Caminhada

Caminhada e Corrida – Benefícios para a Saúde

Simples, barato e muito eficaz, caminhar é algo que todos devemos fazer. Até para quem não é muito adepto de exercícios, fazer uma caminhada é algo que se faz bem, sem grandes esforços e podemos controlar sempre o ritmo.

A caminhada ajuda a evitar ansiedade, depressão, osteoporose, artrose, acidente vascular e cancro de intestino, auxilia no tratamento de diabetes, provoca a oxigenação do cérebro por ser uma actividade aeróbica, e se praticada rotineiramente, liberta endorfina que são hormonas capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem-estar.

A caminhada é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão. Já a corrida é indicada para pessoas que têm aptidão e um maior condicionamento físico.

Para um passeio mais emocionante, existem muitos passeios bonitos por todo o país, muitos dos quais são realmente acessíveis.

A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e ajuda a perder barriga.

A prática deste exercício reduz níveis do mau colesterol e aumenta o bom (HDL)

Uma caminhada pela tarde contribuirá para uma melhor noite de sono. Andar pode aumentar os níveis de serotonina, a hormona da felicidade, que relaxa o seu corpo.

O aumento na temperatura corporal que a caminhada gera pode sinalizar o seu cérebro para baixar a temperatura em seguida, o que promove o sono.

Estimula os pulmões, melhora o condicionamento físico e consequentemente, melhora a respiração, já que oxigena as células do corpo.

A caminhada aliada a uma boa alimentação pode ajudar a emagrecer, já que é um exercício aeróbico. Queima calorias e, consequentemente, ajuda a controlar o peso.

Sair para caminhar ajuda a fortalecer e dar firmeza às coxas, pernas, quadríceps e tonificar os glúteos. Caminhar como se tivesse um copo na cabeça, que não pode deixar cair, é bom para tonificar o abdómen e reduzir a cintura.

Também ajuda a tonificar os braços, fortalecer as costas e os ombros.

caminhada

Caminhar é uma actividade social que pode ser feita na companhia de amigos, vizinhos ou familiares, porque diminui a sensação de solidão. Então, coloque na sua rotina diária a caminhada.

Roupas e ténis adequados são essenciais. A roupa deve ser confortável, preferencialmente em tecidos de algodão e os ténis deve ter um sola que amorteça os impactos no joelho e tornozelos.

Para uma caminhada saudável, comece com passadas moderadas durante 45 minutos na primeira semana, na segunda semana, passe para 60 minutos.

A frequência deve ser de quatro a cinco vezes na semana no mínimo para melhoria de peso e condicionamento físico, sendo o ideal 7 vezes na semana.

Ideias para caminhar sem esforçar demasiado:

Ao caminhar, mantenha a coluna alinhada, o queixo ligeiramente para cima, os ombros relaxados e ligeiramente para trás. Dê passos largos e confortáveis e caminhe de forma confiante.

Pouse os pés no chão começando pelos calcanhares, com os dedos a apontar em frente. Seguidamente, aumente progressivamente a largura da passada e movimente os braços com mais vigor, para trabalhar a musculatura do tronco.

Use a respiração como indicador de intensidade. Respirar facilmente equivale a ritmo descontraído. Em contrapartida, hesitações no discurso correspondem a um ritmo acelerado.

Se não conseguir falar, é porque está a andar depressa demais. Nesse caso, reduza o ritmo para não se cansar excessivamente, para que possa caminhar durante mais tempo sem desistir do seu objectivo.

Caminhada e Corrida - Benefícios para a Saúde

Caminhar benefícios

Alem de ser um exercício caminhar tem outras vantagens, é excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados.

Cuidados esses que passam por uma alimentação equilibrada, água, bastante água durante e depois.

Os alongamentos são fundamentais tanto antes como depois da prática do exercício. Antes para o aquecimento dos músculos e depois para evitar dores.

A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde

Ao correr o metabolismo acelera, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente.

O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas após o exercício.

Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da actividade física, e não a quantidade de horas feitas num mesmo dia.

A corrida pode ser praticada por qualquer indivíduo, desde que tenha capacidade física para tal, ou seja, que a intensidade do esforço seja compatível com a sua capacidade funcional.

Para aqueles que já caminham e que possuem melhor condicionamento físico, a corrida passa a ser natural, pois o esforço exigido para manter a mesma frequência cardíaca no treino obriga a acelerar o passo.

Após a corrida, é muito importante que se façam alongamentos, para evitar futuras lesões.

Além disso, deve-se beber água para hidratar o corpo e fazer uma refeição leve para repor os nutrientes perdidos.

Melhore a sua corrida

A corrida tem ganho um número considerável de adeptos. Regra geral, a principal motivação do praticante recém-chegado a esta modalidade centra-se no controlo da composição corporal.

Não subsistem dúvidas quanto à eficácia da corrida a este nível; principalmente quando praticada em regime diário. Contudo, com o passar do tempo, o praticante tende a tornar-se mais ambicioso.

Algumas ideias para melhorar os tempos e resistência:

Uma vez que a corrida implica transmissão de impacto cíclico ao aparelho locomotor, a escolha correcta do – calçado ajuda a mitigar o risco de lesão. Não menos importante, o custo energético da corrida pode variar em cerca de 15% em função do calçado utilizado.

Uma prova nunca deverá ser corrida com calçado recém-estreado. São necessários alguns kms para que este se adapte à morfologia do pé do praticante e à sua biomecânica da corrida.

A época de treino deve ser dividida em ciclos de 6 semanas que implicam uma prescrição de diferentes cadências de corrida.

Melhore a sua corrida

O dia de treino longo não deve exceder 25% do volume semanal de corrida.

É necessário fazer ajustes na prescrição do treino sempre que o praticante tenha de fazer interrupções (por lesão ou outro qualquer motivo) com duração superior a 1 semana.

Essencialmente corra por prazer e verá melhores resultados.

4.6 / 5. Votos: 98

No votes so far! Be the first to rate this post.


AVISO: Nenhuma publicação desta página constitui prática médica e como tal não substitui o conselho e acompanhamento médico.
Partilhar este artigo

1 thought on “Caminhada e Corrida – Benefícios para a Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *