Alimentos para Ganhar Massa Muscular

De nada adianta treinar horas no ginásio e comer hambúrguer, beber litros de refrigerante e achar que ficará com o corpo forte e definido. É claro que não!

A melhor maneira de “ganhar” músculo mais rápido é ingerir uma maior quantidade de alimentos ricos em proteína e fazer exercícios como a musculação.

Descansar, dormir bem e comer na hora certa os alimentos certos, são dicas muito importantes para quem deseja aumentar a massa muscular.

Ganhar Massa Muscular

Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Alguns alimentos para ganhar massa muscular são especialmente indicados para pessoas que praticam actividade física, tais como:

  • Hidratos de carbono – arroz, massa e açúcar
  • Proteínas – carne vermelha, leite, ovos
  • Gordura – azeite, manteiga e peixe gordo
  • Vitaminas – frutas e legumes
  • Fibras – repolho, couve, brócolos, beterraba
  • Água
  • Café ou bebidas com cafeína, para aumentar a disposição

O mel e a aveia são excelentes aditivos para vitaminas de frutas que, além de aumentar as calorias da bebida, também aumenta o seu valor nutricional com vitaminas, minerais e fibras, tornando a dieta ainda mais equilibrada.

Os peixes ricos em ómega 3 como o salmão, o atum, e a sardinha devem fazer parte de uma dieta alimentar para ganhar massa muscular.

Além de proporcionarem vários benefícios para a saúde (ex: melhorar a saúde cardiovascular) também ajudam na perda da gordura corporal e asseguram o bom funcionamento do metabolismo.

Segundo vários estudos, o ómega 3 ajuda na recuperação muscular após um treino intenso e pesado (cansaço muscular).

Os suplementos para ganhar massa muscular podem ser utilizados para potencializar os resultados da prática de exercícios físicos, e vão conferir um corpo mais firme e bem torneado.

Eles podem inclusive serem utilizados para quem quer engordar sem ganhar barriga, definindo os músculos.

Atenção – Qualquer suplemento para ganhar massa muscular só deve ser utilizado sob orientação do médico ou do nutricionista, pois o seu uso indiscriminado pode prejudicar também o funcionamento dos rins.

Ganhar Massa Muscular

Consuma proteínas

As proteínas possuem um papel importantíssimo na construção do músculo. É importante que seja de qualidade e de alto valor biológico para que esse nutriente seja melhor absorvido pelo organismo e auxilie a manter constante o aumento da massa muscular.

As proteínas de origem animal costumam ter alto valor biológico.

Alguns exemplos são os ovos, leite, quinoa, carne vermelha, peixe e aves.

Treino e Repouso

Para que os seus músculos cresçam (hipertrofia) primeiro tem que os colocar em stress, por isso, a prática de musculação vai ser o fator fundamental para o ganho de massa muscular.

Na prática o aumento da massa muscular é uma resposta do corpo a situações em que é obrigado a suportar um peso superior para o qual está preparado.

No entanto, após os músculos estarem adaptados a um determinado peso, é necessário aumentar a carga ou o número de repetições, caso contrário apenas estará a fazer manutenção.

A musculação deve ser feita de forma progressiva para permitir este ganho de massa muscular, senão nunca irá evoluir. Para além disto também deve evitar levantar cargas muito pesadas mal entra para o ginásio, pois a única coisa que irá ganhar são lesões.

Não se esqueça é de dar tempo para que os músculos recuperem. São necessárias pelo menos 48h para os músculos recuperarem e crescerem, por isso se for todos os dias ao ginásio, não trabalhe os mesmos músculos em dias consecutivos.

Ao dormir, o organismo libera hormonas que possibilitam o ganho de massa muscular, a queima de gordura e a realizar o anabolismo. Além disso, é durante o sono que o músculo recupera do stresse dos esforços realizados nos treinos.

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares

1 comentário em “Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *