Tomar o pequeno-almoço reduz em 50% o risco de sofrer de obesidade

Tomar o pequeno-almoço reduz em 50% o risco de sofrer de obesidade – Comece bem  o dia com o pequeno-almoço certo.

A primeira refeição do dia é absolutamente fundamental para toda a gente. Desde a criança que parte de manhã para a escola e que necessita do pequeno-almoço para ter toda a energia necessária para correr, brincar e estudar, até aos adultos que têm nessa refeição o suporte para um dia de trabalho e stress. Por isso, o pequeno-almoço é geralmente uma refeição tomada em conjunto por toda a família, devendo ser-lhe dada toda a importância que realmente assume.

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia, ou seja, ocorre depois de um longo período de jejum que caracteriza uma boa noite de sono.

Quando não se toma o pequeno-almoço, o metabolismo baixa, e o açúcar no sangue diminui.

Como resultado, fica-se com mais fome e com menos energia durante o dia, isso vai fazer com que tenhamos uma grande vontade de comer alimentos de alto valor calórico, ou grandes refeições, para repor os níveis de açúcar no sangue.

Tomar O Pequeno-almoço

Quem nunca sentiu suores frios, sensação de desmaio, mal-estar e má-disposição geral, impaciência, dores de cabeça durante o período da manhã?

É fundamental criar o hábito matinal de reservar cinco minutos da agenda diária para esta refeição. Quem não tem apetite ou não consegue comer logo após acordar, não deve forçar. É aconselhável estimular gradualmente o apetite em dias ou semanas consecutivas, começando por alimentos leves, a gosto e em pequenas quantidades, aumentando-as gradualmente.

Nesta refeição deve obrigatoriamente fazer parte determinados grupos alimentares como a fruta fresca da época, o pão escuro e flocos de cereais pouco açucarados, o leite ou iogurte, sem esquecer a imprescindível água ao iniciar o dia.

pequeno almoço - Tomar O Pequeno-almoço

tomar o pequeno-almoço

Como constituir um pequeno-almoço equilibrado?

Para que um pequeno-almoço se considere bom e equilibrado, devemos adquirir por via dele cerca de um quinto das nossas necessidades calóricas diárias. Trocando por miúdos, o pequeno almoço deve ter um valor calórico tão nutritivo como as outras chamadas “refeições principais”.

São três os ingredientes essenciais a um bom pequeno almoço:

  • Leite, uma vez que através dele se obtém cálcio e proteínas valiosas que têm um papel importante na construção, manutenção e renovação de tecidos.
  • Pão ou cereais, fornecedores de energia constantemente, uma vez que são constituídos por hidratos de carbono complexos que os constituem.
  • Fruta rica em vitaminas e minerais com função de protecção das doenças e de manutenção de equilíbrio corporal.

Atenção: Se não quiser beber leite ao pequeno almoço, é fundamental que inclua outra bebida, uma vez que o corpo acorda não só com necessidades de nutrição, mas também de rehidratação.

 

Mesmo que vá a comer pelo caminho, no transporte, etc, sempre é melhor do que ficar sem comer até ir ao café horas depois.

Mas a melhor solução é mesmo levantar 10 minutos mais cedo para desfrutar e tomar o pequeno almoço com tranquilidade.

Se não tem por costume tomar o pequeno-almoço, quando começar a fazê-lo ingira pouca quantidade de alimentos. Planeie a sua manhã, sem se esquecer que pelo menos 10 minutos para se alimentar. Coma sempre devagar, mastigando bem os alimentos.

E como uma das chaves para uma saúde 5 estrelas é variar as escolhas alimentares, faça isso mesmo e puxe pela imaginação!

 

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Comentários

  1. Colocado por Lola

    Não saio de casa sem o meu pequeno almoço.

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