Lista de compras saudáveis em Portugal
Há um truque simples para uma dieta saudável: abasteça a sua cozinha com alimentos saudáveis e versáteis.
Ter estes alimentos à mão na sua despensa, frigorífico ou congelador facilita e muito o processo de confeção das refeições.
Aprenda quais os alimentos indispensáveis da despensa que deve ter sempre à mão.
Lista de Compras Saudáveis
1- Legumes
Cada despensa deve conter ervilhas, lentilhas, grão-de-bico e feijão. São grandes fontes de proteínas vegetais e ricas em fibras. É também por isso que as leguminosas comprovaram reduzir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, tensão arterial elevada e AVC.
Os especialista em nutrição e dietética recomendam a ingestão de pelo menos quatro porções por semana.
Uma porção é igual a 60-70g de leguminosas secas ou 125g de leguminosas cozidas.
2 – Nozes
As nozes são ricas em ácidos gordos valiosos, proteínas, vitaminas e minerais. Petiscar os frutos secos entre as refeições, colocá-los num batido ou na sua papa de aveia matinal, ou adicioná-los aos molhos sob a forma de manteiga de nozes.
O consumo de 20-60g de nozes por dia (cerca de um punhado) demonstrou ter efeitos positivos em doenças crónicas como o cancro, doenças respiratórias ou diabetes.
As amêndoas, nozes e afins também são ricas em calorias: 100g de nozes, por exemplo, contêm 650 calorias – o que as torna perfeitas para um ganho de peso saudável.
3 – Ovos
Os ovos estão a transbordar de vitaminas. Adicionalmente, contêm todos os nove aminoácidos essenciais (valina, leucina, isoleucina, histidina, lisina, metionina, triptofano, fenilalanina, treonina).
Os ovos são muito versáteis, o que os torna obrigatórios na sua lista de compras saudáveis. Se comer este alimento rico em proteínas ao almoço numa salada, tem quase a certeza de evitar desejos de fome durante a tarde.
4 – Bagas congeladas
As bagas frescas são muitas vezes bastante caras. No Verão, recolher alguns mirtilos ou morangos extra e congelá-los para o Inverno.
Ou compre-as já congeladas: A fruta congelada contém por vezes ainda mais vitaminas e minerais do que os seus equivalentes frescos.
Desfrute das bagas num batido em dias quentes ou mexa-as na suas papas de aveia.
5 – Sementes de linhaça
Quer sejam inteiras ou moídas, as sementes de linhaça são muito benéficas para a nossa saúde.
Este superalimento é uma grande fonte de fibra solúvel, proteínas e ácido alfa-linolénico (um ácido gordo ómega 3). Para muitas pessoas, passar um dia sem elas é impensável: as mucinas contidas nas sementes são boas para a sua saúde intestinal.
Misture as sementes de linhaça em smoothies e iogurtes ou salpique-as sobre as saladas.
Mas não se esqueça de beber sempre um grande copo de água quando comer as sementes. Caso contrário, corre o risco de obstipação se consumir uma grande quantidade delas.
6 – Vegetais de folhas verdes
Espinafres, couve e rúcula: De agora em diante, certifique-se de que tem sempre vegetais de folhas verdes na sua lista de compras saudáveis. O “alimentos verdes” sazonais são saudáveis e muito versáteis.
Misture as formas de preparação para que não se tornem aborrecidas: desde smoothies verdes a saladas e massas a caril.
Os legumes de folha verde são muito ricos em nutrientes e, mais importante ainda, preenchem a sua refeição.
Dessa forma, sente-se saciado sem ter de consumir demasiadas calorias.
7 – Chocolate preto
Dois ou três pedaços de chocolate negro podem satisfazer o seu desejo por doces e fazer-lhe sentir-se feliz. A fava de cacau está cheia de flavonóides (fitonutrientes) e é assim considerada como um super-alimento.
O chocolate negro não só reduz a inflamação, como também se diz que reduz a sua pressão arterial.
8 – Iogurte simples
O iogurte é uma fonte fantástica de proteínas. Evite os iogurtes de fruta adocicada no supermercado e mantenha-se com a variedade simples. Isto ajuda-o a reduzir o açúcar e as calorias.
O iogurte simples é também um probiótico: contém bactérias vivas que ajudam a otimizar a sua flora intestinal. Misture algum iogurte no seu smoothie pós-treino ou desfrute-o com bagas e aveia ao pequeno-almoço.
9 – Aveia
A aveia deve também estar no topo da sua lista de compras saudáveis e nunca faltar na sua despensa. Tal como as leguminosas, são uma boa fonte de fibras e têm um baixo índice glicémico, o que significa que os seus níveis de açúcar no sangue só aumentam moderada e lentamente depois de as comer.
Assim, isto faz com que se sinta saciado durante mais tempo.
Como se pergunta a si próprio?
Ao tomar um pouco de tempo para se animar e gastar apenas alguns euros no processo, vai sentir-se mais relaxado e revigorado. Desta forma, pode fazer uma pequena pausa na sua rotina diária, fazer uma pausa e desfrutar de algum jogo, o que lhe dará a força para cuidar mais de si.