4 Razões para notar variações de peso durante a menstruação 2

4 Razões para notar variações de peso durante a menstruação

Subir para a balança durante o período menstrual pode não ser emocionalmente positivo, sendo comum que os números revelem um peso superior. Conheça 4 razões para que o peso aumente durante o período menstrual.

A fase pré e durante o período menstrual costuma ser complexa para a mulher, tanto ao nível físico quanto emocional.

Se, por um lado, se nota que existe um esforço dos mercados por corresponder às necessidades femininas durante esta época, nomeadamente pela apresentação de produtos como o coletor menstrual LadyCup, que facilitam a sensação de limpeza e bem-estar, ao mesmo tempo que apoiam a sustentabilidade ambiental e a segurança da mulher; por outro é necessário admitir que situações como o desconforto físico, as cãibras, as mudanças de humor ou a sensação de ter engordado não são problemas que um copo menstrual e demais inovações possam, por agora, colmatar.

Assim, além de se procurar os melhores produtos no mercado para a apoiarem durante este tempo de emoções e desconforto, torna-se importante compreender o que está a acontecer consigo e com o seu corpo, relativamente a essas temáticas que a preocupam.

No que diz respeito ao peso, por exemplo, se sente que está mais pesada sempre que menstrua, não deve pensar que isto é coisa da sua cabeça, já que, provavelmente, não o será.

Durante o período, alterações físicas e emocionais podem, de facto, contribuir para o aumento de peso.

Para que não precise de se preocupar com este peso extra, deixamos-lhe 4 razões que justificam este acontecimento e que poderão ajudá-la a desvalorizar essa tendência.

4 Razões para notar variações de peso durante a menstruação 3

1. Há maior retenção de líquidos

Muitas vezes, durante o período menstrual, os níveis elevados de estrogénio e progesterona levam o corpo a fazer uma maior retenção de líquidos, que promove um inchaço natural e um ligeiro aumento de peso.

Ainda que possa ser temporário, se quer evitar que isto aconteça, deverá evitar, na segunda parte do seu ciclo menstrual, o consumo de alimentos com muito sal, já que o sódio é o maior responsável pela retenção de água no organismo.

2. Tendência para a obstipação

O funcionamento do organismo pode modificar-se durante o período menstrual e é muito comum que o sistema gastrointestinal seja afetado, já que a progesterona leva os músculos a relaxar, reduzindo a mobilidade do intestino.

A obstipação gerada por esta situação pode, então, motivar uma subida de peso e também o inchaço e as cólicas que irá sentir. Recomenda-se, para evitar esta situação, que tenha um consumo regular de água e fibras na sua alimentação.

3. Situações de compulsão alimentar

Durante o período menstrual é natural que dois cenários se manifestem: a falta de vontade de fazer exercício físico e o desejo de ingerir alimentos em quantidade superior e de qualidade nutricional inferior.

Esta situação pode motivar um aumento de peso durante o período menstrual e não é uma situação que se solucione obrigatoriamente sem ação direta da mulher.

Procure evitar alimentos demasiado calóricos e de conforto durante o período menstrual, para evitar ganhar peso excessivo e, se possível, mantenha a sua rotina de treino.

4. Emoções em alta

A maioria das mulheres passa, no começo do seu ciclo mensal, por experimentar a famosa Tensão Pré-Menstrual (TPM) e na qual é muito comum o ganho de peso.

Sensações depressivas ou de ansiedade podem marcar esta época, que marca os dias antes do período menstrual, podendo afetar o peso, ao criar o desejo por alimentos e promover, também, o inchaço corporal.

Durante esta fase é importante praticar exercício e ter uma boa alimentação, para combater o ganho de peso.

Como vê, é muito comum o ganho de peso durante o período menstrual e combatê-lo está nas suas mãos!

4.6 / 5. Votos: 57

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.