiro coma todo o prato e só depois beba, em pequenos e lentos goles, o líquido.

A melhor forma de ingerir a quantidade de água recomendada é ao acordar. Desta forma, vai estar a activar os órgãos, ajudando a eliminar as toxinas.

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