O que acontece se não comermos açúcar durante uns meses?

Acha que conseguiria passar um ano sem consumir açúcar? E como reagiria o seu corpo a esta restrição?

É considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o veneno do século XXI e um dos maiores vícios da actualidade, colocando em causa a saúde e o bem-estar das crianças., uma vez que pode mesmo causar dependência.

comermos açúcar

Dizem que é um veneno e há quem queira colocá-lo ao nível do álcool. Os consumidores preocupam-se, a gigante indústria alimentar segue-lhe os passos e procura alternativas para adoçar a comida e manter as vendas.

O que acontece se não comermos açúcar durante uns meses?

Após uma semana sem consumir açúcar, diz a revista GQ, os níveis de energia começam a cair, a desmotivação aumenta assim como a mudança de humor e a irritação. É possível verificar-se uma ligeira perda de inchaço assim como uma melhor qualidade de sono.

À segunda semana sem açúcar, o corpo começa a voltar a ter energia assim como os níveis de concentração melhoram. Verifica-se, ainda, uma ligeira perda de peso.

Passado um mês e, para quem consumia chocolate regularmente, é visível uma perda da percentagem de massa gorda, à conta de um ligeiro emagrecimento.

Ao terceiro mês sem açúcar, os níveis de colesterol mau, glicémia e triglicéridos tendem a cair. Ao contrário da disposição física e qualidade de sono, que

aumentam. A perda de peso e gordura ficcomermos açúcara mais notória.

Não consumir açúcar durante seis meses faz com que o bem-estar e saúde geral melhorem e os riscos de cancro caiam, uma vez que o corpo se tornou já ‘resistente’ aos doces.

Uma das maneiras mais fáceis de eliminar o açúcar de sua dieta é parando de bebê-lo.
Se estiver com vontade de comer açúcar, coma frutas. Embora as frutas contenham açúcar, ele não é processado e é muito melhor para a saúde que o açúcar encontrado em sobremesas industriais e sumos concentrados.

A batata doce é outro bom substituto para os alimentos açucarados, além de ser rica em antioxidantes e dar sensação de saciedade.

Permita-se um doce (pequeno!) como recompensa por ter se alimentado bem durante toda a semana.

O que acontece se não comermos açúcar durante uns meses?

Jamie Oliver, chef reconhecido pelas suas campanhas por uma alimentação saudável nas escolas britânicas. “O açúcar é definitivamente o próximo perigo. É o próximo tabaco. E a indústria deve ser taxada tal como a do tabaco ou qualquer outra que possa destruir vidas”, disse recentemente, citado pelo Daily Mail.

Uma coisa é certa: as calorias que provêm dos açúcares são designadas por calorias “vazias” e com pouco interesse nutricional.

Não precisamos deste ingrediente, mas alguém com um peso normal e uma vida saudável pode consumi-lo de forma equilibrada.

 

O que acontece se não comermos açúcar durante uns meses?
4.8 (95%) 24 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*