Chocolate Negro Benefícios 2

Chocolate Negro Benefícios

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate.

Esse célebre e tradicional alimento movimenta biliões de euros e satisfaz biliões de pessoas. Não é à toa que uma das nossas festas mais populares, a Páscoa, seja comemorada com muito chocolate.

Um quadradinho de chocolate cai bem a qualquer hora do dia, não é verdade?

O cacau, substância da qual se produz o chocolate é naturalmente amargo, sendo por isso, confeccionado adicionando-lhe açúcar e outros ingredientes tal como leite e frutos secos.

Para ser considerado chocolate, segundo normas europeias, deverá conter no mínimo 25% de cacau, contendo o chocolate negro um mínimo de 70%.

O chocolate é constituído por mais de 300 substâncias químicas, que induzem a libertação de vários neurotransmissores (moléculas responsáveis pela transmissão de sinais entre os neurónios).

Entre os neurotransmissores destacam-se as endorfinas, hormonas que reduzem o stress, diminuem a dor e induzem satisfação, a serotonina com efeitos anti-depressivos (cuja libertação é induzida pelo triptofano, um aminoácido essencial).

A feniletilamina, conhecida como a “anfetamina do chocolate”, leva a alterações no nível da pressão arterial e glicose, induzindo sensação de excitação e aumento do nível de alerta.

Uma barra de chocolate de leite clássica contém apenas cerca de 30% de cacau, os restantes 70% são açúcar, manteiga de cacau, leite, soro lácteo, emulsionante e aromas.

Ao ingeri-la a pessoa está a fazer um aporte muito baixo de cacau mas elevado de hidratos de carbono e gorduras, o que não é benéfico.

O chocolate preto (que contém mais de 70% de cacau) poderá ser uma alternativa nutricionalmente mais interessante dado que contém elevada percentagem de cacau e baixa de hidratos de carbono e gordura.

O processo de aquecimento do chocolate também poderá alterar as propriedades benéficas do cacau. Assim quando nos apetecer ingerir chocolate devemos privilegiar o chocolate preto com um nível de cacau muito elevado, ou cacau simples.

Chocolate Negro Benefícios

O chocolate negro contribui para diminuir o risco de obesidade e diabetes

Mas falamos de chocolate negro não processado, o mais puro possível. É este tipo de chocolate que tem os flavonóides, um tipo de antioxidante já reconhecido na melhoria da saúde cardiovascular, ao baixar a tensão arterial e melhorar a circulação sanguínea.

Há flavonóides específicos agora identificados responsáveis pelos grandes benefícios do chocolate negro para a prevenção da obesidade e da diabetes, chamam-se procianidinas oligoméricas (PCs).

Estes PCs, segundo o estudo, parecem ter as maiores bioatividades anti-obesidade e antidiabéticas dos flavonóides do cacau.

O chocolate negro deve ser o mais natural e o menos processado possível, para preservar os seus flavonóides, e deve ter mais de 70% de teor de cacau para ser considerado chocolate negro.

Como estes compostos dão um sabor amargo ao chocolate, são muitas vezes retirados no processo de fabrico, para tornar o sabor mais suave.

Por isso, escolha o bom velho chocolate negro para culinária, pouco processado. Mas nada de abusar no consumo, porque bastam meia dúzia de quadradinhos para obter os benefícios para a saúde.

Chocolate Negro Benefícios 3

Comer chocolate no dia a dia ajuda a melhorar a atenção, a velocidade de processamento, a memória, e a fluência verbal.

Os especialistas da Universidade de Cambridge revisaram sete pesquisas realizadas previamente, o que resultou na descoberta dos benefícios mais importantes e poderosos do chocolate amargo à saúde.

O estudo consistiu na observação e comparação de dois grupos: um com pessoas que sofriam de doenças cardíacas e o outro com indivíduos saudáveis.

Os resultados foram surpreendentes até mesmo para os cientistas:

Níveis altos de consumo de chocolate foram associados a uma redução de 37% em transtornos cardiovasculares e de 29% em derrames.

Diz-se que novas investigações serão feitas para mostrar como comer chocolate pode ajudar a nos mantermos mais saudáveis.

Cancro: O chocolate negro é considerado um dos melhores alimentos que combatem o cancro, juntamente com outros alimentos como alho, mirtilos, vinho tinto e chá verde.

O chocolate funciona de duas maneiras na luta contra o cancro ele Inibe a divisão celular e também reduz a inflamação.

Ajuda a emagrecer

O consumo de chocolate pode ajudar na sensação de saciedade e a não exagerar nas refeições.

Acelera o metabolismo

O chocolate pode ajudar a acelerar o metabolismo, desde que inserido numa alimentação balanceada. Isso ocorre pois é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e, por consequência, ajuda a queimar calorias.

As versões amargas, mais uma vez, são as mais recomendadas para esse benefício ser real.

Evita o envelhecimento precoce

Por serem ricos em antioxidantes e vitaminas A e B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres no organismo.

Quando estes estão em níveis elevados no corpo, podem causar danos a saúde.

Sabia que…

9 em cada 10 pessoas gostam de chocolate, metade desses tem compulsão pela sua ingestão. Em todo o mundo 1 bilião de pessoas comeu chocolate ontem e outro bilião irá comer chocolate amanhã.

Embora nos tenha sido transmitida a ideia de que o chocolate faz mal, a ingestão de cacau em quantidades moderadas poderá ter benefícios para saúde.

4.8 / 5. Votos: 93

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 8
    Shares

3 thoughts on “Chocolate Negro Benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *