Beber líquidos durante as refeições engorda?

O hábito de ingerir líquidos ás refeições é muito comum, porém todos já ouviram dizer que isso é errado porque engorda, faz-noa comer em maior quantidade, a barriga incha ou ainda atrapalha a digestão.

Muitas pessoas sentem necessidade de ingerir líquidos durante as refeições quando a hidratação durante o dia está baixa e somente se lembram de tomar algo na hora da refeição. É importante lembrar que a recomendação de água é de 6 a 8 copos de 200 ml e essa deve ser feita preferencialmente nos intervalos entre as refeições!


Alimentos ricos em água, geralmente frutas e legumes como abacaxi, alface, laranja, tomate, mamão, melancia, melão, uva, chuchu fazem parte de nossas refeições, portanto é impossível realizar uma refeição sem ingerir líquidos, a preocupação sempre deve ser em não consumir líquidos em grande volume.

Beber líquidos durante as refeições

Beber líquidos durante as refeições

A água não contém calorias, portanto, é impossível engordar quando se bebe água e, para além disso, é saciante. A água pode, sim, devido a algumas patologias, ficar retida no organismo, facto que aumenta o peso corporal mas não a gordura.

Muitas vezes ouvimos por aí que ingerir líquidos durante as refeições é nocivo à saúde e ainda engorda. Quanto à saúde, não é exatamente nocivo, mas não é ideal. Ao ingerir líquidos, como água, sumos e refrigerantes  (os mais nocivos) com a refeição, as enzimas são diluídas e modificam o pH, fazendo com que a sua atividade de informar ao cérebro quando se está saciado seja comprometida. As pessoas que sentem a necessidade de comer e tomar líquidos ao mesmo tempo, geralmente, têm uma baixa ingestão de água ou outros líquidos ao longo do dia. Incluir bebidas nas refeições também pode ser característica de quem não mastiga corretamente, principalmente nesse presente apressado e com pouco tempo que vivemos.

Beber líquidos durante as refeições

O líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando aquela sensação desconfortável de inchaço abdominal. Com o estômago dilatado, o cérebro interpreta que ainda há espaço vazio que precisa ser preenchido, o que faz a pessoa comer mais do que deveria até se sentir saciado. A consequência disso é o aumento de peso e da gordura abdominal.

O correto a fazer é mastigar bem os alimentos, pelo menos durante vinte segundos (tempo ideal para que os neurotransmissores levem a mensagem de quanto está sendo ingerido até o cérebro e a sensação de satisfação apareça mais rapidamente).

Beber Líquidos Durante As Refeições

Beber líquidos durante as refeições engorda?
4.6 (92.38%) 21 votos

2 Comentários

  1. Elisabete || 22 Abril, 2016

    Informação importante constante neste artigo

  2. sara costa || 22 Abril, 2016

    Sempre bebi líquidos durante as refeições e não sinto qualquer problema

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*