É saudável beber líquidos durante a refeição?

Quantas vezes já ouvimos que beber líquidos durante as refeições é nocivo à saúde e ainda engorda. Quanto à saúde, não é exactamente nocivo, mas não é ideal.

Ao ingerir líquidos, como água, sumos e refrigerantes (os mais nocivos) com a refeição, as enzimas são diluídas e modificam o pH, fazendo com que a sua actividade de informar ao cérebro quando se está saciado seja comprometida.

As pessoas que sentem a necessidade de comer e beber líquidos ao mesmo tempo, geralmente, têm uma baixa ingestão de água ou outros líquidos ao longo do dia.

beber líquidos durante a refeição

beber líquidos durante a refeição foto

De uma maneira geral, os líquidos podem atrapalhar a digestão dos alimentos. Isso ocorre porque, no meio líquido, as enzimas digestivas são diluídas, dificultando a digestão. Além disso, muitas pessoas bebem durante as refeições para ajudar a “engolir” a comida.

Com isso, acabam por não mastigar direito, e os alimentos chegam praticamente inteiros ao estômago. Se não consegue deixar os líquidos durante as refeições, a dica é diminuir o tamanho do copo e optar pela água, que não contém calorias, ou por sumos de frutas não adoçados com açúcar.

Ingerir líquidos calóricos, como bebidas alcoólicas, refrigerantes e sumos com açúcar, pode favorecer o aumento de peso.
O recomendado é que o individuo beba líquidos 2 horas antes de comer e 1 hora após a refeição.

beber líquidos durante a refeição

Segundo alguns mitos, beber algum líquido enquanto se come uma refeição pode engordar, mas segundo a ciência isso não é verdade e a única coisa que acontece é uma sensação de inchaço abdominal.

Ao ingerir líquidos o estômago também sofre certa dilatação e devido a isso você pode acabar comendo mais do que o necessário, isso sim pode ficar com uns quilinhos a mais na hora de se pesar.

Para quem possui problemas como refluxo, esofagite, gastrite, hérnia de hiato e outros problemas na mucosa gástrica, ingerir líquidos não é apropriado. Quanto mais líquida a refeição, na hora que o estômago contrai, é mais fácil do alimento, misturado à água, refluir para o esôfago, causando esofagite.

beber líquidos durante a refeição

beber líquidos durante a refeição

É muito importante que tenha em conta a hidratação em qualquer momento do dia. Além de ser fundamental para o bom funcionamento do organismo, é imprescindível para um rendimento satisfatório.

Por isso, recomendamos que procure fazer pausas durante o dia para se hidratar, pois irá ver diminuir a sensação de fadiga, ajudando a potenciar o rendimento. Este aspecto é muito importante sobretudo para quem faz muito esforço físico, que utilizam roupas fechadas ou equipamento de protecção.

É saudável beber líquidos durante a refeição?
Vote neste artigo

3 Comentários

  1. Rita Colaço || 22 Abril, 2016

    água, água… sempre!

  2. Jorge || 22 Abril, 2016

    sempre bebi a minha água ás refeições sem problema…

  3. Aurea || 23 Março, 2016

    Informação importante e útil.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*